Ouçam o presidente do TSE
Três declarações do presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, revista Veja desta semana e que merece ser lida por todo o juiz eleitoral que decidirá sobre impugnação de candidaturas:
- O Brasil quer eleições eticamente depuradas. Há uma espécie de água na boca das pessoas por um Brasil passado a limpo, um Brasil com políticos comprometidos com a causa pública.
- A regra segundo a qual ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado protege o indivíduo. Acho isso correto, claro. Mas também acredito que o indivíduo não pode usar essa regra em seu benefício quando pretende ocupar um cargo eletivo. No direito penal, em dúvida fica-se a favor do réu. No direito eleitoral, em dúvida fica-se a favor da sociedade. Quando um político exibe um número de processos que evidencia um namoro aberto com a delituosidade, esse político não pode representar a coletividade.
- Acho que os juízes estão ávidos por tirar a Constituição do papel e impedir a candidatura de políticos sobre os quais pesem graves crimes. O juiz contemporâneo é aquele que abre as janelas do direito para o mundo. Isso não significa um juiz vassalo da imprensa. Significa um juiz disposto a ouvir atentamente o que a opinião pública tem a dizer. Não há mais lugar para o juiz que se tranca numa torre de marfim ou paira numa esfera olímpica, como um semideus.
4 pitacos:
"um Brasil com políticos comprometidos com a causa pública", sim, mas também, queremos um judiciário, um executivo e a imprensa, também comprometida com a causa pública.
Quem tem que ler isso é o Ministro Presidente do Supremo, Sr. Dr. Ilibado, e os cacetes, Gilmar Mendes que soltou DD por duas vezes no mesmo dia...
Atendeu os anseios da sociedade aonde? ... Ouviu os apelos de quem? ... e ainda por cima, OFENDEU o juiz federal de primeira instância com sua arrogância e aí sim confirmou o que já se sabia (a sociedade) que realmente DD tem muito poder no STF...
Uma pena... pessoa errada no lugar errado... e vitalício...
Essa declaração é como colírio para os olhos da sociedade.
Que atendam essa solicitação e teremos uma eleição livre de gente comprometida por desvios.
Quem sabe os maringaenses possam ver fora do páreo aqueles nomes tão conhecidos, não pelo trabalho é claro, mas pela pilantragem que vivem fazendo com nosso dinheiro. E olhe que a Cârama tem muitos, até um certo presi.... campeão geral em processos por todos os tipos de delitos.... Mesmo que a justiça não faça a parte dela, vamos divulgar aos quatro ventos o que sabemos desses desocupados, pois só assim elles podem ficar fora da vida pública.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.