A difícil arte de perceber o óbvio
Alguns candidatos nos dão a impressão de que administrar uma cidade é se apossar de um saco de dinheiro, sem fundo. Basta enfiar a mão nele e tirar o recurso necessário para fazer isso e aquilo. Essa é uma maneira arcaica de governar. É o que leva certos candidatos a prefeito a prometer tudo, como se a Prefeitura fosse uma espécie de caixa mágica, de onde é possível tirar a solução para todos os males.
Esses mesmos candidatos, quando eleitos, se utilizam de obras estratégicas, que acabam enfronhadas em nosso inconsciente. Não que sejam de todas ruins, mas não podem ser tratadas como vacas sagradas. Elas são, sim, a alegria das elites e funcionam como pão e circo da modernidade.
Assim, o essencial fica camuflado, pois se dá a impressão de que tudo está resolvido. Mas, na verdade, vivemos uma ilusão. A ilusão de ir ao Posto de Saúde e não encontrar remédios, de precisar de internamento e ficar à mercê num corredor de hospital, de esperar meses por uma consulta especializada. Para citar alguns exemplos.
O que vemos por aí é uma Utopia ao contrário da de Thomas More. O que vale é contentar o povo com simbolismos, como se fossem o elixir da longa vida. O verniz é forte, mas precisamos exercitar a difícil arte de perceber o óbvio.
Boa eleição!!!
Donizete Oliveira, jornalista e professor em Maringá
18 pitacos:
Parabéns Donizete, sua posição vem valorizar um pouco esse blog.
Parabéns!
E o óbvio é que necessitamos de mudanças, JÁ!
FORA BARROS!
FUNDÃO DO ALVORADA - Perceber o óbvio e óbviamente votar em SILVIO, porque, Ele é o melhor prefeito das ultimas décadas, e o que Ele fala Ele faz.
puta q o pariu, comecei a ler o post e achei muito bom, ao final achava que era do Akino e ele até que em fim tinha dado uma bola a dentro, mas no final vi que era do donizete..
parabens pelo texto!
e fora Akino!!!!!!!!!!!
FUNDÃO DO ALVORADA _ Certo Donizete, no tempo do Jairo, do João Ivo (Verri - fazenda) era diferente né, só agora vc. viu isso né, o óbvio é engolir um engodo desses.
Concordo com o Donizete, e é muito triste se perceber candidatos que parecem estar ainda num Diretório Acadêmico. Se tanto. Suas propostas são inconsistentes, péssima dicção, postura pior ainda, oratória fraca, parecem não perceber a diversidade e a importância de uma cidade como a nossa. Não deixam nem mesmo a esperança de que amadurecerão e poderão servir de opções. Os velhos caciques (de mesmo sobrenome) não deixam surgir novas lideranças. E as escolas, ocupadas que estão com títulos e diplomas, nem percebem que esse despreparo tem tudo a ver com o modo como ela trata nossos jovens e a nossa cidade.
Ivan
Tá assim faz 6.000 anos... sempre tem os cornos que mandam e os cornos que obedecem na base da força, enganação, porrada...
Daí tem os cornos que se "ajeitam" com os cornos "mor" e os pobres sempre foram escravos, subjugados, enfim, sempre tomaram na tarraqueta...
Veja a Bíblia, livros de história, sempre os pobres tomaram atrás do saco, não muda, num tem jeito...
E se o pobre fica rico, vira tranqueira também, é só ir no parlamento da ACIM, tá lotado de ex-pobre que comia merda e arrotava caviar... né Jeff, Doni, Ari... e por aí vai... e não é inveja não que desses aí eu não tenho inveja nenhuma...
Salvem as almas...
Rigon, você prestou atenção o que o marcos disse. "vem valorizar um pouco esse blog" ou seja pra ele não tem valor algum.
Excelente... Pena que não são todos que tem acesso...
2009 a 2012 Silvio Barros
2013 a 2017 Cida B. Barros
2018 a 2021 Maria Vitória Barros
etc.............................
................................
...................................
...................................
...................................
...................................
...................................
...................................
"Vieste do Barros ao Barros VOTARÁ"
nao querendo menosprezar o rigon , mas gostaria de ver esse texto( otimo) do donizete estanpado na primeira pagina do diario que é vendido por 1 real e visto por milhares de maringaenses, mas impossilvio né o dono ta rindo de nós em maiame (eua)pois atingiu o objetivo no jornal e na sua radio am totalmente parcial a um candidato , fazer o que !!!!!!!.
Donizete, não paga uma de intelectual porque você é muito raso. Outra coisa, administrar não é formular discurso pseudo-marxista e ficar posando de revolucionário. O problema da saúde é gravíssimo no país inteiro, graças às gestões incompetentes do SUS. Os municípios que conseguem um resultado um pouco melhor trabalham herculeamente pra tanto, fazendo verdadeiros malabarismos e, em alguns casos, milagres. Ano passado Maringá investiu 120 milhões de reais em saúde, de um orçamento total de aproximadamente 400 milhões. E a folha? E a educação? E o trânsito? E a assistência social? E a segurança? E o passe do estudante? E a SAOP? É bem evidente que você passou a vida sentado, quando muito correndo atrás de um "furo", que na maioria das vezes, a gente sabe, né, Doni!?... é fabricado! As obras, 90% delas, foram feitas com dinheiro extra, de emendas parlamentares específicas, de dinheiro dos governos federal e estadual, destinado especificamente aos fins a que se destinou. Largue mão de ser raso e estúpido. Pare de falar de uma coisa com a qual, notoriamente, você não tem a menor intimidade. Jornalista não é Deus, seu babaca.
Adorei seu texto Donizete! pena que o nivel estava realmente baixo em termos de propostas e em termos culturais... ou sera que somos nos os debeis que precisamos acreditar que foram criados realmente tantos empregos...(sem industrias) que precisamos ouvir um ignorante falar que nao faltara medico, sendo ele medico e sabendo que eles `e que nao querem o salario miseravel que `e pago aos medico? enquanto os bolsos ficam cheios e as caixinhas para outras eleicoes vao se recheiando?????
Taí um texto simples, claro, fácil de entender. Candidato nao faz milagre e promessa demais é sempre suspeita. Parabéns Donizete.
O anônimo das 00h08 nao merece crédito porque nao documenta as fontes, nao se identifica, nao tem cara nem coragem.
A epidemia historica de dengue em Maringá mostra que toda esta grana investida em saúde, (se o anônimo diz a verdade), certamente foi mal administrada pois produziu outra coisa que nao é saúde.
Va em frente Donizete, que estes furos, na verdade, rombos no orçamento publico nos interessa muito! Sao jornalistas assim que podem educar uma classe de mercenários acostumada a usufruir do que é coletivo como se fosse privado. Jornalistas como você podem melhorar de verdade este país.
Numa sala de aula, o professor perguntou para os alunos o que significava a palavra ÓBVIO.
- uma aluna,muita rica, respondeu:
"agora de manhã estava a tomar meu lauto café da manhã e olhando nosso vasto jardim, vi meu pai tirando o Mercedes da garagem.Logo, imaginei: é ÓBVIO meu pai não vai trabalhar com a BMW";
- outro aluno, falou:"moro numa casa modesta e ao tomar meu café com pão,antes de ir trabalhar, vi meu pai ligando o motor do fusquinha e logo imaginei: é ÓBVIO, hoje meu pai não vai trabalhar de buzão";
- Joãozinho, garoto morador em favela, falou:
"hoje nem dormi direito,teve uns pipocos lá onde moro.Não tinha café e comi um pedaço de pão seco, dai olhei pela janela de nosso barraco e vi minha vózinha com um jornal na mão. Logo, imaginei: é ÓBVIO ela vai cagar... num sabe ler!"
em que pese ser bom o texto do jornalista Donizeti, é ÓBVIO, gostamos de rir!
FUNDÃO DO ALVORADA, Ele com maiúsculo pra se referir à um falcatrua?
Que ridículo vc é.
Pelo número e nível dos comentarios, o texto acertou no alvo. Parabéns!
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.