18.3.08

Movimento negro apresenta propostas

Integrantes do movimento negro de Maringá entregram hoje à tarde ao prefeito Silvio II e ao presidente da câmara municipal um documento com propostas de políticas públicas específicas para a população negra, que tem por objetivo desenvolver estratégias de inclusão social mediante ações de combate às atitudes discriminatórias, prevenindo novas violações e inserindo a temática étnica não apenas na pauta de discussão das organizações não governamentais, mas também na agenda do governo municipal, visando o desenvolvimento social, cultural e educacional da comunidade afro-descendentes maringaense.
Na área da educação, o movimento negro reivindica a aplicação efetiva da Lei 1069/03 e a capacitação continuada de professores da rede municipal voltada à educação anti-racista. No que diz respeito à saúde, o movimento defendem a implantação de políticas de assistência aosproblemas específicos da população negra, como anemia falciforme, e a promoção do combate ao racismo institucional. No total, são 11 propostas.

(Da Assessoria)

9 pitacos:

Anônimo,  23:00  

EU GOSTEI, MAS ACHO QUE VOU COMECAR A REIVINDICAR OS DIREITOS DOS INDIOS TAMBEM. ELES ESTAVAM PRIMEIRO AQUI.. NOIS QUE INVADIMOS.
DIOGENES

Anônimo,  08:09  

Ora, Diógenes, todos têm o direito de reivindicar.

Quando José Claúdio-PT era prefeito os índios (que não são originalmente de Maringá) reivindicaram um Centro Cultural. Ele foi feito, têm várias casas onde os índios que estudam em Maringá se instalam com suas famílias e tem também um Centro Cultural. Fica perto da Coca-Cola, logo após, lado direito. Ficou muito bom!!!

Na administração do José Cláudio-PT, também tinha um Cursinho Universitário gratuito aos negros: uma escola público cedia o espaço, o Movimento Negro arrumava os professores (todos voluntários, não recebiam pagamento por isso) e a administração "bancava" as apostilas.

Agora quero ver essa (des)administração "bancar" alguma coisa!!! Só acredito vendo!!!!

Anônimo,  08:13  

Boa Diogenes...interessante esta postura DISCRIMINATORIA DO DITO MOVIMENTO NEGRO..que EXCLUI as outras etnias do processo de discussao...

Anônimo,  08:34  

Por que 11 propostas? por que não dez ou 15?
Será que este movimento tambem foi cooptado pelo governo lam.. quer dizer barros...

Anônimo,  13:20  

A burguesia hipócrita, eu sou militante do mivimento negro que é ferramenta de construção de sociedade. Hoje mesmo estava em um orgão da prefeitura e vi duas pessoas conversando sobre uma lista negra da secretaria.são poressas razões que vejo que a muito que se fazer nesse pais o racismo esta nas diversas camadas da sociedade mas e claro que a burguesia tem medo quando ve algun movimento das classes menos favorecidas se oreganizando, pois essa elite branca que são os parasitas do suor alheio e que estão no poder de nossas instituições não tem a consciencia da importancia desse povo na construação desse país. O movimento negro e discuti a questão indigina vota junto, e discute a questão da mulher, alé do mais de resolver no brasil a questão dos negros 70% da questão de desigualdade social estaria resolvida. Então vamos deixar de hipocrisia e vamos abrir nossos olhos

Anônimo,  16:25  

Ao "anônimo das 13:20",

Você afirma, em seu comentário, que:

"Hoje mesmo estava em um orgão da prefeitura e vi duas pessoas conversando sobre uma lista negra da secretaria."

Para mim, no mínimo, faltou-lhe coragem e hombridade quando denúncia um fato envolvendo afirmações pessoais, acerca de "discriminação racial" e "perseguição funcional", e não dá "nomes aos bois"...!

"Data venia", esse seu gesto "covarde", eis que capcioso, insinuante e tendencioso, sem dúvida, coloca em "suspeição" a sua própria legitimidade para exigir quaisquer direitos, ao tempo em que, notoriamente, "cerceia" os direitos de defesa de outrem quanto à acusação que fez em seu comentário!

Enfim, o que esperar de uma pessoa que diz lutar por tratamento igualitário e reconhimento de sua raça e, comprovadamente, oculta do conhecimento público o próprio nome que lhe foi dado por seu pai, eis que se identifica como "anônimo"...?

Sinceramente, seria para mim, que sou pai de 3 filhos, motivo de vergonha e desonra, isto sim, se ao menos algum desses meus queridos descendentes "negasse", publicamente, o nome que lhe dei e por conseguinte a sua "descendência"!

Anônimo,  17:27  

moçada, pelamordideus. falar que a expressão "lista negra" tem vínculo com o racismo é de doer.

o mesmo cidadão que reclama da expressão "lista negra" usa em seu texto o termo "é claro", como sinônimo de coisa óbvia.

Pois bem, se "lista negra" não pode, então a expressão "é claro" muito menos. O correto nessa linha de raciocínio seria dizer "é negro (óbvio) que 2 mais 2 é igual a 4".

Anônimo,  14:26  

Oi Rigon.
Eu gostaria de ler a lista com as propostas sugeridas pela Comissão de Direitos de Promoção da Igualdade Racial.

Anônimo,  14:28  

Muito boa a iniciatativa da Comissão de Direito de Promoção da Igualdade Racial, pois 21 de março é o dia internacional de luta contra a discriminação racial. E Maringá deve ter uma política pública específica para a sua população negra!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima