Gestão pública e crise econômica
Do ex-blog de Cesar Maia, leitura que recomendo especialmente aos prefeitos eleitos:
A gestão pública mais complexa é aquela que se dá em período de crise econômica, após um período de bonança. Um período de crescimento econômico traz consigo o alargamento das receitas públicas, seja pelo próprio crescimento, seja pela menor inadimplência, pelo pagamento de dívidas fiscais, pela elasticidade-receita do crescimento, seja pela facilidade de alargar os tributos em função da maior capacidade de pagamento das empresas e pessoas, pelo mais fácil acesso ao crédito. (...)
O recomendável num quadro desses é uma administração composta com um peso muito grande de técnicos (menos pressionáveis) e pequeno de políticos. Foi por exemplo a fórmula de Roosevelt depois da eleição de 1933 ainda em meio aos desdobramentos da crise de 29. Mas não é decisão simples, seja pelo fato de presidente e governadores estarem em fase final de mandatos, seja pelos compromissos que tantos prefeitos assumiram para se eleger. Na íntegra.
0 pitacos:
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.