A longa espera do príncipe herdeiro
Trecho da reportagem "O pior emprego do mundo -É o de príncipe-herdeiro da Inglaterra. Sem outra função oficial, sua única ocupação na vida é esperar pela morte da mãe, a rainha", na Veja desta semana:
A monarquia inglesa está assentada sobre o pilar da tradição. Mas, como a família real apreendeu, da forma mais amarga, com a confusão em torno da princesa Diana, não há como escapar à realidade do século XXI. Recentemente, um jornal inglês revelou que, no bojo de uma reforma constitucional mais ampla, o primeiro-ministro Gordon Brown estuda propor a modificação de duas normas da sucessão real. A primeira é a que dá preferência aos príncipes sobre as princesas, independentemente de quem tenha nascido primeiro. Elizabeth II, que só é rainha porque tinha apenas uma irmã, já disse que não tem objeção a que a coroa passe ao rebento mais velho do monarca, seja homem, seja mulher. O popular reinado de Elizabeth, por si só, faz a norma parecer anacrônica e sexista. A segunda proposta é mais controversa. Trata-se de revogar a lei, em vigor há 300 anos, que proíbe um católico de ser coroado rei da Inglaterra. Os católicos ingleses, que constituem a segunda maior denominação religiosa do país, com 4,2 milhões de fiéis, reclamam que a lei exclui sua fé, mas não qualquer outra. Por injusta que pareça aos olhos contemporâneos, essa lei, de 1701, serviu para colocar fim às sangrentas disputas pelo trono entre pretendentes católicos e protestantes.
5 pitacos:
Rigon, o que é isso? Fugindo do debate eleitoral de Maringá. Viajou para a Inglaterra para ver a Rainha? É amanhã!
O Charlie vai morrer antes da mãe.
Na boa? ... Eu gostaria muito de ter uma vida desgraçada dessas de príncipe... a de pebleu tá phoda...
Conheci a rainha quando criança e pensei que era bem "velha" e seu marido tranqüilo, quieto, assim como "ta tudo bem". A última vez que a vi parecia jovem, de olhar distante com uma certeza a respeito da vida. Não vi seu marido. Agora o príncipe, era um menino da primeira vez, e parece que continua sendo. Disso tudo tenho a certeza que eles são ingleses.
Acho este príncipe muito chato. Gosto da fala clara da Rainha "Lilibeth", mas esse Charles fala palavras difíceis e não diz nada com nada. É um dos que falam na preservação da natureza e gosta de caçar animais. Diz para todo o mundo sobre o aquecimento global e tem 4 palácios que esbanjam energia. Acho que ele fala muito o que os outros devem fazer, mas ele mesmo é um inútil. Assisti uma entrevista que ele concedeu à NBC e achei uma lástima, o homem só reclamava da vida, triste ver uma pessoa tão privilegiada e tão mal agradecida. Deprimente.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.