26.12.08

Assentamentos e assentados

A propósito da mensagem de Natal de um sem-terra, Cezar Lima envia o seguinte comentário:

No Noroeste do estado, notadamente na região de Terra Rica, existes várias invasões de áreas produtivas e em Terra Rica (1ª cidade fundada por Ênio Pipino) existem vários assentamentos, mas “assentados” mesmo, são poucos, eis que os “sem terra” que deveriam estar produzindo a terra, venderam seus lotes e partiram para novas invasões de “terras produtivas”.
Quanto ao leite "Terra Viva", produzido em um dos assentamentos, recentemente a Vigilância Sanitária tirou-o de mercado, “por apresentar alto teor de água”, incompátivel com o leite natural que deveria ter nas embalagens.
Invadir terra alheia e querer subsídios governamentais para tocá-las, até o mais bobo dos bobos quer. Com raras exceções, o MST, merece elogios, pois sempre existem uns poucos idealistas no movimento - que já virou uma “indústria de invasões de terras produtivas”.

13 pitacos:

Anônimo,  19:30  

boa essa, poucas palavras e grandes verdades.

Cezar Lima 19:39  

Quando o preço normal do leite longa vida estava custando 1,20, comprei esse Terra Viva, a 0,85 .Agoa,descobri porque: ÁGUA!

Anônimo,  20:39  

Parabenizo César Lima, por ser mais uma vez corajoso e em denunciar as contradições do MST.

Há 8 anos visitei o Vale do Paranapanema e conversei com pessoas mui próximas a José Rainha.

Na época era estudante de teologia e pedagogia e acompanhava uma colega que escrevia sua tese de conclusão de curso sobre o MST.

Eu, ela e nosso professor saírmos do Vale um tanto decepcionados aos percebermos que hávia "Sem Terra de carterinha". Ou seja, não colocavam a terra em seu nome para continuar ganhando mais terra e colocando em nome de parentes e amigos; que obviamente acabavam vendendo....

Lógicamente encontramos Sem Terras "ideológicos", que em nossa análise, eram usados pelos "Sem Terras Profissionais". Essa denúncia de Cesar Lima demostra que nada há denovo embaixo do sol.

Logicamente, que a tese de minha amiga foi sobre os "SMT ideológico..."

A exemplo dela. muitos evitam discutir as confusões existentes no MST.

Maria Newnum

Anônimo,  21:20  

Cezar Lima na maioria das vezes fala a verdade, mas em relação ao MST, se equivoca totalmente. Senão vejamos, o Brasil com sua imensidão de terras mal chegava a 80 milhoes de toneladas de grãos. Apos o MST se organizar e pressionar as terras improdutivas, o país esta aumentando, quase que geometricamente sua produção de grãos, chegaremos logo a 200 milhoes de toneladas, graças a esses injustiçados de Eldorado dos Carajas a Paraupebas.

Anônimo,  21:43  

Como é impressionante a reação contra os sem-terra. Por que esse Senhor não estuda o assunto um pouco mais profundamente: com certeza teria fartura de material para falar contra os latifundiários.

Anônimo,  22:05  

A terra tem que ser produtiva mesmo - SR IMBECIL, pois se for improdutiva não produz nada.

Sempre que posso uso o leite Terra Viva. Tem ótimo sabor.

Será que é só este leite que o senhor acha que tem água?

Tu és um demente.

Tenho raiva daqueles caras que fizeram aquele serviço contigo.

Se tivessem feito corretamente não teríamos que aturar tuas asneiras.

João Porquinho!!!

Anônimo,  09:02  

O leite terra Viva, é produzido numa cooperativa de assentados em São Miguel do Oeste-SC. Onde os trabalhadores da produção e da indústria na maioria são donos...é um produto de qualidade reconhecida no sudeste e sul do Brasil.esta cooperativa é um dos orgulhos da luta do MST.vale apena conhecer.

Anônimo,  09:31  

Cezar Lima, vc é um x...procure no seu lado humano um pouco de humildade... e procure a verdade... O MST é um movimento sério! tem seus limites ... mas convenhamos .. x

Anônimo,  10:38  

Descobriu como? Fez o teste em todos os outros pra ver se nao tinha soda ou agua? Por agua no leite, tirar a gordura pra pra fazer manteiga, alterar e uniformizar o sabor é uma pratica comum em toda industria de pasteurizaçao. Infelizmente o consumidor brasileiro nao procura qualidade do produto, nem justiça social na produçao, mas preço.

Anônimo,  13:19  

Tenho um livro escrito por um blogueiro de Maringá, Elias Brandão, descrevendo sobre o MST. Percebi que o autor critica não o MST em si, mas a coordenação do MST. Esta matéria no Rigon e os comentários acima, me fez lembrar do livro que o autor poderia ter sido mais direto sobre o MST. Será que ele não percebeu as sacanagens no Movimento?

Anônimo,  19:20  

Ô Cezar Lima, é legal falar sobre algumas falcatruas, sejam elas quais forem ou cometidas por quem quer que seja.
Então, vamos lá, fala aí das falcatruas em que está metido o tal de COSTA PAULO, ele é daqui do maringazão e suas investidas já foram "LEVEMENTE" veiculadas aqui no blog.
VAI LÁ, MEU, mete a boca, aí sim vou considerá-lo SACO-ROXO de verdade.

Anônimo,  16:53  

Assim como em todo setor, inclusive no setor jornalístico tem cabra que não vale nada... Não seria diferente no MST...

Anônimo,  19:15  

Infelizmente, vejo comentários "cheios de ideologias" e criticando a "ideologia do MST". Qualquer pessoa que estudar sobre a história do MST, saberá que o saldo é positivo. A Reforma Agrária organizada a partir do MST, possui um índice de desistência menor que a reforma agrária organizada nos governos FHC e Lula. Assim, podemos concluir que a sua ação é muito mais positiva que negativa.
Por hora é só... e creio que a nossa sociedade ganha em muito,quando somos imparciais na avaliação e não quando nos aproveitamos de "erros" para tentar deturpar todo um trabalho de organiação social a partir da luta pela terra.
Forte abraço e feliz 2009.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima