15.9.08

Escoamento




Leitor reclamou e o blog foi conferir: a prefeitura de Maringá está fazendo a ligação da avenida Senador Petrônio Portela à avenida Gurucaia, na área de baixada, sobre o córrego Moscados, e no final de semana, com a chuva pequena que deu, o local foi inundado. É que não há bocas-de-lobo na pista nova e, de forma improvisada, quebraram o meio-fio. O pouco que choveu fez abrir um sulco, pincípio de nova erosão.
A reclamação chegou a um órgão estatal da área do meio ambiente, que por sua vez oficiou ao Ministério Público. Ali não basta abrir boca-de-lobo para ligar com a passagem, que fica embaixo; é necessário um projeto de dissipação da água que evite novas erosões na área.

12 pitacos:

Anônimo,  17:20  

O tubulão por onde passa o rio não será suficiente para deixar passar toda a água de chuva que correrá diretamente para o rio quando a bacia estiver impermeabilizada pela ocupação urbana. Estão construindo uma catástrofe que as gerações futuras irão sofrer. É esta a herança deixaremos pros nossos filhos e netos?

Anônimo,  17:23  
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Anônimo,  18:15  

A galeria de águas pluviais daquela avenida existe desde que foi executada a primeira pista, muito tempo atras. As bocas de lobo da pista nova ja tem a tubulação de ligação executada e a abertura das bocas coletoras sera feita assim que for executada a capa asfáltica, como manda a boa técnica de engenharia.
A não ser que o senhor, "Engenheiro Rigon", tenha alguma novidade para nos ensinar

Editor 18:20  

Não costumo responder a anônimo, mas fique atento que postarei outra notícia a respeito do mesmo assunto. Aí talvez o sr. entenda o quão necessária é uma bacia dissipadora naquela avenida.

Anônimo,  19:18  

Rigon, muinto oportuna essa ´matéria, pois a população não sabe do miolo porque só ve a casca em primeiro lugar como ali é uma area de fundo de vale gostaria de saber se a prefeitura tem licença ambiental, a tubulação desde a captação até o lançamento final já deveria estar istalada dissipando a energia da aguá em caso de uma precipitação mais intensa, como área sera empermeabilizada a contribuição no volume e na energia será maior, eu estive lá e vi que a eroção não está estabilizada, muinto pelo contrario ele esta cada vez maior, e colocando em risco os moradores e usuarios do local, sem contar a quantidade de lixo e pneus existente, isso aumenta mais o foco da dengue porque as condições do local é um ótimo criatório do mosquito, a plefeitura deveria primeiro fazer um plano de recuperação da area e depois executar a obra.

Anônimo,  19:30  

Aquela obra está a passos de tartaruga. Não vejo motivo para demorarem tanto para acabar um trecho tão pequeno de asfalto.

Anônimo,  20:33  

se as bocas de lobo forem feitas antes do asfalto com a terra e pedras elas entupirão. é melhor esperar o termino para depois criticar.
é igual falar que o filho é feio ainda na barriga da mãe

Anônimo,  21:43  

poxa se o blog resolve os problemas comuns da cidade da um toque para os super e muitos bueiros abertos no jdm real onde acontece- as quinta feiras= a feira que por sinal essa ao terminar a feira DeIXA UMA SUJEIRA mensa e ninguem ta ai....vigilanc ia???? essa o seu nardi nem quer saber...mas passa la e veja os bueiros abertos sao muitos

Anônimo,  07:21  

EU TENHO UMA PROPRIEDADE RURAL NA REGIÃO DE MANDAGUARI, TENHO CERTEZA SE FOSSE NO CAMPO O IAP JÁ TINHA MULTADO, PORQUE NÃO FISCALIZA A PREFEITURA DE MARINGÁ QUE ESTÁ COMETENDO TANTAS AGRESÇÕES À NATUREZA.

Anônimo,  10:41  

A boa engenharia ja fez muitas cagadas nesta cidade. Lembra do edificio Kai-Kai, o primeiro mais alto de Maringa em frente ao Marista? E as pastilhas da rodoviaria nova, as tais pastilhas cadentes que acabaram virando mosaico na casa de uma professora ai de Maringá porque nao paravam de cair? Isto sem falar em todos os dissipadores de energia que rodaram nos fundos de vale de Maringa. Va dar uma conferida e conte quantos dissipadores ainda estao funcionando, digo, ainda conectados ao tubo da galeria. Porque a maioria nao aguentou o impacto que tentavam minimizar.
De so uma olhada nos buraoes que se abrem depois de todos os tubuloes que a boa engenharia constroi sobre os rios. Aquele buracao é causado pelo impacto do estreitamento do rio e pelo consequente aumento da velocidade do fluxo. Algo que a astúcia da boa engenharia nao prevê, porque? Nao aprendeu a calcular vazao e impacto ou porque é mais barato fazer mal feito, ganhar uns trocos por fora e deixar que a natureza se exploda?

Anônimo,  04:03  

Ohh povo que fala merda sem saber. Todo mundo adora meter a boca, vão caçar um serviço seus vida mança.

Anônimo,  10:25  

O "anônimo" que mencionou o termo: "...como manda a boa engenharia." parece ter algum conhecimento técnico e do projeto da obra.
Ocorre que quando e para cobrar o IPTU e outras taxas, os administradores vão à imprensa divulgar e informar a população.
Naquele caso, como em outros, não houve qualquer informação à população do "modus operandi"
Não seria mais razoável identificar-se e prestar um verdadeiro serviço à comunidade, do que "guardar" sob sigilo as informações que necessitamos?

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