Berço contra PC e reforma agrária
JC Cecílio, em São Paulo, está comprando o livro “A Foice e a Cruz - Comunistas e católicos na história do sindicalismo dos trabalhadores rurais do Paraná”, de Osvaldo Heller da Silva (Editora Rosa de Bassi, 2006) e que tem prefácio de Leonilde Servolo de Medeiros. A sinopse: No final dos anos 40, na região de Porecatu, norte do Paraná, um conflito pela posse da terra deflagrou o processo de implantação do Partido Comunista Brasileiro no campo e, simultaneamente, a constituição das chamadas “ligas camponesas”. Em reação à expansão comunista, a Igreja Católica, apoiada pelas oligarquias rurais, entra na corrida pela sindicalização, constituindo a Frente Agrária Paranaense (fundada pelo então bispo dom Jaime L. Coelho e o governador Ney Braga). O norte do Paraná constituiu-se, assim, no berço da organização contra o Partido Comunista e a reforma agária.
3 pitacos:
FAP = TFP?
É importante lembrar que o Osvaldo, autor desse livro, foi professor da UEM. O livro é obra do doutorado, custeado com recrsos da UEM (salario) e bolsa do CNPq ou CAPES.
Para registrar: Leonilde Medeiros é a maior especialista em sindicalismo rural do país. Professora do CPDA/UFRJ.
Rudá
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.