Capital substitui semáforos "maringaenses"
Quando um ex-secretário de Transportes de Maringá, Renato Bariani (PT), mostrou números contra o semáforo de ciclo visual, houve uma reação danada na cidade-berço da invenção do saudoso Divino Bortolotto. Agora é uma gestão do PSDB, a de Curitiba, que está substituindo os semáforos pelo modelo padrão de três lâmpadas, lá chamados de seqüenciais, porque o número de acidentes nos cruzamentos aumentou até 53% - além do que ele custa mais caro. Detalhes.
Em Maringá, este tipo de semáforo predomina, até por questões extra-trânsito.
(Foto Jonathan Campos/Gazeta do Povo)
11 pitacos:
Existem vários modelos de semáforo com a lógica de funcionamento do ciclo visual - informar o tempo do ciclo.
Gestores de trânsito das grandes cidades brasileiras há um bom tempo já tinha comprovado a situação de aumento do número de acidentes.
Como o semáforo é comercializado sem licitação e a um preço absurdo, os desmandos com a segurança no trânsito continuam.
O irmão do Prefeito impos sociedade ao Bortolotto.
Os acidentes ocorrem devido a imprudência e não por causa de semáforos. A não ser que os semáforos estejam desregulados ou dessincronizados.
Ivan
Tem um deputado federal que é sócio do empreendimento. Um tal de Persio é apenas laranja, já que o tal deputado comprou os direitos de fabricação do semáforo. O rolo está a documentação de dispensa de licitação - tem muita fraude e documentos estranhos.
O risco de acidente poderia ser diminuído se, ao menos, não houvesse sequencia para o sinal vermelho (não ficaria uma contagem regressiva para arrancar)...
a sequencia só é necessária para o verde, para o motorista poder calcular se lhe dará tempo de cruzar a outra via...
esse tipo de semáforo é muito complexo pra cabecinha dos maringaenses.
esse IVAN ai não sou eu hen, tb sou contra o semaforo de ciclo pois concordo que o mesmo gera ansiedade e stress ao motorista que, na falta de fiscalização abusa, colacando a sua e o que é pior, a vida de muitos em risco.só mesmo onde o interesse economico predomina é que laudos técnicos são desprezados e engavetados, tudo para uns poucos encherem mais ainda os bolsos...
acorda eleitores maringaenses!
Vermelho é para parar.
Verde é para seguir em movimento.
Todos os semaforos tem essas cores.
Para não haver acidentes, o motorista deve obedecer isso.
Não importa o modelo do semaforo.
Quanto ao aumento de acidentes:
Quais foram os criterios para avaliação?
Foi levado em conta o aumento de frota?
A programação foi feita de maneira adequada a servir que proposito?
A via tem algum agravante ao fluxo de veiculos?
Uma declaração sem embasamento tecnico é no minimo uma declaração irresponsavel.
Tem uma análise de dois cruzamentos de Maringá com fluxo de veículos (VDM) e características geométricas semelhantes, sendo um com semáforo convencional e outro com semáforo ciclo visual.
A observação realizada durante 12 meses demonstrou um desvio por demais significativo no quesito segurança.
Enquanto no semáforo convencional os condutores tendem a reduzir ou manter a velocidade, no ciclo visual a velocidade é aumentada pelos motoristas.
O índice de acidentalidade é absurdamente superior no cruzamento com semáforo ciclo visual.
No cruzamento com semáforo convencional, no período de 12 meses não ocorreu nenhum óbito. No cruzamento com semáforo ciclo visual foi registrado 4 óbitos. Salientado que os dois cruzamentos possuíam o mesmo VDM.
O DENATRAN possui uma cópia deste levantamento realizado em Maringá.
Bárbara
Mais uma vez mostra-se que o PT quando esteve a frente da administração municipal se preocupava com AS PESSOAS e não com OS AMIGOS. Parabéns ao companheiro Renato que levantou essa questão anos atrás e que foi mal compreendido por muitos.
O sistema ciclo visual, foi bem planejado para motoristas que sabem dirigir e respeitam às Leis. O sistema é ótimo, pois dá ao motorista, a condição de dirigir com tranquilidade, sabendo o tempo que vai aguardar, sem nenhum estresse.
Esse sistema é inovador e só não dá certo àqueles motoristas que "se acham" e não respeitam a sinalização (seja o modelo tradicional ou o ciclo visual).
xx
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.