16.8.08

Menos entusiasmo

De Amílcar Moura, em O Diário:

Acompanho o empenho deste jornal para divulgar as iniciativas do setor de aviação civil em Maringá e Região. Gostaria, no entanto, de retificar e suprir a reportagem de informações mais precisas com a resolução técnica que a pauta sugere: 1 - A GOL sempre teve duas freqüências diárias para Congonhas-São Paulo, com escala no Afonso Penna-Curitiba, sendo que durante dois anos, 2005 e 2006, operou uma freqüência non stop entre esses aeroportos. 2 - A Trip e a Panamericana podem estar interessadas, mas acredito que com os equipamentos disponíveis e infra-estrutura de rota praticarão uma tarifa 25% superior a da GOL por inúmeras razões que dispensam comentários, ou seja, o custo assento/quilômetro é 30% mais caro. 3 - Ninguém sai por aí vendendo serviço de transporte aéreo. Concessão de serviço e lançamento de rota é o resultado de estudos e planos contigenciados, acordos e autorizações de comissões e agências reguladores da aviação civil, finalizando pelo custo da empresa na rota pretendida. 4 - Para surpresa geral o Aeroporto Campo de Marte, pertencente à rede Infraero, ainda que disponha de um pequeno terminal de passageiros para aviação geral e executiva não está preparado nem autorizado para operação de aviação comercial regular. O processo de homologação do aeroporto, nessa categoria, segundo informações obtidas, não existe, bem como as habilitações operacionais, técnicas, comerciais e jurídicas. 5 - O fim da operação da TAM decretou uma queda de 42% no movimento de passageiros no Aeroporto Regional de Maringá, com impacto imediato na receita da SBMG. Aliás, de acordo com referência mundiais usadas em exercícios de recuperação de receita aeroportuária, só conseguem reverter a situação a médio prazo e com uma gestão austera. 6 - Iniciar uma viagem no aeroporto do vizinho não é privilégio nem desvantagem para ninguém. Este ano, o transporte aéreo deixará de existir em 60 aeroportos comerciais norte-americanos, desmobilizando 30 aeronaves, de 12 companhias aéreas, fazendo com que 6,8 milhões de passageiros, com renda média de sete mil dólares se desloquem para terminais mais próximos e uma pesquisa informa que as queixas são mínimas e que o nível de serviço do translado varia de bom a excelente, rápido , seguro e confortável.
Amilcar Moura - Arquiteto e Consultor de Infra-estrutura de Aeroportos

16 pitacos:

Anônimo,  11:27  

Tanto é que chegamos no dia 16 de agosto e necas de pitibiriba.
Era somente um ensaio.

Anônimo,  11:27  

Tanto é que chegamos no dia 16 de agosto e necas de pitibiriba.
Era somente um ensaio.

Anônimo,  17:53  

É verdade, com a queda da receita do aeroporto, após a saida da TAM e o inchaço de pessoal para trabalhar na operação da torre de controle, aposto que a Prefeitura tá fazendo aportes mensais para sanar o deficit mensal da folha de pagamentos no aeroporto. Dinheiro este que poderia ir para a saúde, educação etc, motivada pela má gestão aeroportuária local.

Anônimo,  21:41  

Bem-vindo prof. Amilcar.
Agora sim apareceram declarações condizentes com a importância de Maringá, ditas por um "expert" em transporte aéreo.
A administração tem um aeroporto na mão, completo e pronto para trabalhar com o que Maringá tem de demanda.
O que necessitava nesses quatro anos perdidos, era ter olhado mais para a questão aérea e não tanto para a questão perfumaria e maquiagem.
A falta de administradores com conhecimento da vida aeronáutica deu nisso. Fuga dos principais interessados por cobranças desnecessárias aviltadas e sabemos muito bem que o ponto de retorno de uma empresa aérea é muito próximo do de prejuízo e se continuasse com uma EPTA II poderia ser internacionalizado do mesmo jeito.
Muito bem explicada a trama que se teceu prejudicando as aeronaves que aqui aportam em detrimento de anseios pessoais.
Enquanto o aeroporto de Maringá não passar para as mãos da INFRAERO, não haverá aporte de capital necessário para alavancar as evoluções que a demanda exige e atualmente nem existe pessoa habilitada que tenha o “cheiro” para o negócio.
Como foi de vosso conhecimento existe muita verborragia e pouca ação de real necessidade.
As facilidades estão estacionadas há dez anos e por falta de seu apoio é que não foi, mas a questão é se arranjar um lugar para encosto de pseudos administradores aeroportuários, podendo brincar à vontade, contanto que seja bem longe da corte.
O aporte que esta ocorrendo para bancar a brincadeira esta saindo do nosso bolso, como falou o amigo acima, que poderia muito bem ser empregada no próprio aeroporto, mas em suporte operacional.
Enfim temos um aeroporto de interior vestido de luzinhas, plaquinhas, chafarizinhos, faixinhas, etc. muito bonitinho, mas perdendo sua principal função que é atrair as grandes empresas com seus aviões a jato.
Seu aluno e admirador.
Tomé

Anônimo,  23:09  

TENHO USADO O AEROPORTO DE LONDRINA. USO A TAM. TEM MAIS OPÇOES. E PELO MENOS NAO CHEGO AS 2 OU 3H DA MADR=UGADA.... PREFIRA FZER 1 HORA DE CARRO.. COMO ESTA FAZENDO O PESSOAL DA PREFEITURA. MADA OS CARROS OFICIAIS IREM BUSCAS OS SECRETARIS E CHEFINHOS EHEHEH/.SABIA RIGON?

Anônimo,  17:37  

Gostaria que o Angelo rigon me informasse se já retiraram aguele pedagio que tem ou tinha no aeroporto de Maringá, pois eu gostava de passear lá com o meu filho mas depois do pedágio ficou dificiu e não derão alternativa ou é pagar ou ficar de fora.

Anônimo,  23:42  

TOMÉ !!!
Não o conheço, mas seu professor em quem tanto admira só falou merda, igualç ao seu PLANO DIRETOR do Aeroporto de Maringá qual NÃO FOI APROVADO.
Bem isso quer dizer que o P.T. pagou um projeto de PLANO DIREOR, que alterou totalmente o projeto inicial do Aeroporto e foi REPROVADO pelo antigo D.A.C.
Seu professor não tem boa fama fora de Maringá,. não seu porque mas existe pessoas que falam em canastrão essas coisas de sonhador ou pior ainda dinheirista.
Amilcar voce alem de retrogrado, não deveria falar mal do Marcos Valecio por sua incompetencia pois ele sempre te atendeu muito bem, a questão é que voce esta superado e o Marquinho só quer estar lá por motivos de mercadorias importadas para os sonegadores, MERCOTEX, OPUS, TAZ, ATTO, E BLA BLA BLA...
QUERO VER FAZER MESMO.
Gente de Maringá se realmente este comentário meu for ao ar, no blog deste Rigon, pesso que pare e reflitam, há muito mais do possam imaginar., uma má administração é f... 4 anos é muito tempo.
Valencio não tem culpa ele esta sendo usado inclusive por esse p... de Amilcar que de profissional não tem nada é um picareta papudo pra cc....
o Carioca
voce já mamou de mais aqui
cai fora
a trouxa da Secretária Izeli e o Enio Verri não voltarão mais para a Prefeitura

Anônimo,  00:41  

Para o 23:09 que usa Londrina (assim como 75% dos passageiros de Maringá - incluindo a administração municipal e os CC's),
e para o CCzão das 23:42:

1 - Silvio Barros (pai) perdeu a oportunidade de passar o Gastão Vidigal para a Infraero, na década de 70, quando esta estava incorporando aeroportos em seu portfólio e se mostrou interessada em assumir o aeroporto daqui.

2 - Ricardo (esse dispensa apresentações) literalmente PAROU a construção do novo aeroporto por QUATRO ANOS, e não moveu uma migalha sequer para tocar o projeto e construção adiante.

3 - Silvio II(filho), seguindo a cartilha dos Barros de não dar continuidade a NADA que eles não começaram e, se possível, destruir o que os outros começaram, mesmo que a cidade perca com isso, (seguindo a lógica de que somente eles fazem coisas "boas" para a cidade), não fez nada mais que colocar o "super MV" para a missão de empastelar os planos e projetos de investimento e ampliações previstos no Pano Diretor do aeroporto(aprovado sim na ANAC, mas que, devido a administração atual não cumprir os prazos de ações e investimentos estabelecidos, foi reprovado em seguida), levando Maringá a possuir o primeiro "titanicoporto" do mundo (já nasceu grande e afundou "internacionalmente").

Anônimo,  10:56  

Rigon ,

Lendo e analisando o pitaco do anônimo das 23:42 , que acho que não é nenhum anônimo e pelo horário ele deveria estar globalmente revoltado com o resultado verde amarelo nas olimpíadas. Assim, nem o calor da indignação, nem a furia nem a raiva conseguem induzir ao nosso Einstein a uma redação mobral, desconexa, pobre e sofrível, que tira o shine off ( brilho ) deste blog e fica uma dúvida - atacar a competência do professor e o off shore do marquinhos com suas empresas me parece - um contracenso ou uma incrível capacidade de despolarização mental de alta resolução de 2 situações que incomodam a SBMG.
Vamos apoiar este negativo de gênio e liquidar a fatura aeroporto - abaixo o marquinos e abaixo o professor.
Agora , será que êle consegue entender o que escrevemos ?

Anônimo,  17:04  

ah gente...... o comentário do 23:42 é o Marcos Valêncio, né?????? só pode ser....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo,  00:36  

Olha pelo que sei esse Amilcar Moura, é Arquiteto, e pelo que sei foi escondido de seus colegar da Prefeitura que o Valor pago pelo ENIO VERRI e a tal secretária ROSA IZELLI, que foi de quase ou melhor de 80.000, isso mesmo, Oitenta Mil Reais em data de 2002. Na época significava o salário anul, isso mesmo ANUAL de mais de 4, isso mesmo QUATRO, Arquitetos da prefeitura durante um ano inteiro. Pojeto já falado aqui pelo Marcos ..... que NÃO foi aprovado, isso mesmo REPROVADO, por inconformidades, pelo DAC.
Qual Marcos falou?
O Pinto, ou o Valério?
Ou será o Turco, ou a Viuva?
A Rose ou o outro Turco?
O guarda ou o Mordomo?

Anônimo,  01:34  

PUTA MERDA 80.00 REAIS POR UM PROJETO QUE NÃO OBTEVE APROVAÇÃO.
NÃO SERIA O CASO DE DEVOLUÇÃO DA GRANA PELA INCOMPETENCIA DO PROFISSIONAL?
SERÁ QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO DEVERIA INVESTIGAR ISSO. OLHA SE FOI NO TEMPO DO PT DEVERIA SIM SEM BEM APURADO SERÁ QUE ESSA GRANA TODA ..... NOSSA QUE HORROR. E O CARA TEM CORAGEM DE METER A CARA EM COMENTÁRIOS E FALAR MAL DOS OUTROS. O AMILCAR FALA AI QUANTO FOI, E SE FOI OU NÃO APROVADO SEU PROJETO DO PLANO DIRETO.
ESTA LANÇADO UMA PERGUNTA AO SR. DR. AMILCAR:
QUANTO VOCE RECEBEU? E FOI OU NÃO APROVADO SEU PLANO DIRETOR?

Anônimo,  09:29  

"ESTA LANÇADO UMA PERGUNTA AO SR. DR. AMILCAR:
QUANTO VOCE RECEBEU? E FOI OU NÃO APROVADO SEU PLANO DIRETOR?"
Adorei este comentario gostaria de saber se o Amilcar Moura vai ter peito de responder. Angelo voce deveria dar espaço e convidar o Amilcar a responder estar duas perguntas. Seria ótimo.
Conexo ou desconexo 10:56 seu comentario também não é nada de bom, não sei porque essa raiva e ira quanto ao administrador do Aeroporto o Marquinho só tem doado seu tempo ao bem da comunidade, e é tudo mintira issi de off.

Anônimo,  16:48  

Rigon , e forma inédita e atendendo ao exigente do anônimo das 9:29 hs apresento meu cadastro pessoal e alguns aditivos que o sr. marcos valêncio conhece bem para elucidar e erradicar pendências estruturais aliviando uma carga quixotesca que me é imposta, senão :
Amilcar Moura , arquiteto
Graduação - FAUSP
Pós Graduação - EESC , USP
Especialização dirigida em administração e projetos aeroprtuários-Lough Tech, UK
Estágios localizados do setor - British Airports Authority , Comapanhie Aeroport de Paris , Deutsh Lufthansa , Swedish Board Of Civil Aviation , CN Canadian National e New York ando New Jersey Porth Autrority
Professor da UEM por concurso público de Aerop e Transp Aéreos
Gerende de Projeto da Infraero Copasp-Guarulhos, Viracopos, CGH
Idiomas - inglês , frances e espanhol com fluência
Articulista do setor em periódicos especializados aquí e no exterior
Sócio da empresa EAR Aviaton
Amigo de Maringá
Agora ao que interessa
O pd do regional foi elaborado conforme as instruções normativas NSMA-58-146 e atende de forma integral o escopo técnico exigido;
O termo " reprovado " é mais que uma preciosidade do vernáculo ultrapassado do extinto DAC porque não existe plano diretor de qualquer que seja o espaço e suas determinantes que seja aprovado de imediato;
Após 1 ano de análise (2005) a sbmg foi informada via memorando e de pronto conhecimento fizemos a nossa análise fomos ao DAC / Rio e com o técnicos analistas retornamos a Maringá para formulação de algumas gestões de retificação;
Elaboramos um documento com as respostas as desconformidades constatadas que até hoje não sei se foram enviadas pela sbmg ao DAC / ANAC , mas em troca de informações foram bem aceitas restando a implantação de uma 2a pista de caráter estratégico mas que numa eventual operação poderia acrescentar importante capacidade área terminal , diria até que importante numa meta de 4 milhões de passageiros ano ao exorbitante custo de alguns milhões de dólares;
o DAC / ANAC pediu para incluir acrescentar o Boeing 707 300 no cadastro de aeronaves do aeroporto , solicitação discutível , contrariando as norma ambiental vigente na região;
O DAC/ANAC ficou de enviar dados atualizados e após algum tempo foram enviados para alguns ncrementos de uso e tendência modificando a série história adotada e reformalução de algumas soluções físicas , hoje inoperantes se considerarmos a grade de movimento sem grande densidade para cima. Desconhecemos os dados mas parece que não está longe de 2003 . Aos interessados verificar a nova planilha 2007 da ANAC ;
Aguardando o posicionamento da revisão, passado algum tempo a competência deste serviço , não tenho serviço ficou no âmbito da SBMG com o ingresso do comptente Eng. Douglas Targa, mestre em aeroportos, hoje fora de equipe;
Frequentando o aeroporto e interessado na sua atividade sem nenhum ônus para a SBMG fornecí alguns relatórios que se estudados e discutidos poderiam orientar para uma rota mais sensitiva e comparecendo algumas vezes para trocar idéias com o sr. marcos valência com a mais nobre disponibilidade e evoluiria;
O pd é um instrumento dinâmico e deve ser revisto e redequado a cada 3 anos, afinal na nossa época exitia uma Varig / Rio Sul , Variglog, Vaspex, saia a Transbrasil e hoje restou a Gol e cinco anos determinam um pré geração de atividades sociais e econômicas;
O Contrato foi originado em licitação pública e recebemos 80 mil reais, segundo comentário feito na Infraero um documento de altíssimo nível elaborado para disseminação entre técnicos de planejamento e consulta dos poderes de decisão. Um pd similar para um aeroporto com movimento inferior a Maringá é licitado por 256 mil reais;
Não sou irado e não disponho de nenhuma animosidade pessoal e muito pelo contrário o mais a ética e postura profissional suger e resposta competente afinal porque tê - lo , certo ?

Anônimo,  17:25  

Só posso dar parabens , esta é a resposta de um profissional clássico, cordial e amigo e mais outros que foram que dsipensados do nosso aeroporto hoje esperando uma bensão e um milagre para sair do chão e ainda vai ter que rebolar para ler e entender a resposta das besteiras que anda dizendo . Acho até que o professor não deveria ser tão educadinho demais . Pô e olha eu estaria morrendo de verrrrgonhaaaaaa!!!!!

Anônimo,  17:57  

Como gaucho e leitor do blog , vejo que o tema aeroporto quando sai alimenta um montão de pitacos e algum tempo me tomei o ânimo e não sendo do ramo , não sei nada e gosto de avião, sou discreto e este marcos valêncio é um cara fera e poderia se candidatar até a prefeito . Tá toda hora na mídia e tem tudo para o voto , e investe bah chê .

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