23.7.08

Conselheiros e ministros

A polêmica envolvendo a escolha de Maurício Requião para o TCE, e as decisões e manifestações controversas do Ministro Gilmar Mendes, levam-nos a questionar os critérios e requisitos para os cargos de ministros do Supremo Tribunal e conselheiros dos Tribunais de contas.
Por mais absurdo que possa parecer, a rigor, nem mesmo ser formado em direito é condição para concorrer ao cargo de ministro do STF. A exigência é ter notável saber jurídico. Segundo um advogado, meu amigo, já tivemos o caso de um médico que foi nomeado ministro. Agora fico sabendo que o irmão do governador é formado em psicologia e pergunto: tem conhecimentos suficientes para analisar e aprovar contas públicas? Tem notáveis conhecimentos contábeis? Tem independência?
Acho que está tudo errado. Ministros do STF deveriam sair da carreira da magistratura, sem interferências políticas. Conselheiros do TCE deveriam ser resultado de promoção de Auditores de carreira, escolhidos por concurso público. Ou vai continuar o faz de conta na análise de muitas contas públicas, e decisões políticas, em vez de jurídicas no STF. A escolha por QI ( quem indica) , nunca foi a melhor. Será preciso um movimento da sociedade organizada para mudar este estado de coisas.

Valcir Martins, administrador, Maringá

4 pitacos:

Anônimo,  13:04  

administrador do que?

Anônimo,  14:42  

Quando se fala que a administração pública está uma balbúrdia, tem quem pense que é exagero.
Vivemos uma crise de atribuições e competências sem precedentes. As Universidades que deveriam repensar modelos e apresentar sugestões, optaram pelos diplomas e títulos. Criaram as ONGs e as OSCIPs, é bem verdade, a maioria para complementar salários e duplicar meios para os mesmo fins. Quem fará a reforma desse estado anarquizado, roubado e ladrão? Seria a VI frota?
Ivan

Anônimo,  15:18  

A trilha sonora do Brasil deveria ser uma musica assim: Nós somos dois cenvergonhas. De um lado um estado marginal e do outro uma população que ocntinuam elegendop bandidos.

Anônimo,  21:24  

Que tal pensar em criar um grupo de debate e coleta de assinaturas contra essas barbaridades?

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima