Os negros e a Vila Olimpica de Maringá. Nosso apartheid
De Alex, integrante do movimento negro de Maringá:
Fiquei abismado ao me deparar com o folder que divulgava a inaguração da Vila Olímpica. Duas coisas me chamaram a atenção: o desperdício de dinheiro público no material produzido, e algo que causou a indignação de boa parte da militância do movimento negro de Maringá, na verdade todos negros que olharem aquele folder terão um sentimento de indignação. Contra os números não há argumentos, nós somos 23% da população de Maringá, e na parte esportiva do Brasil e do mundo nós somos destaque - Pelé, Ronaldinho, Daiane que o digam. No Brasil, somos algo nas casa dos 92 milhões de habitantes afrodescendentes, mesmo sendo 48% da população economicamente ativa, segundo realtório da OIT, Organização Mundial do Trabalho, nós negros somos o maior percentual entre a população de baixa renda. Segundo dados do IBGE, dos 53 milhõse de pobres, 63% são negros e 37% são brancos, dos analfabentos 69% são negros.
Quando olhei aquele folder da Vila Olímpica pensei: como uma criança negra vai poder olhar para essas fotos, sem se ver? De todas as fotos não há uma pessoa negra nem oriental. Isso é um retrocesso por parte do governo municipal, pois nem mesmo as empresas privadas têm deixado de incluir os negros em seus folders de propaganda, que dirá o Estado brasileiro que em tese tem a função de promover a igualdade, ou seja, fazer valer a Constituição. Mas fica uma pergunta: onde estão os negros de Maringá? Não estão nos hospitais trabalhando de médicos, não estão nas lojas dos shoppings da cidade, também não moram na Zona Dois, quando estão lá estão normalmente trabalhando de doméstica ou caseiro; eles estão como em qualquer cidade do Brasil nos bairros mais pobres, isso tudo é herança do holocausto da escravidão. Mas, apesar de quererem negar nossa existência, nós estamos aqui firmes como nunca, embalando o mundo com nossa música, com nossa força no esporte, com a sabedoria herdada de nossos ancestrais. Entendo que governar e bem mais que construir paredes e fazer festas, a arte de governar e construir os alicerces de uma sociedade. Não é com esse pensamento de exclusão que construiremos uma sociedade igualitária. Esse é o grito de indiginação de um povo.
[Não vi o folder, ainda, mas posso garantir que esta não é a primeira vez que a administração cidadã esquece dos cidadãos negros. Basta lembrar do primeiro número da revista da Secretaria da Educação, onde só havia branquinho]
33 pitacos:
Obrigado alex, por incluir os orientais (1% da populacao brasileira) em sua revolta.
Aproveito aqui para apontar/denunciar que no material do Shopping Mandacaru nao existe 1 oriental sequer.
Discriminacao???
A MAIOR ATRAÇÃO DA FESTA É UM NEGRO
Desde quando o material tem que ter todas as raças?
A raça humana é uma só, e somos negros, brancos, amarelos... mestiços, mestiços,,, afinal, "alma nao tem cor, porque eu sou negro, alma nao tem cor porque eu sou branco..." e o folder tem que ter todos ... da raça humana.
Os negros foram prestigiados com a presença do excelente ministro dos esportes ORLANDO SILVA.
O material deveria ser representativo da populaçao e estimular a inclusao. No minimo deveria ter 50% de negros num folder sobre o uso de um equipamento publico.
Ei, eles também não incluíram que usa óculos!
Eu concordo que a maior atração da festa é um negro ou o Ministro é um alemão disfarçado, da um tempo em tudo que os negros fazem não colacão foto de japonês e nem de branquelos, é como na novela epâ epâ epâ, na televisão eles faziam mensão a raça pura e nem por isso vi brancos ou outros criticando da um tempo
Eu acho discriminação o cara ter que cota para estudar isso é racismo, quer dizer que por seus próprios méritos ele não conseguiria e tem que ser visto como um coitadinho no meio dos outros, quem discrimina quem nessas horas?
A maior atração da festa é um negro? Mas é um puxa-saco abusado, ou melhor, descuidado. Que gafe cara. A maior estrela foi o imperador. Ou teria sido o seu irmão, o Rei?
O Alex, também é um desavisado e pensa que estamos numa república. Aonde existe três poderes. Estamos num império e apenas um poder.
As Inaugurador de Obras inacabadas II
Tambem naum tinha nenhum deficiente fisico....nenhum E.T.., nenhum Mu`culmano,so acho que isto naum te da o direito de terminar seu texto de modo muito racista `so tinha branquinho`..
ps> Pimentus in anus autren refrecariuns est.
Acho que a discriminação começa pelos prórpios negros que se diminuem em comentários como este. Foi infeliz e viajou na maionese, somos todos iguais.
trapped: musica do
bruce springsteen podem ouvir.
Essa história de que a exigência decotas para negros é racismo está errada.
Tem que exigir cotas sim. Os caras vem sendo explorados desde que foram trazidos para cá.
É só ver as profissões de negros e de brancos.
Já que não querem cotas para negros, coloquem cotas para pobres. Dá na mesma, uma vez que a imensa maioria dos pobres é, por "coincidência", de negros.
Quanto aos japoneses, são grande parte da população de Maringá, e apesar de que a discriminação contra eles é diferente da discriminação contra os negros, ela também existe.
PS. Não sou negro. Tenho muitos amigos negros e brancos.
os brasileiros sao discriminados praticamente em todo o mundo e nao da nada,somos discriminados por alguns estrageiros dentro do nosso pais e nao da em nada isso nunca vai acabar
Alex, pode aterrisar meu chapa, ou olha pra trás que vc perdeu o esqui, ficou no meio da maionese.
A discrimino está mais por parte dos negros que dos brancos.
Acorda, o Orlando é o que branco pintado, excesso de bronzeamento.
Quem falou que não tinha oriental?
Quem falou que não tinha negros lá?
Acorda Alex, ou quem sabe procure ajuda média, o seu caso é gravíssimo.
Sou mestiça. Sou uma mistura de português por parte de pai e espanhol e mineiro ( puríssimo ) pela minha mãe. Nasci com a pele branca.
Me envergonho ao ver o quanto as pessoas na nossa região Sul são racistas.
Na minha família, temos vários mulatos. São meus primos e uma irmã adotiva.
Sofro muito por eles. Não conseguem bons empregos, mesmo com curso superior. São discriminados em vários locais de Maringá. Fico muito revoltada.
Quando viajo para região Nordeste do meu país, sinto meu coração bater acelerado. E imensa alegria.
Lá as pessoas tem orgulho de sua raça negra. Não se envergonham de seus cabelos e os tambores do candomble anunciam suas crenças.
Me sinto muito bem e sou bem acolhida, mesmo com esta pele bege. Lá, a diferente sou eu.
Até quando meu Deus, as pessoas se julgarão superiores apenas pela aparência. Tem que haver cotas nas universidades, locais de trabalho, etc..., pois as pessoas que se julgam superiores, tem que engolir que somos um país de várias raças.
QUEM NÃO TIVER SATISFEITO, QUE SE DIRIJA PARA O PAÍS DE ORIGEM DE SEUS PAIS. Quero ver como se sentem por lá? Lá somos estrangeiros, ladrões ou prostitutas. Pelo menos é o que pensam. Basta ver como somos tratados já nos aeroportos quando chegamos.
SÓ SABEMOS QUAL É A FORÇA DO PRECONCEITO, QUANDO VEMOS PESSOAS QUE AMAMOS SENDO DISCRIMINADAS.
Isto é uma vergonha nacional.
Regina Crachineski
Será q o negro q entrou em uma universidade pela chamada "cota racial" se sente bem?
Ou será q agora sim, se sente discriminado: "olha lá o coitadinho incluído por não ter capacidade!!!!!"
Será q o Obama, a Condoleeza Rice se sentem coitadinhos ???? A mulher é o braço direito do homem mais poderoso do mundo....
Vai pastar Alex!
Alex, vc assistiu ao globo rural desse domingo passado (1/6)? Provavelmente não. Vc deve ficar ocupado folheando folders....
Um japonês da região de mgá, qdo criança, depois da escola, saia de bicicleta p/ vender a verdura q seu pai plantava no quintal p/ poder comprar lápis e caderno. Hoje é um dos maiores produtores de alface da região....
É a INVISIBILIDADE "cidadã" (sic)!!!!!
Parabéns, Alex, os RACISTAS aqui não sabem que hoje, no Rio Grande do Sul, os juízes INDEFERIRAM contra as COTAS para negros, quer dizer, COTAS PARA NEGROS É LEGAL!!!!!
Para os que são CONTRA as cotas pra negros vai aí uma análise do MEC:
Cotistas têm melhores notas em universidades:
No universo de 54 universidades públicas que nos últimos oito anos adotaram o sistema de cotas no País, em ao menos quatro, distribuídas pelos principais Estados, alunos negros apresentam desempenho próximo, similar ou até melhor em relação aos não-cotistas. Resultados iniciais do aproveitamento de cotistas na Unicamp, Universidade Federal da Bahia (UFBa), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), derrubam mito de que, graças à ação afirmativa, alunos negros estariam "entrando pela janela" das instituições superiores da rede pública. As notas lhes abriram o caminho da porta da frente. No biênio 2005-2006, cotistas obtiveram maior média de rendimento em 31 dos 55 cursos (Unicamp) e coeficiente de rendimento (CR) igual ou superior aos de não-cotistas em 11 dos 16 cursos (UFBa). Na UnB, não-cotistas tiveram maior índice de aprovação (92,98% contra 88,90%) e maior média geral do curso (3,79% contra 3,57%), porém trancaram 1,76% das matérias, contra 1,73% dos cotistas.
é triste ler esse papo ainda...coisa ruim,,se auto discriminar..pior ainda discriminar o que o racista chama de branquinho....acho que oa lex trabalha na secretaria da deseducaçao com a equipe do manoelzinho
QUERO VER POBRE, MUITO MENINO QUE TÁ JOGADO NA RUA, MENINOS DOS BAIRROS,PARTICIPANDO DE TUDO, NATAÇÃO...CICLISMO...DE GRÁTIS.
Li esta frase em algum lugar e acho que expressa a realidade. "O negro não é discriminado porque é pobre ele é pobre porque é discriminado".
Pelas cotas para afro-descendentes em folders de inauguração de obras públicas, djá!!!!
Pelas cotas para brancos, onde negros são destaque, como nos esportes e música, djá!!!
TINHA GORDO LÁ????????????
Rigon, Fiquei feliz pela discussão do texto , primeiro não fico foliando folder, sou apenas um humilde operario na construação no que acredito ser uma sociedade igualitario onde todos tenham direitos, os mais básicos. Respeito todos os povos, minha tia e japonesa, nascida em nagóia, mas tenho consciencia da diferença entre imigração dos japoneses no Brasil, e a escravidão. É preciso, discutir com inteligência e fazer uma ánalise do processo historico, para emitir uma opinião cofiavel, e realista.
Na 1ª revistinha da (des)educação, a única "falha" não foi só não colocar crianças negras e orientais não, teve coisa mais grave:
COLOCARAM SÓ AS CRIANÇAS FILHAS DAS MOCRÉIAS DA TAL SECRETARIA.
Coisa feia!!! Só crianças das escolas privadas, que é onde estuda aqueLLa meninada.
A única figura negra, isso mesmo, figura e de costas, existente naqueLLa revistinha!!!!
Esse discurso de SOMOS TODOS IGUAIS é coisa da Globo e do Ali Kamen.
Discurso de igualdade pra camuflar o RACISMO, assim não precisa de COTAS, AÇÃO AFIRMATIVA, pra corrigir o erro que essa Nação cometeu durante tantos anos com os negros que construiram esse País chamado BRASIL.
Eu, não conheço esse rapaz pessoalmente , mas estive em um evento que debatia a violência contra criança e adolescente, no final a palestrante abriouo microfone, veio um rapaz e disse, eu , sou militante do movimento negro.A fala dele, me impressionou, como não moro em Maringá não sei quem são as pessoas no movimento negro, mas ele falou que o maior inimigo do povo mais pobre ao longo dos anos tem sido o estado brasileiro, falou sobre a morte da isabela e a violencia sofrida pelas crinaças da favela. Eu, sou formada pela UEL, A Dra que dava a palestra pegou o microfone, e disse qeu e esse rapaz que acabou de falar, e perguntou a uma senhora autoridade da prefeitura de Maringa, ele tem doutorado, ela perguntopu para platéia se el tinha doutorado ai ele levantou , a Doutora Angela pires , disse tudo que esse rapaz disse da uma tese de doutorado. Se esse rapaz ´o mesmo, realmente é impresionante. Rigon sou de Marialva, e tem um monte de gente da qui que adora, seu blog, é um jornal de graça, volte e meia tamos em maringá.
"É preciso, discutir com inteligência e fazer uma ánalise do processo historico, para emitir uma opinião cofiavel, e realista."
Precisa dizer mais alguma coisa???
Acho q vc acabou de falar tudo....
Eu não acredito que vc ta debatendo esse assunto!
huasheahuehuehuae
só pq um negro nao saiu em um lixo e um foder? asuheahuseahueshuesuase
tem criticos para tudo mesmo!
Vamo que vamo Brasil! \o/
Ha muitas pessoas que acham que as cotas socias e raciais e´ uma espécie de racisismo mais como pode aver competição justa entre uma pessoa que estuda no período da manha de uma intituiçõa pública ou privada e tem o perio da tarde e da noite para exercísios de contraturno escolar e uma pessoa que trabalha o dia todo e estuda no perio da noite em uma intituição pública no caso essa ultima pessoa na maior parte é composta por negros ,,. emfim as cotas são essencias para acabar com a desigualdade socio-economica da nação asim quando as desigualdades acabarem se tornaram racistas e desiguais
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.