23.6.08

O ipê de Naruhito


Um senhor, com uniforme militar, passou este recorte de jornal (O Estado de S. Paulo, 6 de outubro de 1982) a um leitor, que me mandou o scan. Trata-se do registro da visita do hoje príncipe Naruhito com 24 anos de idade, em visita ao país. Naquele mês ele esteve, sem os pais (ainda príncipes, pois Hiroito estava vivo), em Maringá e plantou um ipê na Acema. Na foto, do arquivo dos Ueta, aparece o então prefeito Sincler Sambatti (João Paulino havia se licenciado, era candidato a vice-governador).
Dois anos antes, seu pai, Akihito, havia plantado um pinheiro no Parque do Ingá, onde depois surgiu o Jardim Japonês. Foi o fato de pai e filho terem plantado árvores que provocou a confusão. A primeira visita de Naruhito a Maringá [e a árvore que plantou] foi fundamental para que ele voltasse esta segunda vez.
Há fotos da visita à árvore no blog do Salsicha. Aqui, toda a cronologia das visitas imperiais japonesas. Agradeço ao Issamu pela dica e, confesso, não me recordava.

(Eu retirei uma postagem anterior a respeito, pois continha mais confusão nos comentários)

1 pitacos:

Anônimo,  10:05  

Deceparam o ipê do imperador ou nao é aquela arvore que estao olhando? Se for, o cara deve estar imaginando, "que mico, viajar do outro lado do planeta e ver que deceparam um simbolo de cooperaçao e respeito à ecologia".

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima