11.9.08

SER quer o papel do Legislativo

Ninguém da Sociedade Eticamente Responsável quer disputar uma eleição, mas a entidade quer mandar em quem se dispõe a dar a cara a tapa. Agora, a SER, como se fosse a gerente da moral e da ética da cidade (esquecendo que em 2004 beneficiou Silvio II, que usou sua logomarca sem ser incomodado), quer que o pessoal assine um compromisso eleitoral com a cidade, como se a assinatura de cada um em seus respectivos planos de governo não bastasse.
Tenho a impressão de que as entidades ligadas à Acim querem substituir os políticos, mas sem passar por esse coisa democrática de disputar o voto. Recentemente o presidente do Observatório Social casqueteou o Legislativo e agora a SER faz isso, ignorando que a Lei Orgânica do Município estabelece que o compromisso do prefeito eleito é este, no dia da posse: “Prometo cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica Municipal, observar as leis, desempenhar o mandato que me foi confiado com lealdade e trabalhar pelo progresso do Município e bem-estar de seu povo”. Mais não precisa. É só seguir as leis. E c'est fini.
Por sinal, a entidade não tem se manifestado sobre o festival de irregularidades que se vê nesta campanha, especialmente em relação a quem está no poder. A íntegra do documento.

6 pitacos:

Anônimo,  10:19  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
VALCIR 10:33  

Rigon,
Permita-me discordar, em parte, do seu post. Embora reconheça que a SER e o Observatório Social tem servido para dar uma 'ar de transparência' que de fato não existe na atual administração, acho importante sua disposição de obter, por escrito, um compromisso dos candidatos. Eu mesmo já tentei isto através de cartas da Seção Caixa Postal de O Diário, e apenas a coligação do PT respondeu e ainda de forma incompleta, embora o Vereador Humberto Henrique tenha se comprometido a apresentar um projeto tornando a transparência total obrigatória, por lei.
Venho já há muito tempo me batendo por isso.
Conheço o atual Presidente da SER e sei das suas boas intenções. Claro que discordo da presença de alguns membros do Observatório Social,mas de de uma maneira ou de outra estão contribuindo para a melhoria das coisas no quesito transparência.
Tenho restrições ao fato de se usar a indicação do Chefe da Controladoria, como se isso representasse efetivamente a presença da sociedade dentro da Prefeitura. Não é, mas podemos avançar para isso.

Anônimo,  10:49  

COMPROMISSO ELEITORAL DA S.E.R. - SOCIEDADE ETICAMENTE RESPONSAVEL

Comprometemonos a:
- investigar o processo de obtencao de recursos do PAC, que teria tido inclusive sido ilustrado com fotografias de imoveis inexistentes ou ate de outras cidades.
- investigar o inicio de construcao de casas do PAC sem licitacao
- investigar o preco unitario da ciclovia do Mandacaru.
- mover acoes juridicas para instaurar o processo de cassacao do Prefeito por usar de bem do Povo em beneficio de sua familia.
- a investigar as circunstacia que levaram ao cancelamento do debate da rede bandeirantes.

Se o SER assinar isto, assinamos o deles tambem...

Anônimo,  11:54  

Já que essa SER, quer compromissos com a ética, seria bom que ela exigisse do empresariado, compromisso de corromper oficais de justiça (Justiça Estadual), para retardar as intimações e citações. Impedisse a ACIM de comercilizar os produtos que hoje ela comercializa ( Ex. Card Cell), porque isso constitui violação da ética concorrencial, e quiçá sonegação fiscal ja que a entidade é sem fim lucrativo.

Anônimo,  13:44  

O SER é uma piada... Vivem falando em imparcialização política, sem interesses... e me aparecem na UEM, metendo o pau em todos os vereadores... se colocando na situação de "Sociedade Éticamente Intocável"... bando de sacanas...

Anônimo,  14:30  

Se eles querem as coisas corretas, nós tb queremos, mas tem que se tomar muito cuidado pois, de uma forma ou de outra, todo mundo tem telhado de vidro.
Na realidade protestamos quando alguem tem atitude corrupta, mas e quando a situação é contrária, pra vc ser beneficiado? Ter algum tipo de vantagem, como por exemplo encontrar um amigo numa fila e ficar ali conversando como se não fosse com vc, e passar na frente de todo mundo?
É muito fácil apontar o erro dos outros.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima