25.1.09

Momento Arquitetura


De São Paulo, JC Cecílio escreve sobre o Edifício Itaoca, de dois andares, localizado em Pinheiros, projetado no mesmo ano em que Maringá nasceu. "O predinho rosa é uma jóia da arquitetura dos tempos áureos do café, segundo Dalton Sala (morador e professor de História da Arte): “Há uma notável influência clássica italiana na construção, seja pela amplitude das formas, pela simetria harmônica dos traços e pelo jardim que ocupa o recuo do prédio”. Como autor do projeto aparece o arquiteto italiano Marcelo Piacentini, um dos representantes da arquitetura facista de Benito Mussolini, mas a escritura do apartamento, no entanto, traz a assinatura do arquiteto José Augusto Bellucci - o mesmo que desenhou a Catedral e o Grande Hotel de Maringá. Leia mais.

6 pitacos:

Anônimo,  10:37  

Um cidadão bateu na minha moto. Que aliás é nova (3 mesês) Foram poucos os danos e não vou atraz porque o transtorno será maior que o prejuizo.
Mas o louco não quiz pagar, deu no pé!!!

Anônimo,  12:34  

Rigon, pela foto, parece-me que a cor do prédio em evidencia é cor-de-rosa, mesma cor do projeto original da Catedral de Maringá, que pelo projeto deveria ser Rosa e Branco.

Anônimo,  17:44  

Ehrrrr. Entao o principal monumento da arquitetura maringaense tem um pézinho no facismo? Hummm, vai ver o D. Jaime escolheu o cara pelas afinidades ideológicas... Com mais esta, a imagem da Ma-ringá, depois da tal comunidade nazista que veio junto com os pioneiros e ninguém sabe o que virou, com politica local de eafstamento dos pobres e a maquiagem da limpeza e a agora com a condenaçao da velha rodô ta ficando cada vez mais consolidada como neo-nazista.

Anônimo,  08:28  

Fala sério, o que tem demais neste projeto? Não passa de um caixote com janelas. Só isso, mais nada.

Neste caso, o mais importante não é a arquitetura. É a etique da assinatura.

Anônimo,  11:51  

Saiu um documentario da BBC dizendo que o Brasil é um paraiso criminal. Acolhemos Mengueli, Pinochet, Doc Street, e uma infinidade de bandidos procurados internacionalmente. Por outro lado, enviamos Olga Benário de presente pra Hitler e toleramos ladroes institucionais que roubam mas fazem, tipo Maluf, Belinati,Alves, etc.
Que vergonha! Depois querem que alguém venha pra ca, pra investir, pra criar riqueza nesta sociedade? Eles querem mesmo é explorar este merdeiro e sair fora. se a gente nao aprender a se moralizar, nunca conquistaremos respeito.

Anônimo,  13:40  

essa foto ta parecendo que foi tirada do martim afonso e fizeram uma montagem da janela no fotoshop

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima