15.8.08

Transporte coletivo

Fala-se, principalmente em época de eleições, sobre a necessidade de quebra do monopólio no transporte coletivo em Maringá. Nunca esteve tão fácil isto acontecer. Basta que a Câmara Municipal decida retirar o recurso que interpôs junto ao Supremo Tribunal Federal, na Adin 147.718-1, que julgada no TJ – PR considerou inconstitucional o Art. 10 da Lei Municipal nº 4.939/99, que foi aprovada com a intenção de prorrogar por 15 anos e por mais 15 a concessão à TCCC e da qual a nossa Câmara, através da sua direção, recorreu em 2005. Uma vez ‘transitado em julgado só restaria à Prefeitura abrir uma licitação.
É bom que se diga que em 2003 a administração anterior informou ao TJ que considerava a Lei inconstitucional e através do Decreto 199/2003 declarou nulo o contrato firmado com a concessionária.
Então? Bastaria um gesto simples da mesa diretora da edilidade e tudo estaria resolvido. Ou não há interesse? Ou estou errado?

Valcir Martins, Maringá - PR (originalmente publicado em O Diário)

19 pitacos:

Anônimo,  10:08  

O Importante é q o Júlio Bifon será o Superintendente do departamento de água! bom foi o que o milton falou..

Anônimo,  10:11  

eita... começaram com o discurssinho mediocre e barato. Fazer politica e politicagem é uma coisa, administrar uma cidade é outra. Nem sempre o que se pensa e imagina, é o que de fato da pra fazer.

Anônimo,  10:52  

Marcia, se liga o assunto aqui é outro.

VALCIR 10:59  

"Discursinho mediocre e barato? Fazer política e politicagem é uma coisa, ... Nem sempre se pensa o que se pensa e imagina, é o que se pode fazer. "
Não entendi o que vc quis dizer meu caro anônimo das 10:11.
Poderia explicar melhor? Estava falando sobre a minha opinião sobre o Transporte Coletivo? Se for? O que vc tem a dizer sobre o caso da TCCC?

Anônimo,  13:00  

Toda eleição falam que vão quebrar o monopólio e em toda administração a TCCC consegue mais vantagens. PT incluído.

Baboseiras.

Anônimo,  13:20  

Se o monopohlio da TCCC for quebrado
com certeza muitos politicos perderão
o interesse por uma cadeira na câmara.
Acabara a teta.
Ou serah que alguem acredita que eles disputam apenas pelo salario.
Desculpe meu computador esta sem acentos. Pode corrigir se for publicar.
Parabens pelo seu blog.

Anônimo,  13:38  

Então Valcir, diante de suas alegações, surgem-se inúmeras dúvidas que passarei a elencá-las, não antes de levantar outras dúvidas:

1) Porque no legislativo (nacional, municipal, estadual) temos representantes eleitos pelo povo que se intitulam líderes do governo na câmara? Vice-líderes do governo? Como podem essas pessoas representarem o povo se estão, declaradamente, representando o governo (seja municipal, estadual ou federal)? É o governo que os elegem?

2) Como podem representar o governo e serem ao mesmo tempo seus fiscalizadores que é função intrínseco aos membros do legislativo? Isso é considerado cooptação ou aliciamento com descarada troca de favores?

3) Você, eu ou qualquer outro eleitor votaria em um candidato desses que se declara, antecipadamente, "vendido" ao representante candidato do poder executivo?

Bom, vamos as dúvidas primeiras:

A) Você concorda que o departamento jurídico da câmara de vereadores de Maringá, poder constituído para legislar e representar o povo, com seus eleitos pelos primeiros com a responsabilidade de defender, fiscalizar e cobrar o poder executivo, possa estar defendendo nesse caso os interesses privados de uma empresa que notoriamente tem explorado serviços de transportes em todo o Brasil, mais precisamente em Maringá por mais de 40 anos?

B) Esse departamento jurídico, pago pelo povo que teoricamente deveria protegê-lo, liderado pelo presidente da câmara (Vereador João Alves) que, unilateralmente, autorizou e delegou poderes para que os advogados fizessem exatamente o inverso que deveriam ter feito que é defender essa vergonha? Que espécie de profissionais são esses que se submetem a esse tipo de serviço?

C) É uma pergunta com resposta subjetiva, mas, você, como contribuinte, pessoa íntegra e bom profissional, assim como eu, não se sente traído pelos nossos representantes? Isso não gera na sociedade uma certa desconfiança de que para agir assim, interesses expúrdios (nesse caso expeculações minhas) podem estar lardeando tal decisões? Que tem muito mais coisas envolvidas nesses processos do que a simples vontade de defender o povo (coisa que não o é)?

Então meu caro, é com essas visões obscuras e tenebrosas que enxergo essa legislatura, sempre com raras excessões que você e alguns eleitores sabem e que se esforçam para lutar contra a maré, perdendo para a maioria que se submetem a negociatas e cooptações na maioria das vezes imorais.

Miguel

Anônimo,  14:30  

Caríssimo das 13:00 você não leu o "post" inteiro né não? ...

"...É bom que se diga que em 2003 a administração anterior informou ao TJ que considerava a Lei inconstitucional e através do Decreto 199/2003 declarou nulo o contrato firmado com a concessionária." ...

Isso quer dizer exatamente a administração PETISTA... que através de decreto, cancelou o contrato com a TCCC e que foi derrubado pela câmara de vereadores hà época...

PresTa atenção na hora de dizer bobagens...

Anônimo,  15:52  

Valcir, outra coisa que fico matutando, às vezes, é que em algumas localidades onde se tem licitação pública, na maioria das vezes, a concessionária desses serviços que vence a licitação repassa milhões de reais para os cofres públicos.

Vence quem tiver os melhores equipamentos, o melhor preço (nesse caso o menor), o melhor atendimento e quem paga mais para explorar o serviço (repasse direto para os cofres públicos). É muito dinheiro que as prefeituras recebem nesses casos, chegando a 10, 20, 30 milhões de reais pela simples autorizaçÃo para exploração dos serviços. Não é raro duas ou mais empresas explorarem os mesmos serviços ou espaços diferenciados dentro de um município.

Se em Maringá essa licitação INEXISTE e, levando-se em consideração que as distâncias são as mesmas, inclusive em alguns casos menores que a média nacional e a tarifa também está bem até acima dessa média, pergunta:

Pra onde vai tanto dinheiro?

Você com certeza, assim como eu, também já sabe a resposta.

Miguel

Anônimo,  16:49  

Não é só a câmara não.
Praticamente toda a imprensa desta cidade recebe uma bela retribuição para falar bem desse monopólio eterno.
Quem é o maior anunciante dos jornais, rádios e TVs da cidade?
Tem vagabundo aí que pode até morrer de fome se acabar o monopólio.
É surreal uma cidade como Maringá, após 20 anos da Constituição de 1988, ainda conviver com uma situação destas.

VALCIR 18:02  

Miguel,
Concordo plenamente com as sua colocações. Do jeito que está o sistema inviabiliza pessoas bem intencionadas,entrar na política. Poucas tem disposição para entrar e conseguir fazer alguma coisa sem entrar em esquemas.
É preciso continuar a pressionar, sugerindo, denunciando, pois o pessoal é cara de pau, mas nem tanto. Algumas coisas vão mudando e pouco a pouco um dia teremos o cenário ideal.
Para mim tudo começa com o financiamento públco de campanhas e punição severa para caixa dois e abuso do poder econônimo. Candidatos pegos nestas situações deveriam ficar com direitos políticos suspensos por 10, 15 anos. Assim iremos depurando. Proibição de reeleição indefinidadmento nas Camaras e Senado. Um , duas no máximo, e depois deveria haver um interstício. Assim outros teriam oportunidades.
Não percamos as esperanças. Um dia chegaremos lá.
Sobre este caso do transporte coletivo, Vamos pressionar os candidatos para que tomem uma posição. É possível que consigamos alguma coisa.

Anônimo,  19:47  

Anônimo das 16h49 você tem toda razão, aqui na província não se dá noticia de acidentes com carros da TCCC, a imprensa está comprada, principalmente o Pinga Fogo e O Diário.
Cito como exemplo o atropelamento seguido de morte de um garoto de 8 anos na frente da escola no jardim Paraíso no mês passado. Ninguém divulgou é claro.

Anônimo,  00:36  

O duro é que no dia seguinte a quebra do monopólio da TCCC em Maringá, o grupo Áurea (da família Constantino, dona da TCCC e da Gol), em retalhação, retira de Maringá seus dois vôos numa tacada só!!!

Anônimo,  03:53  

Anônimo das 14:30

IncomPETEncia.

Sim, li o post inteiro.

Mudou muito isso que o PT fez.

Fabuloso, conto de fábulas.

Parabéns pela sua visão limitada.

Anônimo,  11:23  

É bem a minha visão que é limitada mesmo, imbecil...

Anônimo,  16:40  

se o pt pediu a quebra do monopolio eu não sei, mas sei que foi uma perseguidora da igreja, com processos, multas e a turma do meio ambiente todos os dias na porta das igrejas medindo o son e perturbando uma missa e ou um culto que não dura mais de l hora e meia, este povo que não acredita em Deus e persegue como fazia os nazistas. to fora

Anônimo,  22:53  

Engraçado que os nazistas também falávam em nome de Deus...

Anônimo,  15:32  

Maringá é uma das últimas cidades que ainda não licitaram seu transporte coletivo. E a Constituição de 1988 é clara: tem que licitar. Se a empresa fosse do Pedro Alvares Cabral estaria com o monopolio até hoje. Só nessa província mesmo. Eh mensalinho!

Anônimo,  15:35  

Licitação é só uma forma legal de se estabelecer um contrato de serviço mais adequado aos usuários. Sem licitação, a empresa faz o que quer.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima