17.5.08

Lei Seca

Do sociólogo Hugo Acero, homem que conseguiu pacificar Bogotá enquanto secretário de Segurança, por três gestões seguidas

- Sou da opinião de que o controle dos horários dos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas é uma medida altamente eficaz para reduzir a violência. Em 1995, definimos que os bares e casas noturnas de Bogotá tinham de fechar à 1 da manhã. Em um ano, reduzimos o número de homicídios em 8%. O de mortos em acidentes de trânsito diminuiu 15% e o de feridos caiu 11%. Tomamos a medida com base em duas constatações: uma era que a polícia, da meia-noite às 6 da manhã, gastava quase todo o seu efetivo para atender a problemas relacionados a embriaguez: brigas entre pessoas alcoolizadas, bêbados que não pagavam contas em bares, tumultos que atrapalhavam o sono da vizinhança etc. Com isso, não conseguia atender a ocorrências mais graves. A segunda era que havia estreita relação entre o consumo excessivo de álcool e a quantidade de mortes e ferimentos no trânsito. Funcionou. A partir de 2002, estendemos o horário de fechamento dos bares para as 3 horas, e assim é até hoje.

2 pitacos:

Anônimo,  18:47  

Cala boca, e parar de falar merda, o problema da violencia não é a bebica, e sim a desiguldade social e omissão do poder publico, Estado, Ministerio Publico e `Poder legistativo em Combate as desigualdades e do Poder Judiciário em punir nao os ladrões de galinha e sim os grandes criminosos do país.

Anônimo,  23:31  

"Anônimo 18:47", você tem algum retardo mental? Se não tem, deve ser um pau d´água. Qualquer um sabe que a bebida alcoólica é o combustível de muitos problemas de segurança pública em qualquer lugar do mundo, e restringir o consumo de bebidas é uma medida sensata e inteligente. Tudo bem o Estado brasileiro é omisso, mas esse seu discursinho revolucionário de mesa de boteco...

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima