Acema entra na disputa eleitoral
Isso nunca havia acontecido antes na Acema: sábado, no início do torneio de futebol, um diretor pediu aos jogadores que votassem em Mário Hossokawa (PMDB), em nome da diretoria da associação. Hossokawa, que foi líder do PT e do PP, já presidiu a Acema.
No local estavam outros três candidatos a vereador: Osmar Murassaki (PSB), Airton Keiji Ueda (PV) e Fabiano Massago (PMN). A comunidade nipo-brasileira ainda tem outros candidatos a vereador, como o ex-vice-prefeito Noboru Yamamoto. O tiro, no entanto, teria saído pela culatra: mesmo simpatizantes de Hossokawa acharam um exagero a intromissão da Acema na campanha eleitoral.
24 pitacos:
Tanta gente boa e a Acema vai indicar logo essa x
Pensa que ajuda o candidato, isto queima ,mais ainda...
O PMDB só faz uma cadeira...se fizer...Mário tá fora.
A Acema tem que escolher otro para puxar o saco...
Pior de tudo é que como o clima ficou tãoooo chato quem estava lá pode conferir o tal com a maior cara de pau indo pedir desculpas para os demais candidatos.... sem contar os seus cabos eleitorais abordando os outros candidatos, dentro do clube, com conversinha fiada querendo que eles abram mao da campanha propria esta eleição para um suposto apoio nas eleições de 2012... Pois, dizem as más linguas, que este é o último ano que o Mário irá se candidatar...será que algum candidato cai nessa????? E, poxa vida, alguém precisa dizer para eles que lá é um clube de lazer e as pessoas vão lá para se descontrair e não para ficar ouvindo papo furado...
Sou sansei, não sou sócio do acema e não gostaria nunca de ser pois tenho amargas lembranças de tratamentos discriminatório e ditatorial que os nossos descendentes usam como regras para os seus participantes.
se pelo menos tivem criando um sucessor para o Mario Hossokawa tudo bem, veja depois do Taguchi, veio o Mário, e agora????
Desculpem senhores que se dizem representantes da nossa colonia, voces já fizeram a lambaça que ficou marcada na nossa competência, de ser uma festa tão retrogada sem nenhuma expressão.
Agora esta ação discriminatória realmente voces estão voltando no tempo e uma pena.
Queremos alertar que o o vereador Mário Hossokawa é um homem inconteste, mas não esqueçam, do Noboru, Mura, Ismael cadeirante, Fuji, Chico Japoneis, vice Akemi, esposa do Takeo, Fabio Massago, Tanabe, "E PORQUE NÃO TAMBÉM OS NOSSOS IRMÃOS DE OUTRAS NACIONALIDADES, entre outro, que peço desculpe se não relacionei, estre nesse espaço e divulgue por favor.
Até os lideres ditadores orientais devem ser combatidos,
Quem foi o mentor desta idéia, a de pedir voto dentro de uma associação para um determinado candidato, faltou com total respeito para com os outros candidatos. Isto tem que ser banido da acema, não somente os mentores da idéia como também o candidato preferido. Sinal de que renovação não interessa para alguns. A democracia tem que absoluta e imperativa em todos os lugares. Esta forma de fazer campanha é covardia pura....ou desespero por parte de alguem.
É no mura que eu voto! É no mura que eu voto! hahaha
Meu candidato não é o mário!
Mas me expliquem, então como se ganha eleição?
Não pode pedir votos???!??!?!?!
Por acaso tá sendo imposto o voto no candidato?
Proibiram os outros de frequentarem o local? (eu mesmo vi outro candidato distribuindo santinhos).
Ridículo....
Estive no sábado no Acema, local em que normalmente eu desfruto do prazer de jogar uma partida de futebol com os amigos. Durante mais de vinte anos eu defendi as cores do nosso clube e da nossa cidade nos campeonatos Nipo-brasileiros e sempre tive a Associação como um marco da colônia em nossa cidade. A política como em todos os segmentos da sociedade deve sim fazer parte do clube, até porque, neste espaço social temos formadores de opinião e cidadãos compromissados em ser Mais Maringá.
Os benefícios de ter uma representação nipo na Cãmara é incontentável. Mesmo porque, todos os segmentos da sociedade deveriam ser representados na política local. Mas, evidente que o político não deve ser apenas um candidato da colonia niponica mas sim um candidato da cidade de Maringá, O fato ocorrido no sábado, no meu entender anti-ético e com aparência de desespero, somente traz a tona aquela velha retórica de quando chegado o momento, vale tudo!!!
Mas tenho certeza também que as pessoas responsáveis pela coordenação do evento esportivo tomarão as providências para que fatos desta natureza não ocorram nesta proporção ou que pelo menos seja mais democrático.
Com todo o respeito pelo demais companheiros candidatos, ainda acho que devemos nos questionar sobre o que virá depois do processo eleitoral. Da minha parte, eu quero poder manter o mesmo nível de amizade que me qualifica como uma das lideranças política dentro do cenário municipal. As vezes uma atitude exagerada e mal pensada acaba gerando atritos que levam muito tempo para ser curados e quem vai perder e a própria colonia niponica. Ta na hora da grandeza política e pensar na construção do futuro e nas novas lideranças. A renovação é fundamental e deve ser encarado com muito respeito. Imagine se somente eu fosse eleito agora em 2008 o que estas pessoas iriam fazer para falar comigo???
Lembrem-se disto, eu tenho muitos amigos e votos no clube e não se traa de intromissão ou fazer frente as campanhas dos demais candidatos, que dentro da minha conduta, respeito e tenho admiração.
Mura
Rídículo....
Se for renovação que desejamos então só tem um nome no momento com expressão política e com formação para atender a colonia: O MURA.
Conheci o cara e ele realmente sabe o que fala e faz. Talvez ele seria o nome ideal até para ser o vice do Quinteiro, pois ele reforçaria ainda mais com o poder de liderança e competência política. O Mura será vereador com certeza.
Caramba!
PEDIR voto também é proibido? Dessa eu não sabia.
Por certo O Mário não faria um pedido desses. Tal recomendação, no mínimo, deve ter partido dos puxa-sacos do corrupto Arrogante II.
Ass Eleitor do Fábio
Este papo de Clubes virarem Clubes do Bolinha eh para idiotas.
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
Uma entidade que representa uma comunidade não pode pedir voto prum candidato apenas se isso nao for discutido pelos socios.
Usaram o nome da Acema para fazer media pessoal com o Silvio e com o Mario...
Isto é, usaram o nome da ENTIDADE PARA benefício próprio....
afinal..quem foram os diretores que pediram votos???
O ENOLA GAY PODERIA SOBREVOAR
A ACEMA ESSE FIANAL DE SEMANA
HAHAHAHAH
Acho que os leitores não entenderam. O fato é que o estatuto do clube não permite que o Nome da Entidade esteja associada ou seja usada para beneficiar candidatos. A campanha pode e deve ser feita sim, desde que não venha ferir as regras regimentais ao qual todos os associados estão submetidos.
Mas eu particularmente, não me senti prejudicado, muito pelo contrário, até acho que foi bom para aquecer um pouco a politica entre os amigos.... rssss
Mura
Eu concordo com O "Akino", ví uma vez o comentário onde ele dizia, o mais ético, competente, para representar a japarada é o
Fuji.
Portanto vamos resumir "coronia", chega de passar em branco, vamos colocar uma pessoa que tem atitude.
Se duvidares, consulte, "sou Fuji!".
O problema não é pedir voto!
O problema é fazê-lo em nome do clube inteiro!
Quantas pessoas lá dentro vão votar em outros candidatos.
Diretoria é minoriam em relação aos sócios e deveria ser apenas uma representante dos mesmos e aí está o erro. Assim como Vereadores e prefeito são representantes da população e jamais poderiam dizer algo como se aquilo fosse verdade para toda a cidade.
O mundo está mudando.
Fazer campanha sem pedir voto.
Burrice.
Fazer campanha pode, inclusive pedindo voto.
Só não pode, em nome da Diretoria, interromper atividades e pedir votos.
Isto, nãoo póooodiiii
Pode pedir voto sim, o que não pode é achar que os outros são trouxas.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.