19.8.08

Classe social

“Pobre vira classe média para agradar ao governo”, afirma a advogada paulista Sylvia Romano, em artigo.

16 pitacos:

Anônimo,  15:06  

ATENCAO PERIGO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™, na condicao de presidente do PZ alerto a todas as minhas Faas e os CCCIs a nao lerem este texto. A autora tem a petulancia de dizer o que todo mundo sabe, o OME somente mente. E voces tem que acreditar nas asneiras que ele fala,

Eu jah havia dito, aqui, exatamente o que esta desalmada esta dizendo, nao leiam.

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo,  15:09  

Querem construir um murinho, para
distinguir a classe média, e pra ninguém entrar...É um pré conceito
velado esse discursso.

Anônimo,  15:27  

Ihhhhhh o CCCI (15:09) jah leu e nao entendeu nada!!!

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

DENIS DIAS 15:37  

preconceito mesmo. pior que o OME mentir é a imprensa em geral deturpar suas declarações e desvirtuar fatos concretos que mostram como o Brasil está sendo bem governado e, mais importante do que isso, governado para todos.

Anônimo,  16:36  

Caro Denis

Sinto informa-lo mas o seu desejo nao eh realidade.

O OME nao esta fazendo um bom governo, e sim pessimo, eh apenas uma continuacao mal acabada do governo do gangster FHC.

E ele nao governa para todos nao, ele governa para as Zelites, isto eh, os Banqueiros, os Latifundiarios do Agronegocio Exportador e os Malandros em geral.

E a autora ai nao eh preconceituosa nao, ela mostra que o OME apenas mente, isto eh, nao tivemos pessoas saindo da pobresa e entrando para a classe media, o governo apenas mudou a metodologia de calculo do que se consideraria classe media, mas a miseria aumentou. Eh soh andar pelos grandes centros do Brasil para ver, a miseria, a violencia e o total descaso com a populacao mais pobre. Maringa eh uma excecao, por estar numa regiao rica, nao dah para servir como parametro.

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

DENIS DIAS 16:50  

Servo,
no meu entendimento, deturpar declarações e fatos(inclusive estatística) é uma forma de preconceito, ainda que velada. E quase não vemos isso quando se fala do OME não é!?
Mas eu concordo com você que Maringá é uma execeção(há tempos) e não serve de base, por isso mesmo acredito que aqui esse "preconceito" é ainda MAIOR do que em qualquer lugar do País. Costumava dizer que aqui é uma bolha de vidro, quase que imune ás grandes mazelas deste país. aqui não tem crise!
Mas, voltando ao assunto principal, o que vc está dizendo éo mesmo que eu vejo na grande mídia: que diz que o Brasil agora tem mais ricos e classe média, quando o que chama a atenção no estudo recente do IPEA/FGV é a forte redução da pobreza. O mais interessante do estudo do IPEA é que ele mostra que, diferentemente do que diz a imprensa golpistaessa melhora social/econômica enorme por que passa o país começou exatamente quando começou o governo Lula....

DENIS DIAS 17:04  

No governo FHC, a pobreza, que ameaçou cair no lançamento do Plano Real, começou a aumentar depois da quebra do país em 1999 e só voltou a cair ao fim do primeiro ano do governo Lula, conforme poderá ser verificado em qualquer estatística que abranja o período de 1994–2007. E com a desigualdade, estagnada durante a era FHC, aconteceu a mesma coisa. Dados do IBGE 2002/2003:
a pobreza estava aumentando no Brasil, mas a partir de 2003, primeiro ano do governo Lula, começou a cair.

Anônimo,  19:15  

Denis

O governo do gangster FHC nao serve de parametro, pois foi uma coisa horrorosa, e o do OME eh muito parecido.

Soh que o OME, astuto, pegou elementos da organizacao do FHC, como o Meirelles, o Maluf, o Delfim Neto e tantos outros do segundo escalao, que sabem como ninguem manipular dados.

Alias, tem uma frase uma interessante que se nao me engano do Roberto Campos, ou atribuida a ele que diz: "a estatistica eh uma ciencia interessante, como o biquini, mostra tudo menos o essencial".

Dai, estes institutos como o IPEA e o IBGE em que pese terem excelentes funcionarios e alguns bons pesquisadores manipulam os dados.

Soh vou dar alguns exemplos:

1. Como se media o desemprego, ou deveria se medir. Pega-se a populacao desempregada e divide pela populacao empregada, certo? Eh assim que se faz no mundo todo. Jah no governo do FHC, foi mudando a metodologia, comecou mais ou menos assim, voce conta o numero de pessoas que procuraram empregos durante um mes, e divide pelo numero de pessoas que encontram empregos. Ai da a Taxa de desemprego, ora mas e se o cara desistiu de procurar emprego? Ele continua desempregado e sai da conta dos desempregados. Agora no governo do OME o prazo eh de mais ou menos uma semana, para o cara nao dar tempo de voltar a procurar emprego, entao se diz que o desemprego diminuiu, e que o OME gerou 10 milhoes de empregos. Eh uma meia verdade, foram gerados 10 milhoes de empregos soh que ao mesmo tempo desapareceram 15 milhoes de empregos.

2. Esta coisa da pobreza e do salario minimo. O OME esta comparando o salario minimo em relacao ao dolar, soh que o dolar esta artificialmente baixo e por conta da economia mundial, assim o salario minimo deveria ser comparado com o poder de compra, ai voce verah que nao melhorou desde o governo do gangster FHC.

3. O Salario minimo necessario para manter uma familia de dois adultos e duas criancas segundo o Dieese, seria em torno de 2100 reais. Veja bem isto eh salario minimo e ai na conta do OME se a familia recebe de 1000 a 4600 eh classe media?????? E o Dieese nao eh nenhuma entidade de esquerda, nem de nenhum partido de esquerda. E veja que no caso ai dos classes medias do OME a familia pode ter 10 pessoas e desde que a renda seja de mais de 1000 reais virah classe media. Aonde??????????????

4. Outra balela eh com relacao a diminuicao da pobreza. Por conta da politica exportadora, e do crescimento da economia global, diga-se a media eh superior a do Brasil, o PIB aumentou, soh que nao aumentou igualmente, uma vez que foi uma politica de geracao de riqueza sem valor agregado somente vendendo commodities, como soja, ferro, madeira (!!!!!!) e mais alguns minerios. Assim os pobres nao tiveram acesso a esta riqueza nao!!!!

5. Porque da para ficar evidente que a pobreza aumentou e que nao temos empregos:

- A violencia e criminalidade eh o maior sintoma de um pais com desigualdade economica, e ela aumenta assustadoramente.

- Nunca se saiu tanta gente do Pais a busca de empregos em outros paises, e a maioria em empregos que os nativos nao aceitariam, voce com certeza conhece muita gente que saiu do Pais.

- O crescimento de sub-moradias, isto nao da para tampar, mesmo que voce falsifique os dados como o IBGE e o IPEA faz, eh soh andar pelas grandes cidades.

- Comida em lixoes, se ve tambem em grandes cidades pessoas que se alimentam em lixoes.

- o aumento de atividades informais como flanelinhas, moto-taxis, e outras piores como prostituicao, trafico de drogas, etc.

6. A grande imprensa eh conservadora, mas soh seria golpista se o OME estivesse contrariando os interesses dos poderosos, me diga uma acao do OME contra os poderosos????? Ao contrario ele "sumiu" com uma divida que a Rede Globo tinha com a Uniao de 5 bilhoes de reais. Todas as estatais enchem de dinheiros a grande imprensa com propagandas de Estatais e do proprio governo. Entao este papo de PIG eh pra la de bobagem, a FSP por exemplo batia tanto no FHC como bate no OME agora, eh um jornal independente. Eh logico que a Veja trabalha para a organizacao criminosa do gangster FHC, mas a Carta Capital e a Epoca tabalham para a organizacao criminosa do OME.

Saudacoes Conlutas

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo,  21:52  

O Fernandão falou que ia fazer, mas não fêz, fazer conjequituras é fácil... O Lula está fazendo; Teve coisas urgentes, como matar a fome dos miseráveis que ficaram por muitos anos abandonados por nossa casta política, seduzidos pelo enrriquecimento ilícito... A corrupção já tinha se alastrado, o congresso nacional já estava vivendo total sodomia...

Anônimo,  10:10  

A gente não tem que fazer política contra ninguém, mas sim, à fafor de todos...

DENIS DIAS 14:35  

cervo,
acho que as estatísticas de órgãos que têm credibilidade são válidas, o que muda é o nosso ponto vista, a nossa ótica em relação aos dados apresentados e como foram aferidos. Pegando qualquer uma de exemplo, provavelmente vc interpretará de um jeito e eu de outro, e talvez até cheguemos á conclusões parecidas.
Então, dentro desse meu ponto de vista houve uma melhora significativa em quase todos os sentidos. Houve um aumento no poder de compra sim, que pode ser visto por esse "boom" de consumo que estamos presenciando. Pode não ser nenhuma maravilha, mas já é alguma coisa. Olha a explosão do crédito...os finaciamentos...mercado de imóveis/automóveis. E o Brasileiro está comendo melhor, sim. Nunca se viu tanto "pobre" comprando celular, carro...e isso não é consequência da globalização heim!
E isso parece estar doendo nos "ricos", retomo aqui o questão do "preconceito". Exemplo: a batalha da CPMF. Não era "engodo" do governo??? então cadê a redução nos preços com o fim dela??? Eles não admitem perder um centavo. Ainda mais se for para distribuição de renda. "Tirar do meu bolso pra dar pra pobrezinho que só vota de barriga cheia!? E ainda ajudar com as politícas sociais "eleitoreiras" desse ladrão??? Nunca."
Ainda no meu ponto de vista: pode parecer eleitoreiro e tudo mais eu apóio todas essas politicas sociais, conforme post anterior das 21:52 "...matar a fome dos miseráveis". Pra mim, só o fato de assentar mais um pouco dessa gente que nunca teve nada já vale. mesmo que não houvesse avanços na minha classe social. Mas houve(eu tenho celular, só não fiz o PROUNI porque já devia uma fortuna do FIES do FHC e tranquei a matrícula...rsss)
mudando de assunto, fico feliz pelo bom nível da conversa apesar da discordância. espero que sirva de exempla á alguém. Espero que não haja nenhuma APARIÇÃO baPPtistal por aqui.

Anônimo,  00:21  

Denis

Eu nao tenho absolutamente nada contra politicas de diminuicao da fome. Soh que este governo ficou nisto, e ai que te digo que nao tem diminuicao do desemprego, se tivesse estas bolsas familia tenderiao a diminuir com o tempo e esta acontecendo exatamente o contrario. Entao ela soh estah mantendo o cara escravo de uma politica assistencialista e resolvendo momentaneamente a situacao e mantendo o cara escravo da situacao e portanto a bolsa tem carater eleitoreiro. E como diria Gonzaguinha:

Não adianta cara feia, nem adianta se zangar
Que ela só vai para quando essa fome passar
... e doutor,uma esmola a um pobre que é são
Ou lhe mata a vergonha, ou vicia o cidadão

Quanto a CPMF eu acho que voce esta enganado tambem, eh obvio que nao iria baixar os precos por conta disto, mesmo porque o efeito sobre a economia era minimo, e o valor arrecadado pela CPMF nao representa 10% do que o OME paga de juros pela divida publica, que ao contrario do que falam por ai nao acabou nao!!!! Quadruplicou no governo do OME, ele quitou uma divida barata com o FMI por uma com juros 4 vezes mairores colocando Titulos do Tesouro a venda. portanto dinheiro tem, nao precisava de CPMF e nao eh verdade tambem que ela era democratica e fiscalizadora, nao era democratica pois o empresario repassava a quem comprava a mercadoria, e nao era fiscalizadora pois existe Leis que podem abrir qualquer sigilo fiscal, o governo nao o faz, pois os maiores apoiadores e financiadores da campanha do OME sao os maiores sonegadores do Brasil.

E quanto ao Prouni, jah coloquei num outro Pitaco que dados da Andifes (nao me lembro exatamente o nome da entidade mas ela envolve todos os Reitores de Universidades Federais e eu acho que de Estaduais tambem) e eles mostram que se o dinheiro que eh investido no Prouni fosse investido em escolas Federais ou Estaduais, isto eh Publicas, seria possivel se gerar no minimo TRES VEZES mais vagas nestas escolas, isto eh com o mesmo dinheiro estudariao 3 vezes mais pessoas em escolas infinitamente melhores.

E imagino que seja mais velho que voce Denis, e tambem jah acreditei no OME, inclusive o conheco pessoalmente e jah conversei algumas vezes com ele hah algum tempo atras, inclusive posso dizer que trabalhei, e muito para ele chegar onde chegou, mas a decepcao com ele jah vem de pelo menos 10 anos quando deu para perceber que ele havia mudado de lado, e nao defende mais os Trabalhadores nao, se teve alguma melhora esta melhora foi levada por uma conjuntura economica mundial, o OME e isso eu tenho certeza nao tem a minima preocupacao social, que imagino que voce tenha.

E para voce ver como sao as coisas, quem eh o Vice-lider dele??? Nada mais nada menos do que o Reicardo o chefete do cidinha o fujao fofoqueiro e mentiroso, em suma o Aparecido Baptista apoia o OME hoje, nao eh estranho???!!!???

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo,  19:12  

cervo, quanto á cpmf nunca acreditei na redução de preços, mas foi a bandeira levantada pela oposição. Por mim eu assinava uma declaração autorizando o governo a CONTINUAR DESCONTANDO OS 0,03(é isso?) das minhas transações embora provavelmente eu não me encaixe na faixa tributada, já que ganho bem menos que os 3.000,00 reais.
E quanto a certas "alianças" tb me desapontei bastante, entre outras coisas...mais ainda assim penso no bem maior: distribuição de renda e políticas eleitorais. coisa que ninguém faria, a não ser os que estão "a esquerda" do Lula. mas se pro Lula tá sendo dificil, se ele teve que fazer esse monte de alianças repugnáveis, imagina se fosse com alguém mais radical que ele??? Não iria conseguir governar nunca....
Aqui em mgá então!? Admiro muito a ana pagamunici, sua atuação no sindicato e também as suas propostas, mas será que deixariam ela fazer alguma coisa aki??? a câmara? os comerACIMtes? ou aquele grupo que manda aki há décadas?

Anônimo,  23:05  

Pois Denis

O grande problema eh que o OME perdeu a oportunidade, agora jah era, ele estah entregue, isto eh se sujou de lama ou Barros, de Malufs, de Collors de Sarneys de Geddeis, etc...como queira.

E quanto a Ana voce tem razao, muito dificilmente ela conseguiria governar em paz.

Por isto a mudanca tem que ser maior, principalmente extirpando estas organizacoes criminosas do poder tanto a do gangster FHC, como a do tao gangster quanto o OME. Sao quadrilhas apenas com chefias diferentes e o objetivo deles na verdade eh se juntar para nao perder a mamata nunca e continuar a governar para as Zelites, e soh!!!!!!!!!!

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo,  11:58  

COMO? COM UMA CANETADA?

DENIS DIAS 19:03  

Cervo,
Sim, essa sujeira as quais ele teve que se submeter também me causam ojeriza e até problemas no intestino. Me dói(e muito!) ver aquele Mangabeira Unger lá, por exemplo. Jobim idem. Entre outros. Não vou me estender mais, nem jantei ainda e pretendo fazê-lo.
Provavelmente sou mais novo que você sim, mais ainda não perdi a esperança nele, principalmente pelos RESULTADOS ALCANÇADOS, alguns dos quais já mencionei. É claro que os dados/estatísticas podem ser manipulados e interpretados de vários formas, pode ter havido inúmeras mudanças na forma de quantificá-los, mas ainda assim, seja qual for a interpretação, houve melhora em todos os campos, principalmente na distribuição de renda e no social.
Vou mais longe ainda, pra mim deixou de ser SÓ UM político faz tempo.
O OME age como um ESTADISTA....

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima