27.4.08

Cândidos candidatos

Na apresentação da Cartilha de Orientação Política promovida pela Arquidiocese de Maringá, ficamos sabendo o significado e a origem da palavra candidato. Candidato significa vestido de branco, puro, cândido. Sua origem vem da Roma antiga, onde aqueles que disputavam cargos eletivos eram obrigados a desfilar pelas ruas trajando vestes brancas, como forma de demonstrar a pureza de suas vidas e de seus propósitos. Cabia aos cidadãos aceitar a apresentação ou jogar lama nos camisolões brancos daqueles que estavam enganando a população.
Então, candidato deve ser cândido, transparente o que nos leva a conjeturar: E se o processo fosse usado hoje? Quantos políticos poderiam sair às ruas com suas vestes brancas, sem o risco de serem enlameados? Em Maringá, quantos dos atuais vereadores teriam coragem de desfilar, com camisolões brancos, fora de currais eleitorais? E entre os candidatos a prefeito, quantos seriam considerados cândidos, puros, transparentes e todos os sentidos.
Há quem diga que faltaria barro para tanta lama que se usaria. Mas, numa situação de emergência, poderia apelar para a areia. Há alguns portos que poderiam fornecê-la, inclusive sem licitação.

(Valcir Martins - Maringá)

7 pitacos:

Anônimo,  23:06  

Alguns já vem com o barro no nome, portanto, JAMAIS poderão ser puros, honestos ou cândidos... já os que os seguem então, acabam grudando barro pra tudo que é canto...

E não adianta ficar "bravim" que já há muitos "dias" que as coisas são assim...

Desde o Editho da carta de João sem terra, na inglaterra, terra natal de ancestrais de barros, alguns dão uma de "joão" sem braço como se não fossem com ele, mas, Ricardo coração de leão e seus vassalos já dominavam o reino...

Juntaram-se a eles, inclusive bichos, tentando dominar e enlamear o reino animal que, na busca da vida fácil, agruparam-se em bandos. Zebras, ienas, chacais que, soltando foguetes como fogueteiros que são, ajuntaram-se para o achaque das cidadelas...

O importante não é a sujeira causada, mas, a possibilidade que o povo tem de tornar seus representantes mais claros, puros e candidos a cada 4 anos...

Agora é a hora... depois? Não chora...

Anônimo,  09:21  

Esta sintese mostra a todos nòs blogueiro sua inteligencia e sensatez. Eu iria dizer algumas coisas, mas apenas ratifico tudo que diz!

ps.. A propaganda do novo AXE Chocolate, aquele que o cara se transforma em chocolate, poderia ser o novo Garoto Propaganda da Adm. Municipal sò que em vez de chocolate, o Garoto de Lama.

Anônimo,  10:58  

Taí, Rigon,
Descobrimos a origem do sobrenome BARROS, família de tradição política.

Anônimo,  12:09  

A "Cândida" Márcia Socrepa, esteve presente e não se ruborizou ante tanta verdade que ouviu

Anônimo,  14:55  

Rigon...conjeturar.....

O correto seria CONJECTURAR, ou estou enganado.

Conforme o Dicionário: do Lat. conjecturare

v. tr.,
julgar por conjecturas;
presumir;
prever;
antever;
v. int.,
fazer conjecturas.

Editor 15:03  

É a mesma coisa, segundo o Aurélio.

Anônimo,  15:20  

Caro 14:55, também tive esta dúvida. Escrevi inicialmente conjecturar, mas o 'corretor' acusou erro. Em dois dicionários, encontrei conjeturar e corrigi, mas de fato fica meio esquisito. Sempre achei que fosse conjecturar.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima