23.6.08

Portugueis

O ex-prefeito João Ivo precisa se policiar um pouco na hora das entrevistas - ou então é o efeito PT, de ter ouvido muito Lula.
Falando à CBN ele disse que "15 grupos de trabalho trabalha no prano" de governo e que "estamos muito animado".

29 pitacos:

Anônimo,  11:34  

Sempre achei e continuo achando que nossa linda Maringá não merece ter esse cidadão como Prefeito. Já mostrou que é péssimo administrador assim como seu "português".

Anônimo,  11:37  

a imprencia da cidade pega muito no pé di nóisss....

nois, com as organizacoes tabajara vamw ganhar as inleicoesss

Anônimo,  11:42  

E o candidato se intitula professor. Professor de quem?
Seu Rigon?
Meu não....

Anônimo,  11:48  

Ele não é professor?

Anônimo,  11:58  

Poisé... no mínimo ter uma professora de fono ajuda pra kray...

Tinha um colega de empresa que me chamava com R... dizia criente, e etc... pegamos no pé do cara até ele endireitar o vocabulário... senão tudo vira creusa, creonice, probrema...

E duro que eles "os imbecis" dizem que estão falando a lingua do povo, heheee... só se for povo deles...

Tem um apresentador (um não, vários) de televisão que é "braba" a coisa também...

Anônimo,  12:09  

A gente somos inutil.

Anônimo,  12:10  

FUNDÃO DO ALVORADA - Fiquem tranquilo que Maringá numca mais o tera como prefeito, ué, u home não é PRO.

Anônimo,  12:13  

A cidadje é lindja mermo siô. Tem até desfavelamento de conjuntio, parque pra japoneis ver privado com dinheiro publico, enfim, é tao lindja que é ôca de caráter. Prefiro o Joao Ivo falando errado e fazendo certo, que estes ladroes do erário público falando bonito e roubando o povo.

Anônimo,  12:57  

esse não se elege nem para guarda de quarteirão, se for para vereador as chances são remoras

Anônimo,  13:03  

12.500 VOTOS... UM PROFESSOR SEMI-ANALFABETO. NO PT DARIA SEGUNDO TURNO... NO PMDB DE CRISPIM... NUNCA.

Anônimo,  13:52  

este cara sempre falou errado..um professor que fala probema...não pode governar a terceira cidade do PR

Anônimo,  14:04  

Não tem chance! E quanto à lingua-mãe, o que mais estarrece é que esse cara é professor gente...Dá pra entender porque a educação vai de mal a pior.

Anônimo,  15:27  

Pior eh se ele pegou os defeitos de carater desta faccao e do OME.

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo,  15:56  

Tem gente que vai ter que engolir o joão ivo, ele irá para o segundo turno, ele faz hoje 40.000 votos, se fosse pelo português o lula não era presidente, o joão é uma pessoa honesta, séria com o dinheiro público, alguém mostra um ato irregular, uso de carro oficial, uso da polícia militar contra servidor, uso de dinheiro em propaganda sem necessidade, acorda maringá, não estou dizendo que o joão é a solução, mas é uma pessoa que antes de agir contra uma outra pessoa, com certeza sabe ouvir e respeitar opiniões.

Anônimo,  16:00  

Como já disse o Veríssimo (ou foi o Millor):
- Durante décadas o Brasil foi roubado e quebrado por políticos do DEm e PSDB, que nunca cometeram um erro de concordância.

Anônimo,  16:17  

É UMA ESTUPIDEZ ANALISAR ALGUÉM PELO SEU DIPLOMA, BASTE LEMBRAR DO PHD fhc QUE ERA TÃO LETRADO E FALAVA TÃO BEM, QUANTO DEPREDAVA E VENDIA TUDO ALÉM DE NÃO SABER A LINGUA DO POVO, QUE REALMENTE CONSTROE ESTE PAÍS. VIVA O LULA E JOÃO IVO.

Anônimo,  16:31  

o discramado num é professor ?

Anônimo,  16:44  

Caro Jao (16:00)

Se fomos roubados por alguem que nao errava uma concordancia, estamos sendo roubados, MUITO MAIS AGORA, por alguem que nao acerta uma.

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo,  18:58  

Só honestidade não basta, pois ser incompetente é horrivel.
Ai forma um bando de andorinhas sulistas, vcs sabem o q to falando, e fazem seus ninhos em mgá.
Isso não é roubo????

Anônimo,  21:47  

Eu gosto da língua portuguesa.
Tendo uma mãe professora é claro que cresci apreciando o “bom português”. Ainda ouço sua voz corrigindo os tempos verbais da fala de minha infância, por isso não saí ilesa: repito com meu filho, o aprendizado diário de uma língua complexa e fascinante.
O gosto pelo “bom português” trouxe-me um ouvido apurado, capaz de “ferir-se” ao ouvir a pronúncia incorreta de nosso amado idioma.
Mais tarde, descobri que, paralelamente a este gosto, cresceu-me também uma arrogância, uma intolerância gratuita, que me impelia a, equivocadamente, julgar o conhecimento de uma pessoa por sua fala ou escrita.
Critiquei erros ortográficos até me dar conta que eu também os cometia, aliás que todos os demais letrados inevitavelmente também cometem. Monteiro Lobato dizia que os erros ortográficos eram iguais a sacis: só apareciam depois que se publicava o texto.
Não me isento: sou responsável pelos erros gramaticais que cometo. Faço parte dos brasileiros privilegiados, porque nunca precisei me preocupar se haveria casa, comida e roupa, enquanto estudava. Tenho obrigação de buscar uma redação cada vez melhor. Não posso, no entanto, criticar outros brasileiros graduados, que muitas vezes nem tiveram igualdade de condições, como uma forma de me fortalecer equivocadamente, num suposto grupo elitista.
Percebi, ao longo dos anos, que às vezes, a fala que ouvimos durante a nossa infância pode ser maior que nossa formação escolar. Há uma pessoa que conhecia há muitos anos e que se assustou tremendamente, quando lhe disse, há tempos atrás, que ela usava palavra “ponhô” ao invés de “colocou” ou “pôs”. Era algo inconsciente. Eu por minha vez, filha de pai mineiro, acabo dizendo conscientemente “lavar os trem”, ao invés de “arrumar cozinha”.
A razão da existência de qualquer língua é o seu poder de comunicação, por isso, nada pode ser maior do que seu uso para que possamos expressar nossos sentimentos e opiniões.
Os comentários feitos nos Blogs, por exemplo, estão cheios de erros gramaticais ou de digitação, mas ninguém os lê com o objetivo de identificá-los. Ali estão comentários de pessoas que são consideradas atualmente, formadores de opinião. O que elas pensam passa a ser o objeto da leitura. Do mesmo modo, quando ouço os servidores municipais de Maringá durante as assembléias, ou quando eu ouço o Seu Benedito, um jardineiro, modesto e simpático, que cuida do jardim da minha casa, as regras gramaticais se tornam insignificantes. Reconheço que consciência política é algo que escola nenhuma pode ensinar.
Não posso negar é claro, que a fala, acaba sendo, a princípio, o principal instrumento para que tenhamos uma idéia superficial das pessoas que conhecemos. Porém, o modo como uma pessoa utiliza-se da linguagem não poderá de forma alguma servir como uma espécie de “termômetro” para medir sua capacidade política ou intelectual.
Um dia meu filho, ainda pequenino, disse “- Eu gosto de ouvir as palavras”. Ele tinha razão: o som da nossa língua é belo, e é também por isso, que ela não pode ser usada como uma forma de opressão, ou como um pré-conceito.
Se pensarmos bem, é extremamente ilógico mantermos uma posição de extrema defesa de um português elitista. Afinal, quem manda na língua é o povo. Os gramáticos é que buscam apaixonadamente, os termos determinados pelo povo, para depois criarem regras, que permitam a definição da forma da escrita e orientem o modo da fala. Do contrário, eles não se preocupariam, por exemplo, em qualificar como correto o uso do pronome de tratamento “você”, quando o povo resolveu que não iria mais usar, a forma até então considerada como correta: “Vossa Mercê”.

Anônimo,  00:37  

Muito bom o Pitaco da Zery Monteiro!!!

Aproveitando , gostaria de fazer alguns comentarios:

1. A unica forma de uma sociedade ser livre eh com educacao e educacao pressupoe boa capacidade de comunicacao e entendimento, inclusive na chamada linguagem culta.
2. Algumas profissoes, como por exemplo advogados e medicos, principalmente, usam uma linguagem de dificil acesso para os "normais" pois esta eh uma forma de se manterem com o "dominio da situacao". Normalmente os estes profissionais sao fracos e usam deste artificio para esconder a sua incapacidade.
3. Eh lamentavel vermos pessoas que supostamente passaram por escolas e sao professores nao terem a minima capacidade de comunicacao.
4. Eh lamentavem termos um presidente da republica que se orgulha de nunca ter lido um livro e que considera o ensino uma coisa desnecessaria, e bate no peito dizendo coisas como: "eu tenho muito orgulho de nunca ter estudado e ter chegado onde cheguei..."

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo,  08:24  

O POVÃO SEMPRE GOSTA DE QUEM FALA MUITO BEM, SE VESTE COM AS MELHORES GRIFES, QUE PASSA SUAS FÉRIAS NO EXTERIOR...ENFIM QUE É BONITO..GALÃ. TEMOS VÁRIOS PARA ESCOLHER. PRÁ QUEM GOSTA DE HOMEM BONITO E QUE FALA BEM, TEM PRA TODOS OS GOSTOS RAPAZES.

Anônimo,  09:28  

Eu não votei no Lula, mas gostaria de ver algumas sumidades que tecem seus comentários, dizendo que o Lula e burro, travando 5 minutos de conversa com ele, duvido que alguém consiga, alguns falsos intectuais de Maringá, se acham, por não estão no lugar dele, sair de metalúrgico, analfabeto chegar a Presidência, não é prá qualquer um, 4º Presidente mais popular do mundo.Não votei, mas consigo perceber a capacidade e a competência dele,claro que isso fere muita gente que apostava no caos total.

Anônimo,  13:58  

Caro Anonimo (09:28)

De fato o OME nao eh burro, afinal aprender tudo que ele aprendeu, com o Maluf, Collor, Sarney e Delfin Neto em tao pouco tempo nao eh para qualquer um. E sair de metarlurgino e chegar a presidencia nao eh para qualquer um tambem. E soh para lembrar: Mussolini, Hitler e Pinochet que tiveram governos muio parecidos com o do OME tambem tiveram enorme popularidade, inclusive muito maiores do que a do OME. E soh nao concordo sobre o caos. Temos caos sim, alias este caos nao comeca no goeverno do OME, mas jah vem a algum tempo. Temos no Brasiuuuuu uma verdadeira guerra civil, se formos tomar como base o que a ONU considera, devido ao numero de mortes violentas por armas de fogo por dia, e o nivel de pobreza e desigualdade social, estamos muito alem do caos estamos em estado de barbarie pura. Somos um Pais pauperrimo, injusto, desigual, violento, com baixo nivel de desenvolvimento tecnoligo e outras mazelas mais. Que o OME por ser ignorante, nao burro, nao consegue ver.

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo,  15:05  

Caro...cervo...servo
Geralmente gosto muito quando você dá seus pitacos.Eu só acho que as pessoas comem gato por lebre e as vezes o essencial perde a importância, quem sou eu, nada, prá discutir politica, apenas acho que por tudo que vivemos até hoje, todos os Presidentes que tivemos, o Lula tem lá seus méritos, o fato de não ser uma sumidade não o diminui. Quanto a falcatruas, não sei, me aponte um que não faz? claro que isso que eu disse e uma imbecilidade, mas cadê o povo honesto?

Anônimo,  15:08  

SE TRABAIA BEM, NÃO ROUBA, FOR HONESTO, JÁ TÁ BÃO, NUM PRECISA FALA BEM.

Anônimo,  18:28  

Caro Anonimo (15:05)

Voce tem razao nao dah para apontar um que nao tenha feito falcatruas.

E eu nao disse que o fato do OME nao ser uma sumidade o diminuia, mas sim o fato dele ter se transformado em outro tipo de sumidade, esperava-se dele que ele fosse uma sumidade na distribuicao de renda e no favorecimento dos menos faovrecidos e o que vemos: ele sendo uma sumidade no favorecimento do jah favorecidos desde sempre e um carrasco da classe trabalhadora em geral.

E o povo honesto, neste sistema nao democratico em que vivemos, sao engolidos pelo sistema mas poder ter certeza que exitem sim pessoas lutadoras, honetas e que lutam por uma sociedade mais justa. Com certeza estas pessoas nao estao em faccoes que apoiam o OME, nem a Maria Louca, nem o Silvinho Verri 0.5.

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo,  09:13  

CERV0...SERVO.
JÁ DISSE...GOSTO DOS SEUS PITACOS, GOSTARIA QUE AS TAIS PESSOAS BOAS, HONESTAS E COMPROMETIDAS COM AS CLASSES MENOS FAVORECIDAS, MOSTRASSEM A CARA E PARTISSEM PARA O CONFRONTO E FIZESSEM UMA LIMPEZA PARA MOSTRAR QUE REALMENTE VALE A PENA ACREDITAR EM POLÍTICO... AINDA.

Anônimo,  09:14  

Eu não sou a favor de "roubou" mas fez...nem "é doutor ele sabe o que tá fazendo".

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima