Maioria não quer aumento de vereadores
Consulta da Rede de Participação Política do Empresariado revela que o internauta reprova o aumento de mais de 8 mil vagas nas câmaras municipais do país. A proposta tramita no Congresso e pode ser votada em breve. Entre os participantes do fórum que condenam a aprovação da medida está o ex-presidente da OAB de Maringá, Airton Keiji Ueda, que acredita que aumentar o número de vereadores não significa qualidade no legislativo. “Novamente o Congresso Nacional rema contra a vontade do povo brasileiro. Aumentar o número de vereadores não quer dizer qualidade no legislativo, mas sim aumentar a quantidade de cabos eleitorais (vereadores + assessores) dos nobres deputados federais, estaduais, senadores e governadores, com o fim único de se manter no poder”, afirma.
6 pitacos:
Precizamos muito de aumentar o numero de vereadores, a Maria Louca e o OME jah nao sabe onde colocar tanto comparsa/companheiro completamente imbecil que nao sabe fazer algo na vida!!!
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
Se o índice (verba) destinado às câmaras é o mesmo, que diferença faz: 15 (atual) ou 21 (anterior)?
Faz muiiiita diferença!!!
Senão, vejamos: com 15 vereadores gasta-se 7% da verba do município e com 21 gastava-se a mesma quantia... Que seja 21, pois tem-se mais chances de ter vereador DECENTE.
Portanto, se é pra gastar o mesmo tanto, que tenhamos mais vereadores.
O que não pode é uma cidade com 5.000 habitantes ter 9 vereadores e uma cidade com 300.000 ter 15.
Aumentar o número de vereadores aumenta a representatividade. O problema é que dificilmente será aprovado um Projeto de Lei que diminui o repasse dos municípios para as Câmaras. No caso de Maringá, deveríamos ter 23 vereadores e um repasse de 3% sobre o orçamento municipal, já uma cidade como Ângulo seria muito bem representada por 5 "nobres edis".
Tem que aumentar SIM. Ledo engano dos senhores OAB's e demais entidades que não enchergam um palmo sobre representatividade, palavra essa que foi esquecida pela entidade (OAB) em relação aos seus albergados. O que tem que diminuir é o gasto do legislativo. Reduzir salários, reduzir assessores e outras coisas mais. Pra quem entende pouco sobre o assunto posso explicar.
Quanto mais vagas mais chances de pessoas bem intencionadas alcançarem a eleição. Há a desconcentração do poder dos dominadores, onde qualquer grupo pode se organizar e eleger um vereador com 800 votos, ou menos, como já aconteceu no passado. Como está se exige que o candidato alcance 3000 votos para ter chance de eleição, o que elimina a concorrência nova ficando tudo como está, nas mãos dos malandros.
Esses que defendem um número pequeno de vereadores ou fazem parte dos malandros ou são muito burros, mas muito burros mesmo, porque tinham é que estar protestando por redução dos gastos.
Com relação ao aumento do número de vereadores, um cidadão se acha sabichão na arte da política, afirmando que muitos cidadãos são burros ou malandros, por serem contrários ao aumento do número de vereadores. Assim, alega que quanto mais vagas mais chances de pessoas bem intencionadas alcançarem à eleição. Porém, quem lhe garante, conforme afirma, que 800 votos, ou menos, elege um vereador em Maringá, eliminando a eleição de malandros e burros, se ele se esquece que os atuais vereadores alcançaram os seguintes votos:
MARLY MARTIN SILVA ................................................ 3.336 Eleito
VALTER VIANA............................................................... 2.934 Eleito
ALTAMIR ANTONIO DOS SANTOS .................................. 3.467 Eleito
WALTER LUIZ GUERLLES .................................................. 4.809 Eleito
DORIVAL FERREIRA DIAS .............................................. 2.079 Eleito
MARCIA DO ROCIO BITTENCOURT SOCREPPA ........... 2.531 Eleito
ODAIR DE OLIVEIRA LIMA ............................................... 2.342 Eleito
FRANCISCO GOMES DOS SANTOS.................................... 2.584 Eleito
HUMBERTO JOSÉ HENRIQUE........ 2.112 Eleito
MÁRIO SÉRGIO VERRI........................................................... 2.523 Eleito
MÁRIO MASSAO HOSSOKAWA ......................................... 3.413 Eleito
JOÃO ALVES CORREA.................................................... 5.098 Eleito
EDITH DIAS DE CARVALHO ............................ 3.009 Eleito por média
UMBERTO CARLOS BECKER ................................................. 3.049 Suplente
Ainda, se esquece de que mais VAGAS acrescenta mais ASSESSORES, mais despesas com novos gabinetes, laptops, diárias, mesas, cadeiras, computadores, etc. etc., que são pagos com dinheiro público oriundo da Prefeitura, que é obrigada a repassar para a Câmara Municipal 6% da arrecadação.
Como eu entendo pouco do assunto, gostaria que Sr. Sabichão me explicasse a idéia de aumentar o número de vereadores, eliminando os burros e malandros das eleições, e diminuindo as despesas. Com certeza, deve ser um experiente burocrático e técnico em gestão administrativa, e, dessa forma, poderia informar com precisão aos internautas como reduzir gastos desta forma?
Também, poderia me informar o que ele entende pela desconcentração do poder dos dominadores, para que qualquer grupo organizado possa eleger um vereador com 800 votos, ou menos, já que nesse assunto sou leigo, informando-lhe que os candidatos que ficaram de fora da Câmara, conforme relação abaixo, fizeram mais de 1.800 votos?
FLÁVIO MARCELO GONÇALVES VICENTE............................ 2.826
MANOEL ALVARES SOBRINHO.................................................. 2.445
NORMA DEFFUNE LEANDRO............................... 1.924
HEINE SANTA ROSA MACIERA....................... 1.891
ANTONIO CARLOS MARCOLIN............................................... 1.885
JACIRA MARTINS............................................. 1.857
MARCO ANTONIO ALMENDRA MEGER................................ 1.815
JOSÉ FUGII.................................................................................. 1.804
Airton Keiji Ueda - Advogado
Vamos pra frente: Em momentos de crise mundial, o senado brasileiro corre para aprovar a emenda que aumentará o número de vereadores em todo Brasil. Para nós, essa mudança custará à bagatela de R$ 48,5 bilhões, para mais 7.554 vagas de vereadores incompetentes, que nada fazem pela população. Ontem vi pela TV, a vereadora Ligia Matos, em Brasília se engalfinhando com um vereador gaúcho contrário a medida. Lembrou-me muito um urubu na carniça, tentando de todas as formas garantir seu pedaço por mais 4 anos e quem sabe até 5, estão tentando esticar o mandato de todos. Conquista terá mais 4 “representantes do povo”. Será que nós Brasileiros, que somos castigados pelas altas cargas tributaria, precisamos de mais esses pesos vereadores? Amanhã quando a emenda estiver aprovada, senhores futuros novos vereadores façam suas festas, preparem seus banquetes, comam, se lambuzem, quem vai pagar mesmo tudo isso, são seus eitores.
Mas está tudo certo, em um país que já começou errado desde o seu descobrimento, não era agora e nem nunca que irá mudar, é como dizia a minha avó, “FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO.” ou talvez “QUEM TIVER A UNHA MAIOR SUBA NA PERDE.” Por Pedro Belchior
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.