6.12.08

Balanço do ano e previsões da CNBB para o futuro próximo

A análise de conjuntura da CNBB divulgada na última semana de novembro avalia negativamente a reação do governo brasileiro frente à crise mundial. Em sua página 2, a análise afirma:

(...) o governo Lula não mudou a política macroeconômica traçada por H. Meirelles. O Banco Central manteve a taxa de juros alta – e assim retira dinheiro da economia real para alimentar o jogo financeiro – e ainda tomou junto ao FMI um empréstimo de US$ 30 bilhões para assegurar que os ganhos financeiros aqui realizados retornem ao exterior. O “pacote” de medidas para dar liquidez à economia é um paliativo incapaz de estancar a especulação financeira e a fuga de divisas. A obsessão por realizar superávits primários (eufemismo que camufla o déficit fiscal provocado pelo serviço da dívida) continuará sangrando o Tesouro Nacional, enquanto a política econômica ignora o fracasso da auto-regulação do mercado e continua apostando no futuro do sistema de mercado regido pela lógica do lucro e pelo produtivismo. (...) Lula entregará ao seu sucessor ou sucessora um país em situação tão precária quanto a que recebeu – com o agravante de um contexto mundial em recessão e não em crescimento, como teve em seus dois mandatos até dois meses atrás.
A perspectiva apresentada acima em relação aos dois últimos anos do governo Lula é sombria e até mesmo catastrófica. O interessante é que não parece ser a percepção da maioria dos brasileiros. No final de setembro, pesquisa CNT/Sensus indicava que a popularidade de Lula havia atingido 77% e o índice de aprovação de seu governo chegava a 68,8%. O que faria assessores da CNBB a se arriscarem em tal prognóstico? Seria um sinal de distanciamento da cúpula da igreja católica em relação à projeção da sua base social? Na íntegra.

3 pitacos:

Anônimo,  00:28  

O Excelentíssimo Senhor (a que ponto chegamos no Brasil, via respeito forçado) Lula mantém sua popularidade à custa de esmola (bolsa família e um outro montão de agrados) prá uns 40 milhões de brasileirinhos. Agora com essa anistia fiscal da União... de quase 2 bilhões de reais... ah... meu Deus! sua popularidade vai passar dos 100%.
Outra coisa: só nâo vê quem não quer, mas, o Lula já implantou o regime do Fidel Castro no Brasil faz tempo, impondo impostos por todos os lados a fim de gastá-los em prol de sua popularidade... Só o congresso Nacional não percebe isto. O Legislativo e o Judiciário foram transformados pelo Lula em peças apenas figurativas, que por ele já estariam lacrados (lembram-se quando ele disse que o Presidente do STF não deveria se meter nas "coisas" do governo federal, mesmo que estivessem sob suspeita? O Paulinho é que o diga, feliz, além de outros mais) Temo que tudo termine como Cuba, como Fidel Castro fez, que tem o mesmo perfil e comportamento do Lula, ou como outros ditadores, alguns até com mortes violentas. Começam como populistas, agradando o povo e depois acabam com o estado de direito.... é assim que se faz uma ditadura... E, é até inteligente para um homem que tem dificuldades prá ler (ele decora seus discursos) e assinar o nome, e que deixa o Brasil ser governado por todos os ministros enquanto ele roda o mundo no jatão governamental à custa do povão.
Aliás, se o Congresso bobear ele muda o nome do nosso país, com perdão da má palavra, para CUBRAZIL em homenagem a Fidel (que lhe manda periódica e religiosamente, perdão, digo, socialistamente, caixas de charutos de Havana) a quem tanto ele cultua e ama. Nunca gostei da atuação um tanto demagógica da CNBB.Mas, rendo-me à análise e previsões ecoômicas que ela fez para um futuro muito breve que, certamente, tiveram por alvo o Brasil. Enfim, meus caros, a CNBB está certa: a qualquer momento a conta vai chegar prá ser paga, e por todos nós! Certamente o Lula, com seu governo inconsequente e política econômica manipulada e insana, não estará por perto quando isto acontecer... se estiver dirá, como sempre, que não tem nada com isto, que não sabe de nada, ou que dúvida que seu camarada tenha feito alguma coisa errada. Bom, espero que meu comentário não me renda um processo,pois, na minha idade e já bem baleado pela vida que tive, não conseguiria viver nem um minuto numa cela. Nesse ponto, prá terminar,invejo um fato indesmentível do nosso Presidente, ou seja, o de haver demonstrado no passado uma incrível naturalidade prá aguentar esse tipo de tranco.

PS. O culpado de tudo isto, na minha opinião, é o José Serra que por conta de sua arrogância na época, tratando seu adversário com desprezo, não teve competência para vencê-lo, coisa que teria sido muito fácil. De qualquer forma vamos em frente que atrás vem gente. Não sei qual é o alcance deste Blog. Mas, mesmo que ninguém leia meu comentário, estou feliz, pois, o importante prá mim foi ter encontrdo um espaço democrático prá dizer o que penso do atual governo e, de raspão sobre s previsões d CNBB.

Anônimo,  10:27  

A resposta as duas perguntas é simplesmente burrice... para economistas eles são bons padres...

Anônimo,  00:57  

Olha , a CNBB está de parabéns.
Estão enchergando o q ninguém quer ver, pois o povo , empresarios e banqueiros vinhão em uma fase de crescimento nos seus ganhos e ninguem quer voltar a passar as dificuldades dos ultimos 40 anos.
O pior é que teremos que nos ajustar as dificuldades que estao por vir e se estes nao comecarem ja correm o risco de ver seus ganhos irem por agua a baixo e seus empregos.
Mas acho que a igreja que defende tanto o PT e o Mst, tem que rever seus conceitos e começar a se preocupar , pois se o Brasil vira uma Cuba e as primeiras portas a serem fechadas serão de nossas igrejas ...Vamos acordar para a nova realidade... E começar a trabalhar ...

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima