27.11.08

Breganha

Chico Caiana é nascido em Ubiratã, mas poderia ser considerado tranqüilamente um taubateano. É do site oficial de Taubaté, terra de Monteiro Lobato, este trecho:

Apresentando aspectos tão variados e pitorescos, as manifestações folclóricas de Taubaté são inúmeras. Dentre elas destacamos um comércio singular que atravessa gerações e se mantêm atuante e dinâmico no pátio do Mercado Municipal de Taubaté, é a conhecida “Breganha”. “Breganha” – designação popular, provém do vocábulo português Barganha: troca, permutação... Nessa feira a variedade e profusão de mercadorias são uma inesgotável fonte de surpresas. Os objetos vão desde relógios, medalhas, até bicicletas, perucas, brinquedos, etc... e não é raro encontrar entre as “quinquilharias”, antiguidades que são logo arrematadas por colecionadores. Os breganhistas, habilidosos na arte de breganhar, regateiam, discutem e com muita astúcia, negociam os seus mais estranhos produtos. A breganha é também um bom motivo para o encontro dos amigos, a roda de violeiros e o “matar o tempo”, num domingo cheio de “negociações e ofertas interessantes”.
Jacó e Jacozinho também gravaram uma música chamada "Breganha de mulher". O termo também está no Dicionário Popular de Elias Brandão.

1 pitacos:

Anônimo,  17:26  

hahahahah.. voce forçou nessa em Rigon.. mas valeu.. boa.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima