Cheque especial
De Juarez Firmino:
Juros
Nunca na história deste País os bancos ganharam tanto, s juros do cheque especial são os mais alto desde junho de 2003, chegaram a 174,8% ao ano. Portanto, se você tem este tipo de dívida, pague o mais breve.
Coluna completa.
4 pitacos:
É a administração cidadâ do governo Lula, tira dos pobres e dá aos ricos, achaca a classe média e a faz pagar a conta.
Isso é uma tremenda besteira. Não existe qualquer governante, seja Lula, FHC ou qualquer outro que os antecederam que briguem com os bancos. O que ocorre é que a legislação permite, através da Súmula 596 do STF que libertou os bancos públicos ou privados de obedecerem o DL 22.626/33 ou o Código Civil Brasileiro em seus artigos 406 e 591.
O anatocismo, ou a cobrança de juros sobre juros é que é proibida e essa sim deve ter a proteção do Estado (na forma do Judiciário) para que não seja cobrada.
Os artigos supre citados e a Lei da usura permitem a capitalização ANUAL, e não diária ou mensal como em todos os mútuos bancários, o que, na prática não acontece. Os juros de 10% ao mês, se dentro da lei, deveriam chegar a 120% ao ano e não 174,8%. Isso é a diferença entre taxa real e taxa efetiva.
Outra coisa assegurada por lei é a contratação prévia dos juros, conforme CDC em seu artigo 52, inc. II, que obriga os bancos a pré-fixar a taxa, o que não acontece, portanto, quando não fixada, vale 12% ao ano.
Nunca antes na história desse país tantas empresas e pessoas físicas entram no judiciário para corrigir essas distorções abusivas e fora da lei.
Miguel (consultor)
OBS. Feliz 2009 também Juarez e sucesso garoto, você merece.
TO MORTO.
Isso sempre foi assim, banqueiro é a escória da humanidade, fomentador de tragédias, fome, miséria. Empresta do cidadão a 1% ao mês (CDB bruto, sem dedução de IR) e te empresta a 13% ao mês. E ainda dizem que quebraram... Ora e o dinheiro que roubaram durante décadas, onde está? De repente sumiu? Ou foi distribuído com os sócios? Políticos? Quem vai saber...
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.