Plebiscito pode mudar o nome de Castelo Branco
Há um movimento crescente em Presidente Castelo Branco - cidade de 4.674 habitantes, localizada na microrregião de Maringá - para que a cidade, colonizada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, volte a ter sua antiga denominação, quando era distrito de Nova Esperança - Iroí. A cidade, fundada em dezembro do ano em que ocorreu o golpe militar, recebeu o nome em homenagem ao marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, primeiro presidente do regime militar. A idéia que tem agradado até os políticos de Castelo Branco é promover um plebiscito ainda este ano para determinar junto à população se ela quer que o local volte a se chamar Iroí, que significa água fria na linguagem indígena e hoje dá nome a um bairro daquele município. A legislação estabelece que a câmara deve aprovar resolução para a realização do plebiscito (com dois terços dos vereadores), que será supervisionado pelo TRE, e a mudança se dará com a aprovação de maioria simples dos eleitores do local.
No vídeo de posse dos novos governantes de Presidente Castelo Branco, produzido por Diógenes Gomes, a cidade já é chamada de Iroí.
7 pitacos:
Eu concordo e acho uma boa idéia! Meus irmãos e meu filho nasceram lá, meus pais moraram lá por anos, na década de 50 e o nome Iroí sempre foi destacado por quem conhece essa simpatia de cidade! Lá tenho grandes amigos e esta homenagem com onome do militar é uma afronta, que na época era uma imposição! Adorei aidéia!!!
Sábia decisão da comunidade daquela cidade. Aliás Iroí é lindo nome.
Não deveriam mudar, esse foi um grande brasileiro.
IROÍ É UM NOME LEGAL.
golpe de estado...militar...demorou...demorou pra mudar o nome.
Puxa, Rigon, até que enfim uma boa nova, e quando eu for da próxima vez pra Tamboara e Paranavaí, vou parar de sentir ecoar na cabeça "IROÍ...IROÍ...IROÍ " toda vez que passo por lá. Nunca me acostumei com aquele nome supostamente pomposo e dissimulado de presidente e muito menos de castelo...
Aliás, queria saber, ¿quem foi que deu a maldita idéia de mudar o nome de lá pra o de um sujeito verd'oliva que nunca botou os pés na área? (só se veio escondido e eu não soube... )
Deve de ter sido um daqueles puxassaquenses incorrigíveis, dos que não conseguem subir na vida sozinho porque não trabalham, e daí precisam se agarrar num pard'ovos alheios!
No lançamento do "Jornal de Castelo Branco" a ser lançado breve, há referência ao nome original da cidade IROI - que quer dizer : "Agua limpa", o mesmo nome da antiga fazenda do Sr. Joaquim Romero Fontes - hoje, "Fazendo Nome de Deus", cujo arrendatário na parte de peucuária e de criações é o Nilson - ex-candidato a prefeito em Maringá. Para se ter uma ideia, até hoje o HINO DA CIDADE, a letra fala de IROI e não há menção alguma ao nome atual da cidade
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.