10.9.08

Entidade pede ao MP por bens culturais de Maringá

A Associação de Ação Social e do Meio Ambiente (Soma Ambiental) recorreu ao promotor Ilecyr Heckert, no final de agosto, para que o Ministério Público faça a Prefeitura Municipal de Maringá cuidar de bens culturais da cidade, como o Mural da Colheita do Café, a Capela Nossa Senhora Aparecida e o Cine Horizonte. Mesmo tombados, não há o devido registro legal no livro do tomb o do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, que deveria cuidar de sua preservação.
O Mural da Colheita do Café, feito na década de 60 na parede dos fundos do antigo Bar Colúmbia, foi tombado em 1993, por iniciativa de Oscar Batista de Oliveira. Além de não estar sendo cuidado pela administração, o mural agora fica escondido, pois no local funciona uma loja que comercializa artigos diversos. A Capela Nossa Senhora Aparecida fica no Guaiapó, foi tombado em 1998 pelo hoje candidato a prefeito dr. Batista, mas não foi recuperado pelo município como determina a lei. Já o Cine Horizonte, a Secretaria de Cultura iniciou o processo em fevereiro e em junho a Comissão de Patrimônio Histórico aprovou seu tombamento parcial. "Contudo, os procedimentos legais, que precisam ser seguidos para que o tombamento ocorra, ainda não foram adotados", diz o documento, que pede a intervenção do promotor (aqui, na íntegra).
Não é o máximo quando o poder público não funciona e as pessoas têm que apelar ao Ministério Público para fazer a coisa funcionar?

1 pitacos:

Anônimo,  22:02  

E OMDE ENTRA A CULTURA? O CONSELHO?
A FLORZINHA?
NADA DISSO?
ALIAS A FLOR SO SABE BRIGAR COM AS PROFESSORINHAS DA SECRET DA DESEDUCÁO.. NAO SEI QUAL DAS DUAS É PIOR

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima