Éticos, probos e transparentes!
Ética, em filosofia, significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo-sociedade.
Probo é um adjetivo que designa pessoa de caráter íntegro, honrado, honesto, reto, de boa qualidade (editoral da Folha de Londrina) a propósito do desencarne do senador Jefferson Péres.
A essas duas definições (ética e probo) acrescentaríamos a palavra transparência que significa qualidade do que é transparente, que se deixa atravessar pela luz, permitindo uma visão dos objetos, ou se referindo à administração aquela que não esconde nada da população, que divulga na Internet todos os gastos, que demonstra, efetivamente, onde está utilizando o dinheiro dos impostos, sem subterfúgios, sem pegadinhas, que faz tudo às claras. Então, político transparente é aquele que nada tem a esconder dos eleitores.
Em Maringá: Quantos políticos podem dizer que são éticos, probos e transparentes? Quantos e quais dos atuais vereadores e dos pré-candidatos podem assim ser definidos? E entre os pré-candidatos a prefeito?
Fica o questionamento para nossa reflexão. Deixemos de retórica!
Valcir Martins, Maringá-PR
2 pitacos:
DESDE CRIANCINHA, OUÇO FALAREM AQUI, ALI, ACOLÁ, ALHURES, QUE OS POLÍTICOS NÃO SÃO DIGNOS DA CONFIANÇA DO POVO!
ORA, ONDE NASCEM, CRESCEM, FORMAM-SE E, PORTANTO, PROVÊM OS POLÍTICOS, SENÃO DO SEIO DA PRÓPRIA SOCIEDADE QUE TANTO OS RECRIMINA?
E POR QUEM SÃO ELEITOS OS POLÍTICOS, SE NÃO PELA PRÓPRIA GENTE INTEGRANTE DESSA MESMA SOCIEDADE QUE OS ABOMINA?
VAI DAÍ QUE ATÉ É BASTANTE QUESTIONÁVEL ESSA RETÓRICA DISCRIMINATÓRIA DA SOCIEDADE EM RELAÇÃO AOS POLÍTICOS, EIS QUE NA VERDADE ELES SÃO FRUTO DA PRÓPRIA SOCIEDADE QUE OS ELEGE MAS INSISTE EM ABOMINÁ-LOS!
AFINAL, RUI BARBOSA, HÁ MUITOS E MUITOS ANOS, JÁ PROFETIZAVA QUE CHEGARIA UM DIA QUE O CIDADÃO DE BEM TERIA VERGONHA DE SER TRANSPARENTE E DECENTE!
DE MINHA PARTE, PROSSIGO PERSEVERANDO EM EXTERNAR O MEU ORGULHO, HONRA E HOMBRIDADE DE SER UM CIDADÃO MARINGAENSE DE BEM, TRANSPARENTE E DECENTE!
"estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo-sociedade"
Em conversa com um amigo pessoal que foi deputado em Bruxelas, disse-me que aqui em Portugal também tem muita corrupção, porém em menor quantidade.
Aqui os políticos vão ao shopping. Sentem-se envergonhados em roubarem. Mantêm a relação com a sociedade.
Um pouco diferente do nosso país, ou melhor, da nossa cidade.
Mas... enfim... ORGULHO DE SER MARINGAENSE!
Abraços
Kenji Tanabe
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.