Os partidos, as eleições de outubro e o mapa político do Brasil
Trecho de artigo de Rudá Ricci:
Em outras palavras, temos um jogo de xadrez onde partidos com perfil programático ou ideológico que aproxime os dois pólos (PSDB e PT) podem ganhar alguma projeção. PT já caminha para o centro, ao menos o PT governista. A agenda do governo federal é social-liberal, alguns ministérios mais focados na agenda social, outros na agenda de mercado. PSDB, que já tinha adotado esta referência programática, procura atualizar ainda seu discurso e projeto, mas sua novas lideranças (como o governador Aécio Neves) já iniciam movimentos ousados de aproximação.
Na íntegra.
6 pitacos:
Oh Rigon, me parece que voce estah sem link com o Blog do Rudah, este artigo estah no Blob? E aquele outro, da pesquisa sobre os Movimentos Sociais dos Sem Terra, voce sabe se esta no Blog? Eu dei uma pesquisada mas nao achei o Blog, que me parece que o nome era: "De esquerda a esquerda" ou coisa parecida.
Bem, quanto ao texto, ateh pelo Blog (nao sei se estah ativo) ter este, ou parecido, nome me causou estranheza o Rudah nem tocar em quatro partidos, que se propoe (pelo menos) a serem de esquerda: PSTU, Psol, PCB e PCO. Porque? Eles estao completamente descartados do ponto de vista eleitoral e de poder????
Nao sou da area, mas pelo que leio (principalmente em artigos internacionais) esta definicao social-liberal atual governo esta um pouco defasada, como disse em relacao as definicoes que autores internacionais consideram.
Digo porque, mesmo que tenha algum carater "social" eh o Estado o autor desta acao, assim o eh o Estado agindo, portanto nao temos o carater social mas conservador, mesmo porque o assistencialismo que o Estado executa nao permite mobilidade social, ao contrario, tem como objetivo MANTER a situacao como estah.
E este termo liberal, volto a insistir: segundo autores internacionais eh usado com mais com relacao as liberdades individuais do cidadao, aqui tambem o governo brasileiro eh conservador.
Portanto, o que temos eh um governo eminentemente CONSERVADOR
Salvo estes senoes a analise corresponde a realidade.
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
Servo,
Meus artigos estão no site do Instituto Cultiva (www.cultiva.org.br), no site Espaço Acadêmico, no site Espaço da Sophia, na seção colunistas do site do IBASE ou no site do Brasil de Fato. Sou colunista nestes espaços virtuais. O endereço do meu blog é rudaricci.blogspot.com, mas evito publicar artigos nele, apenas breves comentários ou notícias.
Quanto ao conceito, você está equivocado. O conceito de liberalismo social é o mais empregado na Europa, principalmente para definir os governos de centro-esquerda europeus. O liberalismo apóia-se no Estado laissez-faire. Já os liberais sociais retomam o papel do Estado na garantia de oportunidades econômicas, educação e saúde (não como parceria com o mercado). Nozick, por exemplo, acreditava que qualquer política social desta natureza criaria um desajuste na competição de mercado e daí, como neoliberal, queria o fim de políticas sociais permanentes. O lulismo é liberal social, como o foi o governo Prodi, na Itália ou PSF francês, ou o PSOE espanhol. Não citei o PSOL, PSTU, PCB e PCO porque dificilmente terão um resultado eleitoral (no que tange à disputa de prefeituras) significativa. Considero-os como partidos de esquerda clássicos, com baixo enraizamento social e todos dirigidos por lideranças de classe média intelectualizada. Não são partidos de massa, embora tenham uma importância fundamental na democracia e luta política do país.Entretanto, sou realista. Podem, futuramente, ampliar sua base social, mas no momento, continua extremamente limitada.
Esse tal ruda tá é com inveja, arrependimento por ter saído do PT. Vai te catar!!!!!!
Ok Rudah, quanto ao conceito voce deve ter razao, pois conhece do assunto mais do que eu.
Quanto aos "Partidos de Esquerda", eh a aquela velha questao: "Tostines vende muito porque eh fresquinho ou eh fresquinho porque vende muito?
Evidentemente no caso do seu Texto acredito nos seus argumentos para deixar de fora de comentar sobre estes Partidos. Isto porque voce tem se mostrado um individuo serio.
No entando, nao vemos nos meios de comunicacao de massa, que alguns insistem em dizer que seriao contra este governo que estah no poder, algum tipo de comentario sobre estes Partidos. Eh como eles simplesmente nao existissem. Fica realmente um jogo de duas organizacoes a do OME e a do FHC, como se nao existisse nada diferente.
Inclusive inumeras manifestacoes que foram feitas contra este governo, com milhares de pessoas, a grande imprensa simplesmente nao tocou no assunto.
Voce tem razao em dizer que estes Partidos tem minima chance eleitoral, neste momento, mas devem usar estas eleicoes municipais para denunciar estas quadrilhas que se revezam no poder no Brasil, desde sempre, fazendo de conta que mudam para nao mudar nada.
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
Servo,
Eu apenas levantei a hipótese de surgir algum partido mediador, na aliança entre PT e PSDB que vai de vento em popa. Não fiz uma análise dos partidos políticos, mas dos que se candidatam a esta tarefa de selar o casamento. E acho que o PSB vem emergindo como este partido, o que poderá levar algumas vantagens. Vou escrever um artigo sobre os partidos de esquerda no Brasil. Promessa feita. E tentarei aprofundar na linha que sugere.
Em relação ao anônimo: não vejo onde estaria a inveja. Explique, por favor. Talvez por não ter este sentimento, preciso de alguém que o conheça para poder avaliar melhor.
Rudá
Falo Rudah, aguardo e vou cobrar.
Voce deve perceber, que o que temos escrito sobre partidos de esquerda nos meios de comunicacao de massa eh quase nada. Temos raros articulistas como o Ozay da UEM, que eh independente soh que nao tem muitos leitores. E outros oriundos, sem tambem acesso a grande imprensa, dos proprios partidos como o Valerio Arcary e o Eduardo Almeida do PSTU, o Cezar Benjamin e o Roberto Leher do Psol, o Ivan Pinheiro do PCB, o Rui Pimenta do do PCO. Eh logico que temos dissertacoes e teses academicas e livros em prateleiras de bibliotecas, mas nao chega a massa, ai fica dificil relmente estes partidos, eh logico que nao eh soh por isto, se massificarem.
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.