22.4.08

Pesquisa investiga agente infeccioso


Alunas fazem coleta de fezes de pombos, dentro de pesquisa do curso de Biomedicina do Cesumar em parceria com o Laboratório de Micologia da UE, que pela primeira vez vai investigar a presença do agente infeccioso causador da Criptococose nas fezes dos pombos. A Criptococose é causada pelo fungo Cryptococcus neoformans e pode desenvolver doenças como a pneumonia e a meningite.
“Os pombos são transmissores de vários tipos de doenças, entre elas a salmonelose, a histoplasmose, toxicoplasmose, ornitose e alergias de modo geral. O Cryptococcus neoformans é encontrado principalmente nas fezes de pombos, sendo uma das maiores causas de mortalidade em indivíduos imunodeprimidos (portadores do vírus da Aids, pacientes com câncer, indivíduos transplantados que fazem uso de imunodepressores) em todo o mundo. Além desses grupos, crianças e idosos têm sido vítimas de pneumonias fúngicas, geralmente confundidas com outros agentes infecciosos”, explica o professor Fernando Henrique Ribeiro, do curso de Biomedicina do Cesumar, orientador da pesquisa.

(Foto Divulgação)

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima