10.7.08

Copiadora Progressista


A logo original, norte-americana, e a cópia

A descoberta vem do Pensa, Rics, Pensa!: a logo da campanha de Silvio II, em Maringá, é a cópia da logo de Barak Obama, o candidato norte-americano. É o fim da criatividade na política local?
Não é a primeira vez que a assessoria de Silvio II chupa idéias alheias. Em 2004 ele copiou logos e frases da campanha de Lula - de quem na época era crítico feroz.

39 pitacos:

Anônimo,  00:13  

Em 2004 o OME jah havia mostrado ao que veio, e o NOSSO ALIADO Silvinho Verri 0.5 fazia uma criticazinha ou outra para aumentar o seu preco na negociacao, assim como foi quando contratamos o GRANDE VICE-LIDER o nobre Reicardo Verri, que eh o orgulho de nossa organizacao criminosa.

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo,  00:22  

Nessa eles vão chupar outra coisa...

Anônimo,  02:03  

para falar a verdade, esses logos nao sao nada parecidos...

cópia é aquele do juventus e do galo maringá,

e o simbolo do partido federalista e do no democratas...

Anônimo,  07:59  

Vamos com calma, na critica.

Uma logo não tem nada a ver com a outra. como cópia?

As cores podem ser iguais o que é natural.

O sentido (a mensagem) é completamente diferente.

À americana traz os traços da bandeira e o sol com à indicar um "novo dia" e nenhuma menção numerológica.

A do PP usa o mesmo fundo azul que é para lá de comum, o número 11 e uma base em vermelho, como que a sugerir, campos e montanhas ou algo parecido.

Não vi, sinceramente nem de longe uma cópia.

Grato
Prof. Paulo Vergueiro

Anônimo,  08:47  

A animaçãozinha que o mais divertido você não colocou Rigon? kkkkk :)

Editor 09:01  

Mas fiz o link.

Anônimo,  09:09  

Critica pela critica. Cópia aonde???

Anônimo,  09:15  

Nada a ver.
Quem foi o imbecil que falou que são parecidos ou cópia.
Esse sujeito deve ser cego, igual a alguns que acreditam no Quinteiro no segundo turno.

Anônimo,  09:34  

Cópia sim foi o que o povo do quinteiro fez, está usando o mesmo slogan que o Edmar Arruda usou na eleição passada, MAIS MARINGÁ. Deve ser porque o marketeiro é o mesmo que fez. Isso sim é cópia, quer dizer, reaproveitamento de idéias!!!!

Anônimo,  09:40  

Essa é a criatividade da Meta Propaganda!

Anônimo,  10:13  

Anônimo, o imbecil fui eu. E sim, o logo está literalmente "chupado" do logo do Obama.

Provavelmente você não é designer, então vou te falar de alguns conceitos em design que me levaram à identificar NA HORA a cópia.

O formato é o mesmo. As cores não só são as mesmas como estão apresentadas nos mesmos lugares, praticamente da mesma forma. E por fim, a apresentação do logo também é a mesma.

Procure sobre esses conceitos, leia sobre eles, aprenda e seja feliz!

É óbvio que não são idênticas, não foi isso que eu disse. Mas em termos de design é sim uma cópia descarada.

E não dá nem pra tentar o argumento de que foi "coincidência", porque a primeira coisa que um designer deve fazer na hora de começar um trabalho é realizar uma pesquisa sobre o tema e tudo o mais. Levando-se em conta que o logo copiado é do Obama, uma das pessoas mais comentadas em todos os noticiários do mundo inteiro durante meses já, é impossível o cara que fez a logo do Silvio não ter visto.

E por fim, não foi uma crítica, foi uma observação, uma constatação. E foi feita por mim, um imbecil com formação em design e que trabalha na área a pelo menos 15 anos.

Anônimo,  10:15  

Opa, eu vi o link lá Rigon, muito obrigado. É sempre uma honra ser citado no seu blog, sem contar o pico de visitação que sempre vai às alturas quando isso acontece.

Eu falei da animação só porque achei o mais legal do post, mas não quis ser grosseiro ou mal agradecido. Espero não ter passado essa impressão. Se passei, me desculpe.

Grande abraço,
rics

Anônimo,  10:48  

Não tem nada a ver um com o outro. Ningém pode deter a propriedade de um círculo. O que tem dentro é cada qual cada qual...

Anônimo,  11:13  

Os companheiros
Não confundam, Barak Obama
com barraca da Bhrama.
Zé Rainha.

Anônimo,  11:19  

nao tem nada de parecidos. Esse rics ta precisando de um bom oculos isso sim, acorda rics. Ja escolheu pra que lado vai puxar a sardinha, heim.

Editor 12:24  

Ao Rics: Imagina. O que acho interessante é a discussão que esse tipo de postagem desperta. Não fossem os antecedentes de Silvio II na campanha passada - em que ele copiou o "Agora é" de Lula, inclusive o padrão gráfico - este até que passaria batido.

Anônimo,  12:29  

Ao Anônimo das 11:19,

Ainda não. Preciso primeiros aber das propostas de cada um, né? Enquanto isso estou pesquisando os antecedentes. Minha decisão só vai ser tomada depois de muito, mas muito pensar mesmo.

Anônimo,  13:10  

Talvez RICS, seja essa massividade da logo de B.O. que tenha chamado a atenção dos caras... a publicidade estará em todas as televisões do mundo inteiro, justamente na mesma época em que estaremos em campanha aqui em Maringá... os caras roubaram, mas, bem sacado... mensagens subliminares...

Anônimo,  13:37  

Ô Rics... já que tu é tão profissional do design, faz uma logo aí pra gente ver. Escolha o candidato de sua preferência e mande ver. Mas não pode ficar parecido com nada que existe. Afinal, é isso que estão entendendo por criatividade.

Anônimo,  14:05  

Rics, se vc se acha imbecil então não preciso citar mais nada.
Agora pelo fato de ter 15 ou 30 anos na atividade, não quer dizer que sua observação é verdadeira.
Continuo afirmando, quem te botou nesta cabeça de 2 neuronios que os logos se parece?
Dá licença meu chapa, fui seu professor, acorda, se não tem o que comentar fecha a matraca, assim não entra mosca e não sai besteira.
Seria o mesmo que dizer que as bolas de futebol e de tenis se parecem, pensa rics, pensa.

Anônimo,  15:17  

Aos Anônimos ...,

[... das 13:10] É verdade mesmo, pode ser. De repente eles quiseram mesmo pegar uma carona na campanha do Obama. Se for isso mesmo então o pessoal realmente gosta de jogar sujo. Melhor mesmo se fosse só falta de criatividade, né?

[... das 13:37] Acertou, sou profissional, e como tal não trabalho de graça. Se você quiser me pagar o valor de mercado para a criação de uma identidade visual eu aceito. É só me procurar. E ninguém está "entendendo como criatividade" o fato de fazer algo novo. O conceito de criatividade é esse: "Processo intelectual cujo resultado é a projecção de ideias novas.". E não estou inventando isso. Tá no dicionário. Entra no Google e digite "define: criatividade".

[... das 14:05] Primeiro, eu não me acho imbecil, nunca disse isso. Quem me chamou de imbecil foi um dos anônimos que comentaram aí pra cima. Segundo: Realmente o fato de ter trabalhado um certo tempo numa profissão não faz a minha afirmação verdadeira, mas o fato de você mesmo não ser do ramo faz da sua observação completamente irrelevante, já que não tem conhecimento algum pra formar uma opinião decente sobre o assunto. Terceiro: Até hoje não tive professor algum que escrevesse tão mal e que baixasse o nível num debate só porque não tem argumentos convincentes para replicar uma linha de pensamento proposta por outra pessoa. Quarto: As bolas de futebol e de tênis se parecem sim, pelo menos do ponto de vista do design de produto. Qualquer outra bola idem. O design leva em conta não só cores e formato, mas até mesmo a funcionalidade das coisas. Enfim, eu sei que você não entendeu nada, mas se quiser procure na Wikipédia o que é design e arrume alguns argumentos concretos para continuar nosso debate.


(...)

O que eu acho mais engraçado é que vocês todos, Anônimos, não tem coragem nem de se identificar, mas eu entendo. Eu também teria vergonha de dizer quem eu sou se não tivesse a mínima noção do que estou dizendo. Como não é o meu caso, assino o que escrevo.

Grande abraço,
rics

Barstorm 15:38  

Caramba, estou impressionada com o nível cultural, acadêmico e educacional. Impressionado também com os conhecimentos técnicos. São todos designers da mais elevada cepa. Aposto que todos fizerem Miami ad School, trabalharam com Nizam, David, Duallibi e outros mais. Será que não há um pingo de bom senso para perceberem que esse tipo de coincidência acontece: E mais a mais, as logos são sutilmente similares, apenas isso. Ah, qurem saber? Vão catar coquinho pra fazer limonada.

Anônimo,  15:55  

Rics, bingo, vc tá certinho.
Pelo seu ponto de vista, vou agora em uma concessionária e trocar meu fusquinha 72 por um Passat alemão 2005, todos são carros, portanto pelo seu ponto de vista devem ter o mesmo valor, pois são carros.
Ah, outra coisa, pelo seu ponto de vista toda arte que tenha um circulo deve ser plágio.
Vamos inventar uma esfega quadrada, ou quem sabe um retângulo redondo.
Acorda rics, acorda.

Anônimo,  15:58  

Rics, vc escreveu as 10:13:
"Anônimo, o imbecil fui eu. E sim, o logo está literalmente "chupado" do logo do Obama."
Hum, tá certo.

Anônimo,  16:20  

Realmente impressionante o nível de conhecimento técnico dessa rapaziada. Cada vez que eu vejo um debate desse tipo aqui eu fico mais embasbacado. Rigon é um que manja tudo. Não sei como Maringá ainda não é considerada a capital mundial do design gráfico e da propaganda... aqui só tem expert! Deus que me livre! Como cavalos na parada de 7 de setembro: andando, cagando e sendo aplaudidos, seus amigos queridos.

Anônimo,  16:29  

ENGRAÇADO, O AMIGO DAS 9:15,
ESTÁ TÃO APAVORADO COM O DR. WILSON QUINTEIRO, QUE O ASSUNTO NÃO TEM NADA A VER COM O QUINTEIRO, QUE ELE FICA CITANDO O NOME DO QUINTEIRO.

MAS AGUARDEM QUE O QUINTEIRO VENCERÁ O BATISTA NO SEGUNDO TURNO.

PORQUE O SILVIO NEM VAI PARA O SEGUNDO TURNO.

ABRAÇOS.....


ATÉ A VITÓRIA, 40 40 40 NELES...

Unknown 17:13  

Coincidência esse bando de ANÔNIMOS defendendo o prefeito Freakazoide.

Não vou dizer que está igual, mas que deu uma chupadinha, deu, hehe.

É aquela né, "Não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem".

Anônimo,  17:26  

Ao RICS

Lamento que a discussão caminhe neste nível.

Fiz o comentário de que as logos não são identicas partindo da percepção de quem olha e entende a mensagem.

Confesso, embora especialista em Marketing e há mais de 35 anos na área, ora como profissional literalmente na ativa ora na docência, não tenho competência tecnica para discutir com um design.

Entendo que haja cópia deliberada quando o autor dela busca tirar proveito diretamente do efeito "confusão".

Não acho que seja o caso, visto o perfil de mercado a que cada uma esta sujeito.

Também entendo que não haja nem em uma nem em outra "criatividade" suficiente para se clamar louros...

Ambas carecem de maior sensibilidade embora indiretamente a americana consiga expressar mais conteúdo.

De resto, meu caro RICS que aliás não tive o prazer de conhce-lo pessoalmente, são apenas considerações de uma pessoa que gosta do tema.

Com absoluto respeito as suas considerações tecnicas.

Grato
Prof. Paulo Vergueiro

Anônimo,  18:00  

Do ponto de vista do Rics, o burro é uma cópia da vaca, do cervo, de qualquer outro quadrúpede, afinal todos nasceram da mesma forma e tem quatro patas.
É cada um que dá licença.

Anônimo,  19:31  

Só sei de uma coisa apartir dest post muito mais gente vai prestar atenção na logo do Silvio, ponto pra ele.

Anônimo,  08:20  

Prof. Paulo Vergueiro,

Legal seu comentário. Eu também lamento que o debate tenha chegado nesse nível. Na verdade eu nem esperava que o meu post fosse gerar tanta polêmica.

Quando me mostraram os dois logos percebi na hora as referências de um em outro e fiz aquela animaçãozinha tosca para tirar um sarro da situação, mais nada.

Eu vejo os logos do ponto de vista do designer e não como um leigo. Olhando assim há indícios claros de cópia.

É claro que isso nunca vai acontecer, mas se o Obama resolvesse processar por violação de marca ou coisa parecida o nosso prefeito Sílvio ele ganharia rapidinho.

Eu também acho muito pouco provável que tenha havido alguma intenção de se aproveitar da exposição da marca do Obama. É como o senhor disse, são perfis de mercado completamente diferente.

O que eu acho que houve SIM foi pouco trabalho de criação. Provavelmente o designer viu o logo do Obama, achou legal e seguiu a mesma linha, aproveitando que as cores eram as mesmas.

Agora, isso também não é um "crime"! Acontece a todo momento no mercado de criação.

É que o assunto tomou tamanha proporção que me pegou de surpresa. Até ataques pessoais eu recebi nos comentários. Lamentável. Dava pra ter virado um baita dum debate na área de criação, prototipagem, design, tipografia, etc...

Mas como o Rigon disse: "É muito mais fácil atacar do que criar".

Grande abraço professor. Finalmente um comentário que acrescentou algo à discussão.

Anônimo,  08:31  

Só mais uma coisa. Não existe "o ponto de vista do Rics". Existe o ponto de vista do design, o ponto de vista do design de produto, o ponto de vista do marketing (como colocou o professor), etc.

Eu não coloquei em pauta o "meu" ponto de vista. Eu fui atrás de conceitos do design que me levaram a convicção de que houve a cópia do logo.

Veja bem, conceitos do design gráfico e de produto.

Agora, comparar um trabalho de identidade visual com um carro ou com um animal foi de doer.

Não é engraçado perceber como as pessoas se tornam infantis quando faltam argumentos concretos para participar de uma discussão mais séria sobre um assunto?

E tudo isso por causa de uma animaçãozinha tosca cujo objetivo era tão somente tirar algumas risadas, ainda que sutis, dos leitores do meu blog. Imagina se eu resolvesse fazer um post criticando de verdade o logo...

Anônimo,  10:22  

Pois é Rics, bem que voce disse, poderia ter ficado calado, foi escrever besteira levou porrada.
Lembre-se: "Todo ponto de vista é a vista de um ponto".
Rics, seu comentário teve apenas conotação política, portanto, o que vc escreveu "Dava pra ter virado um baita dum debate na área de criação, prototipagem, design, tipografia, etc..." deveria ter sido em uma revista especializada, aqui não tem nada a ver.
Vc tem que aprender a aceitar criticas dos "leigos" como vc mesmo disse.

Anônimo,  11:03  

Mas eu não postei aqui no blog do Rigon, eu postei lá no meu blog. E eu aceito críticas na boa. Veja o comentário do Professor, por exemplo. O que eu não aceito calado são ofensas pessoas de pessoas que não tem o mínimo de discernimento para mantêr um debate saudável.

Opiniões contrárias são normais e eu as aceito, é lógico.

Agora isso aqui não é uma crítica:

"Nada a ver. Quem foi o imbecil que falou que são parecidos ou cópia."

Isso aí é ataque pessoal e ignorância. E foi à partir daí que se deu a discussão.

Anônimo,  16:56  

Meu amigo, esperar que depois da divulgaçao do post "Copiadora Proguessista", que foi publicado em seu blog, aqui no blog do Rigon geraria um debate de alto nível e uma ingenuidade, afinal, voce ainda nao se deu conta do nível dos comentárioas deste blog.
E para terminar: a logo tem semelhanças altamente suspeitas, só nao ve quem nao quer!!

Anônimo,  17:31  

Ô Rics! Vc tá discutindo c/ uns caras q nem sabe o q é design.
Peçam prá esses falarem essa palavra. Cê sabe como eles vão falar, né? Então! Como incutir certos conceitos?
Eu entendo q certos comentários não é fácil....mas, por aí se vê o nível deles.
E tbém não escrevi prá esperar agradecimentos como uns aí. É pros "ingnorantes" ver q existem coisas além de cachaça, muié, futbol, novela, bbb, politiqueiros de 1/2...
E ponto final!!!!!!

Anônimo,  23:24  

O Rics eu sou meio reba de idéias, escreve alguma coisa no meu site, mas tem de ser desse padrão assim, vejo que vc manja muito de marketing, fez o blog do Rigoleto bombar...

Flávio

Anônimo,  13:51  

Na verdade é o "Rigoleto" o responsável por fazer o meu blog bombar. O meu e o de qualquer um que ele citar aqui.

O Blog do Rigon é um sucesso, gostem ou não. Ser citato aqui, além de ser uma honra, é uma baita divulgação, comprovada pelas estatísticas de acesso!!!!

Nos dias em que fui citado aqui a visitação do meu blog foi multiplicada por dez!!! As vezes mais.

Anônimo,  08:25  

Dá pra ver que as vezes citações id... demonstram certa inteligencia.

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