Silvio II no Canal Rural
Neste fim de semana, vi uma entrevista do prefeito Silvio Barros II no Canal Rural. Falou sobre vários assuntos. Quando abordou a educação, destacou como mérito da sua administração o fato de as faculdades particulares estarem atraindo muitos estudantes para Maringá.
Ora, isso é mérito do mercado e não da Prefeitura. E mais. Estudar numa faculdade particular, hoje, só é possível para quem tem muito dinheiro. A maioria não pode pagar as altas mensalidades. Eu, por exemplo, gostaria de fazer mais um curso superior (que só tem por aqui no setor privado) e não posso em função do preço das mensalidades.
Vai uma sugestão ao prefeito: ao invés de simplesmente elogiar o desempenho das faculdades particulares, faça como alguns municípios do Brasil que dão bolsas de estudos a estudantes carentes em troca de prestaçao de serviços. Estudantes selecionados trabalham determinadas horas para o município em troca de bolsas em instituições particulares. Aí, sim, a prefeitura estaria fazendo alguma coisa pelos estudantes que necessitam.
Alguns vão dizer que existe o Prouni. O problema é que este incentivo do Governo Federal só beneficia quem não fez curso superior. Em Maringá, criaram o Promube, mas ainda distante do ideal. Muita gente que já tem uma faculdade quer fazer outra e não pode porque não dispõe de dinheiro para pagar as mensalidades.
Donizete Oliveira, jornalista e professor e Maringá (9963-2181)
1 pitacos:
Tá... e o que o imbecil foi fazer no canal rural? Citricultura, decerto, heheheeee...
Que animal esse cara...
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.