17.11.08

Sem tutela antecipada

Em despacho do último dia 7, o desembargador Leonel Cunha, do Tribunal de Justiça do Paraná, aceitou recurso apresentado pela Prefeitura Municipal de Maringá em favor da SP4 Participações Ltda. e Biopuster América Latina Consultoria Ambiental Ltda. e reformou a antecipação de tutela no caso do lixão. O juízo da 4ª Vara Cível havia suspenso em setembro a eficácia do contrato entre o município e os representantes da empresa austríaca, que tem utilizado o antigo lixão como área de testes para nova tecnologia de destinação de resíduos urbanos. A lei federal determina que nessa área não cabem acordos ou termos precários, caso do contrato em questão.
O acórdão.

1 pitacos:

Anônimo,  10:19  

Como dona de casa, eu fico me perguntando se esse biopuster realmente funciona. Acredito que ele deseduca muito... deveria ser implantado um sistema de coleta seletiva na cidade (no meu bairro, por ex., nunca passou um caminhão de coleta seletiva).

Existem muitas cidades, especialmente no estado de SP com ótimos exemplos a serem seguidoos. Por que em Maringá nada acontece? Sequer está sendo feita a separação lá no biopuster. E separar lá já é uma grande perda de tempo, pois muitos resíduos recicláveis acabam perdendo seu valor comercial por se contaminarem com lixo orgânico. É um absurdo o quanto em dinheiro está sendo literalmente enterrado.

Por outro lado, nós, donas de casa, estamos reféns dos catadores informais. Todos os dias, a partir das 7h lá vêm eles, a cada 10min um está revirando o meu lixo... mesmo eu separando o reciclável, abrem todas as sacolas, rasgam, jogam no meio da rua o que não querem, quebram aquelas garrafinhas de cerveja menores (parece que não são recicláveis). Sabem se eu estou tomando vinho, se comprei uma TV nova, o que estou consumindo, pois conhecem o meu lixo. Sabem quando estou ou não em casa, conhecem o bairro e a vizinhança toda... o jeito então é esperar o lixeiro passar e correr para entregar o lixo para ele, assim ninguém terá tempo para mexer em nada. Cooperativas de reciclagem? Ouvi falar um dia... mas pelo jeito não funcionam. Falta educação, falta bom senso.

Um unico supermercado em Maringá possui uma central de coleta de recicláveis, este deveria ser noticiado como exemplo a ser seguido. Quem sabe uma hora a população comece a levar os resíduos lá... e como é o único, ai ganhar clientela, certamente.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima