8.12.08

Querem destombar o Cine Horizonte

Hoje às 16h o prefeito Silvio Barros II (PP) vai receber a secretária de Cultura, Flor Duarte, em seu gabinete, provavelmente acompanhada de integrantes do Comissão Municipal do Patrimônio Público de Maringá. Ela imita FHC e Lula e quer voltar atrás numa decisão: Flor quer destombar o Cine Horizonte. Na última reunião da Comissão, e isso consta em ata, a secretária - que é mulher do vereador eleito Heine Macieira (PP) - disse que vinha recebendo ameaças de traficantes da Vila Operária, onde fica o cinema. Há na verdade uma pressão política do bairro para que a cultura saia perdendo; o novo presidente da associação da Operária, que é contra o tombamento (mesmo parcial, da fachada e do hall, como estava previsto), é cargo de confiança do prefeito.
A maioria dos integrantes da Comissão era até recentemente pela manutenção do processo de tombamento. Mas, pelo conjunto da obra desta administração, a história não ocupa espaço privilegiado por lá. - e olha que a mãe do prefeito, dona Bárbara, é a favor da preservação do prédio.

[Esse negócio de destombamento já deu muita dor de cabeça em Maringá. Pergunte pro pessoal da Loteadora Santa Alice...]

10 pitacos:

Anônimo,  15:53  

Isto mostra a fragilidade da comissão. O correto é a comissão manter sua posição e o prefeito então que não acate. Agora parece que se quer uma "harmonia" fantasiosa. Não foi assim no caso da rodoviária, onde pessoas que votaram a favor do tombamento foram dispensadas da comissão? Não se pode nem ter o direito de divergir?


Maria

Anônimo,  17:08  

Ranqua a flor do chao...
essa FLOR é x, muito x.cheio de x, nao entendo oque o silio faz com a bailarina na cultura,, poxa,, maringa tem tantas pessoas que adoram a cultura , mexe ai silvio,,, dexa o hoizonte em pé... vai derrubar pra que? tu ta ficando queimado ate com teus eleitores,, vc é novo e nao pode queimar mais assim,,,

Anônimo,  19:03  

Será que os que não somos traficantes ligássemos para a Flor dizendo que ela deve honrar seus compromissos com a cultura adiantaria... Ou somente ligação de traficante sensibiliza.?

Anônimo,  21:25  

Isso é atitude de pessoas de meias-palavras.
E tomam meias atitudes.

Anônimo,  21:30  

Que tal devolver a Flor para o Rio de Janeiro, donde ela é originária.
Quem sabe ela poderá assumir assumir a Secretaria de Cultura do Eduardo Paes.
(vide comentário da montagem do secretariado do Eduardo Paes neste blog)

Anônimo,  23:11  

Esta cidade gosta mesmo é de exposições com bosta de vaca e duplas musicais de corno-sertanejos.
Pobre povo provinciano.

Anônimo,  05:58  

Isto, isto mesmo falta compromisso com a cultura. Triste ver pessoas que eram tecnicas, agiraem, somente na base do critério politico. A cultura? Ah, esqueça a cultura.

Anônimo,  09:25  

Essa atitude não me parece ser flor que se cheire!

Anônimo,  10:48  

Duvido muito que os "traficantes" da Vila Operária estão ligando se o prédio ficará intacto ou não. Eles querem saber de vender drogas para os filhinhos de papai da Zona02.

Anônimo,  15:16  

Lamentavel. Primeiro porque o prédio ainda que do ponto de vista da arquitetura não seja lá nenhuma maravilha, é representante da paisagem urbana maringaense dos anos 60. Aliás as futuras gerações não vão saber o que era Maringá, vão achar que a cidade já nasceu coma arranha-céu, prédios e shoppings,ja que toda a arquitetura dos anos 50, 60, 70 está indo embora. Em segundo lugar não há como negar o prédio nos remete a história social de Maringá. Um espaço, que podemos chamar de "gatilho da memória". Até pouco tempo atrás o cinema estava inteiro. Mesmo com a ocupação para fins religiosos, manteve-se o imóvel em bom estado. A secretaria de cultura poderia pensar em fazer uma parceria com o dono e em conjunto desenvolverem algum projeto na area da cultura, educação e lazer; para ser desenvolvido ali. Há ainda a possibilidade de tombar o prédio e compensar o dono com o direito de construçaõ em outro local. Instruemnto há para que se possa resolver este impasse. Aliás esta é a questão econômica. Tem nada de traficante, algém acha que aqueles coitados mendigos maltrapilhos compram droga, dão lucro para traficante? Para com isso. Da dó ver um cinema deste com a estrutura que tinha (1500 cadeiras, palco perfeito, acustica excelente) ser simplesmente desmanchado para dar lugar a mais um shopping, quer dizer uma galeria. Que cultura é esta a nossa? Cultura do ter, do comprar, do consumir, do descarte do velho a todo o momento? Quem vai se beneficiar com isto? A cultura não traz benefícios? Compreendo que seja difícil o trabalho,pois a secretária está em um governo de visão muito curta na area da educação, cultura e até mesmo no turismo; areas que pdoeriam desenvolver em comum. Todavia, ela como uma profissional experiente, como uma mulher que outrora lutava pela cultura desta cidade, tem que assumir posições, ou antes, retomar aquelas que tinha antes de entrar neste governo, tem que colaborar para abrir a cabeça do governo. Secretária, na próxima gestão, assuma um compromisso pela cultura e pelo patrimônio.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima