O PT envelheceu
De Emir Sader:
O impulso inicial que deu vida ao PT e desembocou no governo Lula, se esgotou. O dinamismo, a referência hoje está no governo e não no PT. Este precisa revigorar-se social e ideologicamente, para voltar a desempenhar um papel importante no campo político e ideológico do país, que tem na conjuntura já aberta da sucessão presidencial a maior das suas batalhas contemporâneas.
Na íntegra.
7 pitacos:
O PT é o que sempre foi: um monte de néscios que acham ser os melhores seres humanos do mundo, um bando de baderneiros e poucos intelectuais que não conseguem ver a realidade à sua volta.
Aos governistas de plantão, deveriam fundar o PL, Partido Lullista, já que a linha ditatorial do Lulla, o populismo, precisa de um novo partido. Talvez devessem consultar outros ditadores, como Fidel Castro, Hugo Chávez e Silvio Barros, todos contra o voto direito e a liberdade de imprensa.
Infelizmente o PT envelhaqueceu e expôs o "modus operandi" da esquerdalha toda. Estamos entre os abutres e os urubus. E a mercê dos pássaros de bico grande, os que continuam fazendo a maior farra. Mas fazendo tipo de sérios. Mas não são somente os pássaros, as maiores festas sempre foram dos bichinhos saltitantes. Haja purpurina...
Ivan
Se o PT, que tem uns 25 anos é velho, imagine o PMDB... deve ser jurássico, heheheheee... se bem que tem uns aí que são bem dinossauros mesmo...
Toda grande entidade, movimento ou partido passa por momentos de baixa.
Assim ocorre com o movimento estudantil e a entidade UNE, movimentos sociais, PT e etc., pois são instituições de massa.
Ao contrário de partidos fisiológicos que sobrevivem com 2 ou 3 (veja a reunião do DEM em Maringá) e que não têm compromisso algum com a sociedade, com o trabalho e sim, com seus interesses.
Temos de considerar também a conjuntura completamente diferente do Brasil hoje, com o do final dos anos 1970. Havia um turbilhão de acontecimentos no Brasil e que impulsionaram não somente o PT, mas a classe trabalhadora como um todo, as revistas, tv, rádios, etc.
Portanto, podemos comparar conjunturas e não seus atores, pois suas atitudes se devem ao momento em que viveram.
(Chico Barrigudo)
Baseado no fato de que todo mundo quer evoluir (Crescer, ficar bem de vida),o PT que nasceu do caldo proletário do ABC Paulista , estava fadado a sucumbir.
A proximidade com o poder, colocou em cheque a ideologia requentada de velhas teorias sovieticas.
Deu no que deu, o Lula se espelha em FHC porque deu (Meio) certo. Já aqui juntou-se um bando de incompetentes que sob a batuta do Zé Cláudio ate que estava indo bem, porém, (sempre tem um porém), o Zé se foi. Restou-nos a caterva de forasteiros corruptos que nos foram enfiados goela abaixo, transformando a administração num balcão de negócios.
Deus nos proteja, Zaniratti nunca mais.
O PT não envelheceu,
ele apodreceu...
As maiores batalhas não são na ponta final do processo sociológico, ou seja, na prática social final, mas na prática social inicial.
Elas começam no campo ontológico.
Ontologicamente, desde o andarilho até o magnata, todos são burgueses.
Pensam no ganho individual e interesses particulares.
É o metabolismo capitalista.
Para mudar é preciso investir no processo educacional.
Mas que educação?
Educação das competências?
Ou educação voltada ao humano genérico. Aquela que beneficia toda a sociedade.
Não sou PT, mas admirava o antigo PT.
Hoje, para sobreviver na famigerada governabilidade faz-se opção pelo populismo. Não porque não queiram mudar. Mas porque são ontologicamente, também burgueses.
O PT não precisa renovar. Precisa sim, voltar às origens. Aquela da crítica e da transformação social.
O Brasil precisa da socialização das riquezas produzidas pelos trabalhadores. Da socialização das oportunidades e até da própria democracia. Ela não é para todos...
Tivemos avanços. Pena que a trajetórias foi tangenciada...
James
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.