14.4.08

Desigualdade

Rudá Ricci escreve sobre desigualdade nos Estados Unidos e na União Européia.

5 pitacos:

Anônimo,  10:43  

Sao interessantes as informacoes, porem poucas e fica dificil de fazer uma analise de correlacao entre elas.

No entanto, outros estudos, que tenho lido, mostram que; mesmo que modestamente, a desigualdade social na Uniao Europeia tem diminuido, e que tem diminuido o indice de violencia. Por outro lado a desigualdade socil nos EUA tem aumentado, e que tem aumentado o indice de violencia. Varios estudiosos jah tem como clara a correlacao entre o aumento da desigualdade social com o aumento da violencia.

Eh mais ou menos o que ocorre no Brasil, onde temos acirrada a desigualdade social, devido a criminosas politicas economicas levadas a cabo pelas diversas organizacoes criminosas que tem se revezado no poder no Brasil. O que tem tido como consequencia o absurdo aumento na violencia.

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Rudá Ricci 12:32  

Cervo,
O conjunto de dados é imenso. Eu apenas indiquei alguns no meu blog. A desigualdade aumentou na União Européia e explodiu nos EUA. São todos dados oficiais. Não pesquisei dados sobre violência, mas todos estudos internacionais demonstram que não há relação entre violência e pobreza. A relação é com o contato físico entre riqueza e pobreza. Contato direto, que gera sentimento de injustiça. Mas não só, alguns estudos relacionam violência com um clima generalizado de violência eminente, que conduz a uma reação "preventiva" violenta. Tráfico de drogas é outro elemento desencadeador de atos violentos. Intransigência religiosa e comunitária é outro elemento. Violência é um tema dos mais complexos e não há nada que indique que taxa de desigualdade aumente a violência. O que se sabe é que: a) violência é um fenômeno urbano; b) personalidades violentas possuem, como ponto comum, uma educação ambivalente na infância.
Estou citando dados internacionais, dos centros de estudos com maior reconhecimento na área. No Brasil, pesquisa o Núcleo de Estudos sobre Violência da USP, por exemplo. Mas temos estudos na mesma linha da Fundação João Pinheiro.
Rudá

Anônimo,  14:24  

Ruda

1. Eu imagino que o conjunto de dados seja imenso, eu apenas disse que os que estavam no Blog eram insuficientes para chegar-se a conclusoes.
2. Eu nao disse que existe relacao entre violencia e pobreza e sim violencia e desigualdade social que voce corrobora ao dizer:" A relação é com o contato físico entre riqueza e pobreza. Contato direto, que gera sentimento de injustiça." Soh que estranhamente depois voce se contradiz e diz: "Violência é um tema dos mais complexos e não há nada que indique que taxa de desigualdade aumente a violência"
3. Estes estudos a que eu me refiro que mostram, ou procuram mostrar esta correlacao podem ser encontrados em: http://www.nevusp.org/portugues/
Que eh o nucleo de estudo da USP, coordenado por Prof. Paulo Sergio Pinheiro, e que voce cita, tambem.
Jah havia lido varios estudos nesta pagina (do Nucleo) e outros artigos publicados pelo Prof. Paulo S. Pinheiro, na FS. Acho muito dificil eu nao ter entendido os resultados que eles chegam.
4. Quanto aos outros motivos citados por voce concordo plenamente, porem na minha opinao; sao adjacentes e colaterais ao principal que eh a desigualdade social, e que pode desencadear os outros que voce cita.
5. Soh para ficar num exemplo, estudos mostram (e eu tive contato direto) que em paises onde temos melhor distribuicao de renda e como consequencia maiores possibilidades de lazer, praticas de esporte e acesso ao consumo, pela grande maioria da populacao, o uso de drogas eh vertiginosamente menor, diminuindo assim o trafico. Nestes paises inclusive o uso de drogas eh "tolerado" inclusive para evitar as disputas pela venda entre traficantes, o que gera violencia.

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Rudá Ricci 16:40  

Continuamos amigos, então. Eu compreendi errado o que havia escrito. E você tem razão: as experiências mais exitosas de diminuição de violência (principalmente juvenil) estão vinculadas ao lazer, projetos culturais e esportivos. Eu coordenei uma pesquisa sobre sistema de atendimento de adolescentes autores de atos infracionais em MG que revelou justamente que a curva de apreensão de drogas e prisões por uso e tráfico de drogas era a única que acompanhava a curva de aumento de atos infracionais violentos.
Rudá

Anônimo,  19:01  

Ruda

Porque haveriamos de nao continuar amigos, mesmo que virtualmente? Como lhe disse adoro uma polemica e discutir, mas isto nao me torna inimigo de ninguem, pelo menos de pessoas que eu vejo que nao estao a fim de me bater a carteira, como eh o caso de muitos comparsas/companheiros, ehehehehe.

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima