10.3.08

Lei de Facci criou Sarandi

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Atualizado - Antonio Facci morreu sem receber o título de cidadania honorária do Paraná. O título foi proposto pela deputada estadual Cida Barros (PP).
Facci teve uma passagem marcante pela Assembléia Legislativa. Foi sua iniciativa a criação do município de Sarandi, em 1981, que até era distrito de Marialva. A foto mostra ele com o então governador Ney Braga no dia em que foi assinada a lei criando Sarandi (14 de outubro de 1981). A primeira eleição foi em novembro de 1982 e a posse do primeiro prefeito (Julio Bifon) em fevereiro de 1983.

PS - Descubro algo que me surpreende: no site da prefeitura de Sarandi não há nenhuma referência ao deputado cujo trabalho criou o município. Uma pena.

PS2 - Aliás, o site da administração de Sarandi não traz sequer a data de fundação da cidade.

1 pitacos:

Anônimo,  12:10  

Um dia antes de Ney Aminthas de Barros Braga, sancionar a Lei, criando o munícipio de Sarandi, ele, o governador, teve uma conversa com Zico Gomes, então Prefeito de Marialva - e que não queria pérder o distrito de Sarandi.
- O governador, falou assim, para Zico: .."Só existe uma maneira de Marialva não perder o distrito de Sarandi" . Qual ?, Zico, perguntou e Ney Braga, respondeu:
- "Você faça um decreto e transfere a séde administrativa de Marialva, para Sarandi".. Zico, então falou: - "mas então a avenida Colombo de Marialva, vai até Sarandi ? " - " E isto mesmo", falou o governador e ai Zico - grande homem em tamanho , mas que não tinha visão de administrador, falou " deixa prá lá , governador, vai dar muito trabalho para cuidar! " e assim, Ney Braga, sancionou o Projeto de Antonio Facci.
(- relato que me foi contado pelo próprio Governador Ney Braga e que já publiquei no "Jornal de Marialva" )

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima