13.12.08

Reflequições

De Millôr Fernandes:

I Agora mesmo, na reunião de advogados (especialistas em eteceteras e data vênias) pela “liberdade de expressão”, estava escrita, enorme, no muro atrás dos discutidores, a frase famosa de Voltaire: “Não concordo com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-las”. Retórica pura do Voltaire, que conhecia muito bem a natureza humana. A frase correta, mais perto da realidade, é: “Concordo plenamente com tudo o que o senhor diz, mas farei tudo o que puder pra tapar sua boca”.
Nunca acreditei nessas pomposas frases retóricas. Me lembro muito do grande radialista Henrique Foreis Domingues, o Almirante, “a maior patente do Rádio”. Quando ele mandou colocar, enorme, por trás de sua mesa de trabalho, a frase “Rádio só é diversão para quem ouve. Para quem faz é um trabalho como outro qualquer”, coloquei na parede atrás da minha mesa, na revista O Cruzeiro: “Humorismo só é diversão pra quem faz. Pra quem lê é uma chateação como outra qualquer”.
II Psicanalista é o especialista em falar de corda em casa de enforcado.
III Quando você começa já está terminando.
IV Brasil – um país enorme com homens bem pequenininhos.
V Noutro dia vi um programa de televisão em que o Lula falava pouco e com extraordinário bom senso. Ou seja, estava completamente fora de si.

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima