As voltas que a eleição dá
Reportagem de Raphael Bruno (será quem eu tô pensando?) no JB de hoje:
A uma semana do primeiro turno, as pesquisas se tornam um dos principais elementos das campanhas eleitorais por todo o pais. Militantes, partidos, candidatos e eleitores aguardam ansiosamente a próxima divulgação dos números que podem alterar, radicalmente, estratégias inteiras. Nas últimas eleições, contudo, as pesquisas de intenção de voto não têm se mostrado um espelho fiel do resultado final das urnas. Casos e mais casos de surpresas e reviravoltas de última hora se multiplicam desde 2004.Em algumas capitais, para comemoração de uns candidatos e desespero de outros, a diferença entre o que a última pesquisa Ibope realizada antes das eleições municipais de 2004 e os votos computados pela urna eletrônicas chega a ser gritante. Em Boa Vista, por exemplo, Mauro Nazif (PSB) liderava, a poucos dias do pleito, com 45% das preferências do eleitorado. Nas urnas, não passou dos 30%. O adversário mais próximo nas pesquisas, Roberto Sobrinho (PT), alcançava 20%. No dia 3 de outubro de 2004, ganhou 32% dos votos válidos. De quebra, ainda faturou o segundo turno. Na íntegra.
5 pitacos:
Lá, como aqui, senão vejamos:
2000-jairo ladrão gianoto, estava em 1º lugar (sem esquecermos, de jeito nenhum, que era pesquisa IBOPE), José Cláudio estava em, pasmem, 5º lugar. Resultado final: José Cláudio 1º lugar, primeiro e segundo turno. José Cláudio era do ... PT. Parece-nos que o IBOPE há muito perdeu a MORAL para "falar" e fazer pesquisas, principalmente quando envolvidos candidatos do PT. Manipular resultados parece-nos, tornou-se premissa desde instituto.
Teto de vidro, sabe cumé?
Em 2006, uma semana antes da eleição, todas as pesquisas davam Paulo Souto (PFL) como eleito no primeiro turno. Quando abriram as urnas, Jaques Wagner (PT) foi eleito governador da Bahia no primeiro turno. Os donos dos institutos de pesquisas até hoje não conseguiram dar uma resposta convincente para o que aconteceu.
Tenho muita esperança q as pesquisas estejam apontando resultado errado, pois se se confirmar ficarei muito triste e terei que concluir com todas as letras que o povo não tem memória e é burro, não sabe votar!
Sem esquecer que O Diário tinha a coragem de dizer que a Cida estava na frente quando ela concorreu à prefeitura.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.