3.4.08

Dossiê

Em seu blog, o senador Álvaro Dias (PSDB) tem abordado a questão do dossiê. "Não inventei dossiê nenhum", diz ele.

4 pitacos:

Anônimo,  17:02  

Que é isso Rigon??? O que me diz desta entrevista dele no blog republica vermelha:
"Álvaro Dias admite que foi fonte da Veja".
Depois das pressões feitas em plenário na quarta-feira, 2, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) admite que foi uma das fontes de informação da revista Veja para a matéria que denunciou um levantamento do governo federal com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e sua esposa, Ruth Cardoso. A atribuição do vazamento ao senador paranaense foi informada pelo Blog do Noblat.

Em conversa com Terra Magazine, Álvaro Dias sustenta que não há nenhum ilícito em "conversar com jornalistas". E que a revista tem outras fontes, não apenas ele:

- Uma das fontes é natural que eu tenha sido (...) (Mas isso) altera a responsabilidade do governo na confecção do dossiê? É evidente que não. Isso exime o governo de responsabilidade? É óbvio que não.

Leia a entrevista do senador do PSDB:

O senhor admitiu que viu as informações antes de elas serem tornadas públicas. Em que circunstâncias isso aconteceu?
Álvaro Dias - Olha, o jornalismo investigativo tem prestado um grande serviço ao País, seria muito pior a degradação das instituições, não fosse a competência e a ousadia do nosso jornalismo de investigação. E isso se dá em razão de fontes. O jornalista se utiliza de muitas fontes. Uma revista do porte da Veja, que só no escândalo do mensalão divulgou, se não me falha a memória, matérias de capa 17 vezes, não contou com apenas uma fonte. Certamente valeu-se de muitas fontes de informação. Eu tenho sido ouvido por muitos jornalistas, do Terra, de outros sites, de jornais, emissoras de TV e certamente outros parlamentares da mesma forma. Esse é o caminho para se produzir a informação.

Comentário do Morcego- Jornalismo investigativo??!! ele quer dizer jornalismo criativo, os caras montam um dossiê, eles mesmo divulgam o que montaram, culpam o governo e depois chamam isso de jornalismo criativo?

O senhor então foi uma das fontes de informação desses jornalistas?
É evidente que é meu dever responder questões formuladas por jornalistas, e eu tenho feito. Obviamente, o que pretende o governo agora é tirar o foco, o governo não quer mostrar as suas contas. Mostra as do governo passado mas esconde as suas. E pretende exatamente desviar o foco do debate.

Comentário do Morcego- A oposição inventa um fato e depois o governo que quer desviar o foco?!! é muita cara de pau!

O senhor então foi fonte de informação do jornalista da Veja? Não a única, mas uma das?
(silêncio) Qual é a importância disso? Eu pergunto. Obviamente a Veja tem fontes no Palácio do Planalto... Qual é o ilícito em conversar com jornalistas, como eu estou conversando com você? Qual é o ilícito? Enfim, é surrealista essa história. Acho que o governo subestima a inteligência das pessoas, preparando uma estratégia como essa, tentando repassar responsabilidades. Se eventualmente contribuí com informações para que a matéria pudesse ser veiculada, altera a responsabilidade do governo na confecção do dossiê? É evidente que não. Isso exime o governo de responsabilidade? É óbvio que não. Então não há porque priorizar essa discussão, que a partir de ontem à tarde, priorizaram.

Comentário do Morcego - Ele sabe a diferença de conversar, de inventar uma noticia e de divulgar dados sigilosos que eles mesmos coletaram?

Certo. E se não há ilícito nenhum, também não há problema nenhum em admitir que o senhor foi uma das fontes, certo?
Uma das fontes é natural que eu tenha sido. Provavelmente alguma opinião minha pode ter tido alguma importância. Acho que estão superdimensionando a minha capacidade de obter informações.

Entendi. Mas o senhor obteve esse dossiê de que maneira? No Palácio do Planalto?
Eu não tenho o dossiê. Eu tenho informações sobre o dossiê. Como muitos possuem. Agora, quem mais tem informações sobre o dossiê é o presidente da República e a ministra Dilma (Rousseff, da Casa Civil). Ela mesma, em São Paulo, no dia 17 de fevereiro, declarou taxativamente: "não vamos apanhar quieto, estamos fazendo levantamento de dados do governo passado". Ela sim tem todas as informações e é a melhor fonte

Anônimo,  17:20  

E o dossiê fajuto nas eleições de 2006. Até agora não apareceu quem pagou. Foi o PSDB também que inventou.
Ora, quem é expert em dossiês é o próprio PT. E porque não querem a ministra Dilma responda, então. O senador Alvaro Dias aceitou ser ouvido na comissão.
Quem não deve, não teve.

Anônimo,  19:39  

Novamente essa direita que não engole o sucesso do governo do PT, sai inventando esses tais dossiês. E novamente dão um tiro no pé e tava na cara que o A.Dias ia se entregar e agora como fica o DEM o PSDB oposição sem escrupulos que inventam de tudo para tentar destruir o governo do PT.
Toma, e agora FHS voçe devia ir na TV pedir desculpa a Dilma e assumir que voçe é o verdadeiro arquiteto nessa palhaçada né....

Anônimo,  16:49  

O ALVARO DIAS, foi um banana ... se matou politicamente falando essas bobagens em plenário... vive falando bobagens contra o governo... vive de uma oposição burra... e quem toma prejuízo, somos nós.. paranaenses.. que temos um senador que fala demais e faz de menos...deputados federais trazem mais recursos do que aquele banana... e olha que tem um financeiro, ops, um suplente aqui de Maringá.... esse mundo tá perdido....

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima