9.9.08

Em nossos atuais e terríveis anos de chumbo grosso...

Trecho de artigo de Vania Leal Cintra:

Ao percebermos que algo nos vai indo muito mal, querendo que tudo nos vá muito bem ou um pouco melhor, é comum nos exasperarmos, exatamente porque somos muito bem intencionados, e enchermos a boca de substantivos, verbos, adjetivos, advérbios, conjunções, preposições... e desandarmos a afirmar que o povo brasileiro é o responsável pela situação que o nosso País atravessa — e será responsável porque não tem educação, porque é ignorante e não tem bom caráter. Alguns talvez afirmem isso tão categoricamente porque creiam que o caráter se dá exclusivamente em decorrência da educação; outros ainda porque apostam em que a personalidade dos brasileiros seja uma herança de sei lá quais “raças tristes” e malditas entre as tantas que nos formaram a população desde sempre e/ou nos administraram enquanto colônia e depois.
Na íntegra.

1 pitacos:

Anônimo,  09:25  

Paralelamente ao olho que tudo vê, há olhos que enxergam, e percebem a realidade. Esse artigo da Vania Leal Cintra, pela forma de se expressar e nos revelar, é um primor. Contudo, suas constatações são dolorosas. Ela também está angustiada com a apatia e miopia generalizada, principalmente nas nossas escolas e universidades. Não se conforma com os miquinhos amestrados nem como são adestrados. Ela também se sente impotente, sozinha, como tantos outros que gostariam que somente as bananeiras é que produzissem bananas. Vamos atender o seu apelo e perceber melhor a inutilidade de órgãos e instituições criadas para nos sugarem e nos manter submissos a inconfessáveis interesses que os lacaios daqui, obrigados, as promovem. Para nos endividar. Títulos e diplomas não são óculos nem lunetas e que, não raro, são representativos de equívocos ou daquilo que não se tem.
Parabéns a Vania por ser uma brasileira comprometida com os interesses dos brasileiros.
Ivan

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima