Rodoviária imaginária
De JC Cecílio:
Numa noite insone, rascunhei uma visão da Rodoviária com algumas alterações, mas sem descaracterizá-la tanto. Troquei os vidros chapados e colorido (azul esverdeado) para melhor iluminação natural. Para dar efeito moderno e panorâmico (laterais e frontais), também sugiro levantar um mezzanino de estrutura de aço dentro (vide Pinacoteca de São Paulo, Mercado Municipal de SP e Centro Cultural São Paulo), pois o pé-direito é bem alto e dobraria o espaço. Sugiro também expor a locomotiva 608 (hoje enferrujando ao relento no Parque do Ingá) no hall central, pois acho que ali tem seu contexto, pois a Ferroviária não existe mais.
Penso que o prédio comporta centro de cultura e lazer, mercado, área de alimentação, lojas padronizadas etc. Policiamento 24h seria um marco de serviços e fomento de turismo. Acho que viajei, mas quem sabe?
16 pitacos:
Cecilio vc. só esqueceu que em volta desta rodoviaria tem mais de 40 fossas.
Sério, gostei da idéia de colocar a locomotiva, tão abandonada, dentro de um novo espaço cultural. E quer saber de uma coisa, que esse progresso tão comentado por muitos, vá a M...
Um mínimo de historia da minha cidade eu tenho que mostrar para os meus filhos quando crescerem.
Parabéns pela idéia.
E vamos fazer logo antes que a Locomotiva seja terceirizada para a TCCC.
Parabéns sr: Rigon,
Isto mostra a sua preocupação com a cidade onde mora.
Se todos os cidadãos tivessem este carinho por Maringá, com certeza nossa cidade seria melhor.
Este trabalho de cidadania voluntária foi um dos pontos mais debatidos no forum mundial sobre desenvolvimentos de cidades.
Afinal a cidade é de todos, e todos os problemas e soluções de estrutura político, econômico e social, atinge diretamente a quem?
A nós moradores da cidade.
E pensar que quem deveria preocupar-se com a cidade seriam os políticos, pois ganham para isto, e estes ao contrário, só querem cortar árvores, demolir prédios históricos, varrer famílias de seu habitat, etc.
viajou mesmo,pois ja q vc apoia a ideia de tombar a rodoviaria, sabe muito bem q nao poderia mudar nada na estrutura e muito menos vidros e outras coisas...
ficaria essa coisa bonita de sempre enfeitando o centro da cidade
muito bom! Parabéns, gostei.
pelo menos alguem pensou né
pq tem um povinho ai que nem isso..............
Sim realmente a idéia é ótima! Parabéns! Acredito que o progresso pode muito bem caminhar junto com história e presevaçao, é uma forma de realmente perceber o progresso! Eu já fui a favor de derrubar a "velha rodô"... mas hj penso diferente, acho que reformar para preservar a história de nossa jovem cidade é a solução, venho observando locais publicos aqui no Japão e vejo o quanto eles se preocupam e se esforçam para preservar locais com muito mais de 300 anos de historia como prédios e templos aqui em Tóquio...pensamento moderno de um povo com cultura antiga... já o "pessoal" da nossa city...dá medo...só de imaginar...
Vai aqui minha opiniao sobre a regiao da "velha rodô":
1- o predio poderiam transformar num mercadão municipal nos moldes do de São Paulo
2- A praça "mal ocupada" Raposo Tavares abrigaria muito bem um moderno predio comercial com um grande estacionameto "anexo", o que poderia ajudar na modernizaçao da Av. Brasil, acabando com parte das malditas "espinhas de peixe"...e ajudaria tb a "levantar" um pouco aquela regiao...
Fico imaginando um predião de frente para a Brasil, alinhado com a Catedral... com uns 50 andares e restaurante/mirante panoramico no topo, logo atras entre o predio e o mercadão... digo rodaviaria velha... um predio de estacionamento com umas 600 vagas ou mais...com tarifas (normais) para usuarios comuns e incentivando (com bons descontos) a quem fosse gastar no comercio ou no mercadão...poderia anida "prolongar" o calçadão na saida do terminal até as ruas laterais da praça Raposo.
Não sei se é tempo demais aqui ( e já estou viajando..rrss...) mas que ficaria bonito ficaria... a nova e a velha rodô...
Putz!Desculpa... só uma correção... achei que o Cecilio estava falando da "nova" pois nao havia visualizado as fotos...mas poderiamos "juntar" nossos projetos, pois de qualquer forma preservar é a solução...
Melhor do que derrubar.
Passei em frente durante alguns dias, e percebi que não está tão ruim.
Se a prefeitura não tem R$ 200.000,00 para a restauração, o que não é desculpa, existem centenas de empresas locais e nacionais que topariam ter privilégio de patrocinar este importante edifício do centro de Maringá.
No resto do Brasil e do mundo muitas empresas colaboram e abatem os altos impostos incentivando a cultura, o esporte etc.
Que tal "Maringá em EXPRESSÃO": Expresso Maringá (teu patrocinador, Rigon) não se habilita?
A Cocamar, Indústria textil, agropastorial etc.
Já perdemos muita coisa boa pra Cidade, por falta de interesse das últimas administrações.
Sejamos coerentes, o abandono não é bom pra ninguém! Restauração já!!!
É um dos prédios mais bonitos de Maringá. Deveria se pensar em um uso alternativo - mercado municipal é uma boa idéia, ou uma galeria igual aquela de Milão, na Itália, ou uma rua 24 horas. Para financiar, poderia se construir duas torres, uma de cada lado, deixando livre para o uso comunitário a galeria e a fachada. Seria uma pena demolir esse prédio.
LEO
Que tal uma passarela ligando a Praça Raposo Tavares à Rodovíaria no piso superior?
Acho que se tem que pensar a restauraçao sem descaracterizaçao. Nao adianta fazer como fizeram com os escritorios da CMNP e deixar so a fachada. Para conservar suas caracteristicas , uma das estratégias é dar um uso compativel, ou seja, algo proximo ao uso original, com um minimo de modificaçoes. Manter os boxes com uso comercial, o restaurante e o hall como local de estar com mesas e cadeiras, me parece ser o ponto de partida. Porém, é necessario que este projeto esteja integrado ao plano do Novo Centro (qual é?), ao plano do sistema de transporte coletivo (terminal intermodal, ciclovias, calçadoes, etc.) e também à um planejamento da agenda cultural anual(teatros, espetáculos, festivais, manifestaçoes, etc.)
Antes de começar a recolher propostas e criticas de intervençao na rodoviaria, seja para abrigar uma funçao de feira, restaurante, ou museu, acho que estes planos deve estar claros para o público, o que nao parece ser o caso. Estes planos nao estao claros, nem foram suficientemente debatidos antes de serem iniciados.
Por este motivo, acho que um projeto de revitalizaçao da velha rodoviaria deveria estar precedidado de um planejamento do uso do Novo Centro e do velho centro, do sistema de transporte coletivo e da agenda cultural da cidade.
O que mais "CHOCOU" sem dúvida foi o MIRANTE...hauhauhauhauhauahua....mirante de 3,5m
Sobe no poste que a visão é bem melhor!!!
É preciso distinguir um mirante urbano de um mirante panoramico. A escala é diferente. No caso do mirante da rodoviaria ele se justifica se for mantido livre o eixo da Getulio Vargas. Isto implica em coservar a Praça rapos Tavares sem nenhuma edificaçao.
Em Londrina botaram a locomotiva ao lado do hospital infantil, mas ficou feio, mal pensado, brega. Parece um brinquedo e nao parte da história. Nao se tem a idéia de uma máquina que funcionva, que conduzia pessoas e cargas, mas de um objeto de plastico em tamanho gigante. O melhor local ainda seria a velha estaçao ferroviária de Londrina, incluindo os vagoes de passageiros, de animais e de carga.
Em Maringá, exsitem dois conjuntos de galpoes do IBC. Nao sei se estao desocupados mas eles tem capacidade para agregar nao apenas um useu ferroviario, mas também um centro de exposiçao permanente de produtos da regiao. Esta proposta ja havia sido feita por Lerner em 94-95, com o Anel de Integraçao, a Costa-Oeste, etc. Falta adaptar o projeto regional à realidade local sem esquecer a sustentabilidade do projeto.
O que tem as fossas em volta da rodo. Nao é possivel enterra-las? cadê a rede de esgotos da Sanepar?
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.