28.10.08

Caipiras urbanos

De Leonardo Serra de Almeida Pacheco, em postagem feita em seu blog em julho, explicando como são os caipiras urbanos de Maringá:

É um festival de “nóis vai”, “compricado”, “nóis fumo”, “espiculá”, “nóis é”, “fio”, “fia”, “porcurá”, “as panela”. E acreditem, as pessoas que falam assim, sabem muito bem que o correto é “nós vamos”, “complicado”, “nós fomos”, “especular”, “nós somos”, “filho”, “filha”, “procurar” e “as panelas”. Mas, sabe-se lá o porque, optam por falar errado, pois acreditam que assim fazendo, estão trazendo alguma autenticidade ao que é dito.
Apresentadores de televisão falam assim. Estudantes, empresários. Se estas pessoas em algum momento receberam o diploma de ensino médio, eu afirmo: Não mereceram! Jornalistas, Colunistas Sociais, Advogados. A valorização da ignorância atinge qualquer classe social.
Na íntegra.

14 pitacos:

Anônimo,  23:49  

Já ouvi gerente de banco dizer "mil real"... é comum ouvir universitários dizerem "déi real, cem real"...
Sem falar no seje, esteje e menas...

Anônimo,  23:51  

Mais um idiota.

"pois acreditam que assim fazendo, estão trazendo alguma autenticidade ao que é dito."

Não, alguns que fazem, sabendo que é errado, assim o fazem para não parecerem arrogantes, que tentam corrigir os outros. Como é o caso do Leonardo Serra de Almeida Pacheco, arrogante, tentando corrigir os outros, sem ter o que fazer, que fica enaltecendo, involuntariamente, a própria ignorância ao se fazer de entendido.

Se ele tiver diploma de ensino fundamental: não merece!

Henrique 23:55  

ignorÂncia? fala é fala, escrita é escrita. não há problema em ser caipira o problema é a hipocrisia e egoísmo que habita esse maringá.

Anônimo,  03:15  

RIGON ACHO QUE ESTAO FALANDO DO PINGA FOGO, E SEUS COMANDADOS, O NEGÃO SORRISO, E OLHA NEGÃO FOI ELE MESMO QUE REGISTROU A CRIAÇÃO E TAMBEM A UTILIZAÇÃO DA ALCUNHA, PORTANTO AFASTEM DE MIM ESTA HISTORIA DE RACISMO, TEMOS POR AI NAS RADIOS TAMBEM MUITOS HORRENDOS RADIALISTAS QUE POR FAVOR...MAS O CAMPEÃO QUE TEM A MIDIA FORTE E ESTA NO CONTESTO DA POSTAGEM, CHAMA-SE PINGA FOGO...O COISINHA TRISTE DE VER E PARTICULARMENTE DE OUVIR...MAS COMO DIZEM MELHOR OUVIR QUE SER SURDO, É QUE QUEM INVENTOU ESTA NÃO CONHECIA O PINGA FOGO... RSRSRSRSRSRSRS

Anônimo,  07:41  

Comparar urbanóides aculturados com caipiras é "pracabá", hem? Acho que esse o crítico aí tem uma visão etnocentrista e branca a respeito do que é cultura.

Anônimo,  07:49  

CADA UM SE EXPRESA DO JEITO QUE QUÉR....SE O TAL LEONARDO TÁ PREOCUPADO QUE SE LASQUE UAI!!!

Anônimo,  08:46  

Ao Leonardo Serra de Almeida Pacheco, é preciso esclarecer que esse linguajar só é usado por quem não veio ao mundo preocupado em ser avaliado ou criticado, o que não parece ser o seu caso.
Tenho duas faculdades e dei aulas durante 10 anos de língua portuguesa, e claro, em trabalho sempre usei a linguagem culta ou no máximo coloquial. Mas, entre amigos, deixco o deboche rolar solto. E um fio ou fia sempre escapa de vez em quando. Nem por isso me sinto menor que você.
Sua crítica é pertinente, mas deixo aqui uma outra: RELAXA FII...estamos num mundo cheio de regras....abaixa a guarda. Guarde seu coração pra grandes emoções e para críticas que possam tornar o mundo melhor. Pior quew falar errado é se achar melhor que os outros. Abaixo a arrogância!



Falow?

Anônimo,  09:28  

QUEM É ESSE CARA?ELE É DE MARINGÁ ?SE FOR ESTÁ NA CIDADE ERRADA.UMA CUCA MARAVILHOSA COMO ESSA ,NÃO PODERIA ESTAR POR AQUI.DESSE JEITO NÓIS FICA "BRABO".

Anônimo,  09:52  

GENTE, MAS É MUITO FEIO OUVIR UM GERENTE, UM DIRETOR, UMA BALCONISTA, QUALQUER PESSOA DIZER NÓS FUMO, DEIS REAL.... COMPRICADA A SITUAÇÃO RSRSRS
SE EMPENHAR EM FALAR O CERTO E ESCREVER O CERTO É MATÉRIA DO 1o. GRAU E FALTA DE LEITURA, MUITA LEITURA!

Anônimo,  09:53  

-Existe pior ignorância que a política???
-Num país da dimensão do Brasil e com tantas culturas e diversidades de costumes nois(povo) fica discutindo a colocação pronominal enquanto os políticos(donos do poder) discutem como ganhar os votos dessa "elite".
Sei não, mas ainda prefiro o Zé que fala dez real do que o Mané que vota em políticos corruptos e sujos.
Mas como em Maringá e no Brasil temos mais mané que zé, vamos continuar discutindo a nossa gramática(alías nem tanto nossa, pois ainda não tive a oportunidade de estudar gramática brasileira e sim portuguesa).

obs. não estou defendendo a burrice gramatical das zelites...

Anônimo,  10:10  

O tal Leonardo tem que estar preocupado mesmo, onde já se viu um bancário, um médico, dentista, gerente, diretor falar craro? deis real? como passaram nas provas?

Anônimo,  11:16  

abaicho o preconseito!!!

Anônimo,  11:22  

Isso aí não é jeito caipira de ser... Caipira não é filhinho de papai que pega o carro e liga som alto pra ficar andando pela Tiradentes.

É um pessoal que quer ser caipira, mas não quer pegar em enxada... Eles acham que ser caipira é beber, cair elevantar.

Anônimo,  12:42  

Na minha opinião o fato levantado aqui é muito característico da cidade de Maringá. Lembremos que aqui temos grandes pecuaristas, produtores rurais, empresários, etc., muitos deles tendo um bom padrão de vida e que não possuem curso superior ou até mesmo o 2º grau completo. Mas temos também, como citado em outro comentário, universitários, professores, etc., que costumam utilizar este mesmo palavriado. Talvez seja o caso de analisar mais a fundo a questão, mas não vejo grande problema não. Ou seja o caso de encarar como se fosse uma giria típica de nossa cidade e todos viverão felizes sem um ficar enchendo o picuá do outro.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima