10.10.08

Diploma

STF deve derrubar a exigência de diploma para jornalista, informa o Congresso em Foco. Recentemente, em entrevista a um acadêmico do Cesumar, reafirmei minha opinião; sou contra a obrigatoriedade, mas a favor de uma boa formação.

16 pitacos:

Anônimo,  19:15  

Dona Sebastiana foi parteira em Santa Isabel do Ivaí. Muitos médicos que aí estão, vieram ao mundo pelas suas mãos. Era sertão e enquanto o dr. Antonio Pollo não instalou gabinete na cidade, Domingos e Mané Penteado trataram de dor de dente até de gerente de Pernambucanas e fizeram belas e reluzentes pererecas para os banguelas da praça. Caboré lá está remendando carro velho, sem um único diploma da Ford ou da VW pregado na parede cheia de folhinha de mulher pelada. Entrei n' O Diário em 74 e escrevi 'sagrado pendão da Pátria'. Rubens 'Rubão' Ávila meteu a caneta vermelha em cima e tascou 'bandeira brasileira' e me emprestou um manual de redação parece-me que da Folha de São Paulo. Daí prá frente nunca compliquei nenhum outro chefe de redação, nem o Serrinha. Parreiras Rodrigues

Anônimo,  19:21  

Se essa medida for tomada realmente pelo STF, a comunicação social neste país vai continuar seu triste caminho para o limbo, do qual tentava se erguer. É uma infelicidade.

Anônimo,  21:25  

desculpe rigon, mas sou pai e fui comparar as opçoes de cursos de jornalismos em mga e o pior de todos é o da cesumnar.em questAO DE FORmAÇAO ela é a pior de todas, a coordenadora nao tgem condiçoes minimas de dar informaçoes, ela desconhece a relaçao teoria x pratica..Ela me informou que o curso tem muitas horas de pratica.. e consultei o MEC, eles ate tem o desagrado de deixar de informar na pagina da instituiçao todso os dados, coisa que é obrigaçao da cesumar informar, eles tem prof apenas comgraduaçao., coisa que um centro uninversitario nao poderia. e soube pelo MEc QUE QUANDO as comiçoes vem visitar a instituiçao eles mentem para o mec. coisa feia rigon

Anônimo,  21:53  

Ou seja: não é nem uma coisa, nem outra. Nem contra, nem a favor. Que merda!

Anônimo,  22:56  

Se ainda há péssimos jornalistas (pseudo-jornalistas) com diploma, imagina sem. Isso é pressão das empresas de comunicação, que não querem fiscalização!

Anônimo,  04:53  

Uma professora de jornalismo do Cesumar trabalhou no O Diário como repórter e foi âncora da CBN local. Um dia eu quase caí de costas. Ela citou a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores)como ANFAVÉIA. Falou três vezes ANFAVÉIA durante a reportagem. Coitadas das véia.

Anônimo,  08:06  

Em 20 anos atuando como jornalista diplomada, trabalhando com formados e não formados, chego à seguinte conclusão: o que faz o bom profissional, em qualquer área, é o dom de cada um. O diploma é só um "passaporte" para vc não ter problemas no exercício profissional. De resto, o que manda é o talento. Conheço gente com a parede lotada de diplomas, especializaçoes e o escambau a quatro, mas que no dia-a-dia da redação não tem faísca para discernir o que é notícia, não tem conhecimento humanístico suficiente para abordar um tema qualquer. Ou seja, diploma é bom, sim, mas não determina, jamais, o bom profissional.

Anônimo,  09:16  

Estou vendo o pitaco do jornalista
PAREIRAS RODRIGUES - um dos ícones do jornalismo no Noroeste do Paraná.
Necessito de um contato com ele, pois estou lançando brevemente o "Jornal de Loanda", o "Jornal de Porto Rico,. Caso seja possivel Parreiras, acesse meu e-mail:
jornalistacesarlima@gmail.com

Anônimo,  10:14  

É, acho que sem a exigência do diploma vai ficar mais "difícil" contratar ex-modelo e atriz pra "tentar" a vida no jornalismo. De tv é claro. Afinal, "jornal escrito é tão difícil, né??" Como ouvi esses dias.
Diploma não é tudo, mas é fundamental. Não precisa ser em jornalismo, não. Um bom economista que saiba escrever com clareza "pode" fazer matérias bem melhores do que alguém formado apenas em jornalismo.
O problema não é este. A questão é a regulamentação da profissão. Sem a exigência do diploma as redações podem virar um amontoado de gente "treinada" pelo patrão para dar apenas um lado dos fatos. Textos opinativos não constituem todo o universo do cotidiano jornalístico... Qualquer profissional pode dar opinião sobre qualquer área em qualquer veículo de comunicação, mas isso não quer dizer que ele vai ser um bom repórter, por exemplo.
É uma boa polêmica. Pena que quem vai decidir algo tão importante é o "Gilmau Mendes". O funcionário padrão do Daniel Dantas.

Anônimo,  10:28  

Por que o curso de jornalismo (minúsculo mesmo) do cesumar* e o da faculdade Maringá são feitos em 4 anos e tem um período de 4 horas diárias e Londrina (UEL) e Ponta Grossa (UEPG) com o mesmo tempo de duração (4 anos) tem 8 horas/aula?
Isso já não dá a conotação de ser mais "FRACO"?
Não teria que ser feito em 5 anos, sendo de 4horas/aula?
Como fica o MEC nessa história?

Anônimo,  10:46  

Nos EUA o diploma não é obrigatório. Mesmo assim, 60% dos profissionais têm curso de comunicação. O triste é ver esse pessoal que sai das fábricas de diplomas que o FHC autorizou conjugar o verbo ter na terceira pessoa do plural, no presente do indicativo, errado. Os caras do próprio sindicato foram dar um pau no Requião, que escreveu pixar num artigo, e tascaram no jornalzinho diversas vezes o verbo errado, Sorte que na equipe do duce tem gente burra pra caramba e ninguém percebeu as gafes dos "jornalistas". Abaixo o diploma! Que voltem os livros! O Supremo precisava acabar também com a leitura da Caras entre os jornalistas. Para os bobalhões que deram dinheiro pras fábricas de diplomas, pesquisem e vejam que o jornalismo piorou nos últimos tempos. Basta ver que quase toda a equipe do rabo-de-galo-pinga-fogo, tem deproma.

Anônimo,  11:24  

Sou contra a exigência do diploma e a favor do Negrão Sorriso diretor de redação do Diário. Como pode um cara que era borracheiro escrever coluna de jornal??? Me sinto um otário ter estudado tanto.

Anônimo,  12:23  

O necessário é ter cultura, depois do jeito que se escreve nos dá um jeito, não é verdade Pinga Fogo

Anônimo,  22:36  

estes jornalistas formados agora saõ frcos são almofadinhas os que não são jornalistas mas estão na area faz tempo são bons é so acompanhar e verá que estou falando a verdade eles tem a faculdade da vida e os engravatadinhos são fraquinhos.

Anônimo,  07:55  

UEBA...QUALQUER ANARFA PODE SER JORNALISTA, APRESENTADOR. TAMBÉM VOU.

Anônimo,  21:55  

falam tanto desse maldito diploma, mas será que todos empresários de sucesso são administradores de empresas formados?

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima