Justiça interdita minipresídio de Maringá
O juiz da Vara de Execuções Penais de Maringá, Alexandre Kozechen, determinou a interdição do minipresídio da 9ª Subdivisão Policial e a imediata remoção dos detentos. A sentença, comunicada no final da tarde ao delegado-chefe Antonio Brandão Neto, é resultado de uma ação do Ministério Público de 2004. Brandão, que foi pego de surpresa, disse que comunicou seus superiores em Curitiba, e aguarda instruções de como proceder.
O cadeião da delegacia de Maringá tem capacidade para 160 presos, mas abriga 530. A superlotação é um dos motivos que levaram à interdição. Como não há outro lugar para quem for preso em flagrante, as prisões que eventualmente vierem a ser feitas hoje à noite devem ser efetivadas ainda nas instalações da 9ª SDP.
PS - Ao delegado chegou apenas a notificação, acompanhada da cópia da sentença. Parece que a interdição foi solicitada pela antiga diretoria da OAB, como consta de reprodução de matéria publicada em 2004 em O Diário, que está nos comentários desta postagem.
PS2 - Nenhum jornal veiculou a informação nesta quinta-feira. E olha que teve jornal me ligando. Por causa do horário, os órgãos de comunicação tradic
PS3 - O programa Maringá Urgente Notícias deu a informação ipsis literis, mas pisou no tomate e não deu o devido crédito.
15 pitacos:
Gostaria de saber se a Ação Integrada de Fiscalização Urbana, a tal da Aifu, visitou o local. Explico: como a Vigilância Sanitária sempre acompanha as operações junto com a polícia civil e militar e interdita estabelecimentos por falta de higiene, por que nunca interditou o cadeião por colocar em alto risco a saúde dos presos? Não estou reclamando que o órgão interdita estabelecimentos, não é nada disso. Só quero saber por que, mesmo sabendo da insalubridade do cadeião, a Vigilância nunca tomou povidências.
É por essas e por outras que devemos elogios a Polícia desta cidade, pois bandido só vai para a cadeia qdo preso.
Considerando que tbm saem com muita rapidez, logo há um fluxo de presos, mas o número é crescente.
A polícia tem trabalhado muito, temos que reconhecer.
Agora cada escolhe seu futuro, quem está lá é pq escolheu. Se for pra investir, que se invista em quem não comete crimes e nas vítimas primeiro, depois nos presos.
Brasileiro sofre!!!
E agora José????????????????
Kem pegou kem???????????????
Vixi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
e para onde vão os 530 presos?
Está lançada a campanha "Adote um preso".
Ja estava mais do que na hora de interditarem aquele Barril de polvora, pois para quem não sabe devemos esclarecer algumas coisa a população.
1-Apos a prisão e autuação em flagrante o preso já não é responsabilidade da POLICIA CIVIL.
2- O preso pertence a Secretaria de Justiça e não a Secretaria de Segurança Publica.
3- o Chamado Pré de preso que é pago pelo governo federal é retirado do orçamento da Secretaria de Segurança Publica, Que sai do imposto pago pelas pessoas e empresas que recolhem o chamado FUNRESPOL(Policia Civil) e FUNRESBOM (Policia Militar e Bombeiros).
4- Estes Impostos deveriam reverter em prol da Segurança Publica, Novas viaturas, armamento combustiveis e tecnologia para combate ao crime.
5- A Secretaria da Justiça tem orçamento anual para cuidar dos presidios e da guarda dos presos que estão cumprindo pena e por consequencia pagamento para guardas de presidio com um salario superior ao pago aos policiais civis.
6- A vigilancia Sanitaria tem mais que interditar aquele espaço, pois lá se formou um novo estado, onde presos mandão, traçam penas de outros presos e ate sentenciam a pena de morte outros detentos e policiais.
7- Para acabar com este estado de violência que se instalou em Maringá, somente com a remoção dos presos para lugares proprios. que seram guardados por Guardas penitenciarios em regime de presidio e a liberação de Policiais Civis e Militares destes desvio de função, que deverão estar nas ruas investigando o crime e protegendo a sociedade.
8-Uma readquação na remuneração salarial dos policiais e melhores equipamentos e tecnologia para equipar as policias.
Grato
DALLAI LLAMA
Advogados pedem interdição do minipresídio em Maringá
Fonte: O Diário
24/07/2004 08:28:42
Presídio está superlotado
O quadro caótico em que se encontra o setor de carceragem temporária (Secat), o minipresídio da 9ª Subdivisão Policial de Maringá (SDP), será analisado hoje por advogados crimi-nalistas, que se reúnem para formalizar um documento pedindo a interdição do Cadeião. Motivos: superlotação, falta de higiene e condições subumanas para os detentos. Após a reunião, os criminalistas vão encaminhar um documento à Comissão dos Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). “Queremos que as autoridades tomem conhecimento desta situação”, afirma o advogado Israel Batista de Moura. A construção de um Presídio Provisório ou uma Casa de Custódia é a principal reivindicação dos criminalistas.
“Para outras cidades, o governo agiliza este tipo de obra, mas sempre demora para as coisas virem para Maringá”, reclama o presidente da Comissão de Direitos Humanos, advogado Marcos Rodrigo de Oliveira. Em recente entrevista ao O DIÁRIO, o delegado responsável pelo Cadeião, Ítalo César Sega, afirmou que o Estado é quem deve resolver o problema, porque, na 9ª SDP, investigadores fazem serviços de agentes penitenciários.
“Se não fosse a ajuda da comunidade para amenizar o problema do mini-presídio, certamente já teria acontecido algo pior”, acredita Isarel Moura.
O advogado criminalista alerta para um outro problema: “Muitos presos condenados estão no presídio. Eles podem ficar no máximo um ano. Sei de casos de condenados há quatro anos que permanecem na 9ª SDP. Eles devem ser levados para uma penitenciária”, afirma Moura. Além disso, as pessoas que são detidas por crimes considerados leves ficam presos em meio a outros, de alta periculosidade. A Comissão dos Direitos Humanos da OAB tem conhecimento do problema e, assim que os advogados formalizarem o pedido, vai dar seqüência para que o Estado tome uma providência. “A situação é muito precária”, opina o presidente da comissão. “E a tendência é ficar cada vez pior”, ele acrescenta. A falta de condição humana dentro do minipresídio é visível. Para amenizar a situação o problema, os presos recebem auxílio da comunidade e de familiares. Celas com capacidade para quatro pessoas abrigam, hoje, em média 12 detentos. Investigadores são improvisados na função de carcereiros.
TRANSFERÊNCIA
Segundo o próprio delegado Ítalo César Sega, dos 26 investigadores que trabalham em Maringá, 10 são destinados a cuidar dos presos. “Delegacia não é lugar de abrigar presos”, disse ele em recente entrevista ao O DIÁRIO. Há cerca de dois meses, o delegado pediu à Vara de Execuções Penais a transferência dos presos da cadeia para local adequado. Até ontem nenhuma resposta havia chegado à 9a SDP, que depois de não mais falar do problema para evitar ainda mais a revolta de detentos e familiares, está tornando a questão pública para cobrar um posicionamento das autoridades. “Estamos representado por vários advogados e familiares. Ninguém toma uma providência. Espero que agora dê certo”, frisa Israel Batista de Moura.
Esse Rocha é um cara inteligentissimo, pois nos confirma que bandido so vai para a cadeia quando é preso.
Pelo que trabalha a policia, vou reivindicar uma diminuição de 50% dos seus salarios, e repassar para os correios e o pessoal dos bombeiros, que de fato apresentam um bom serviço publico
Este Anonimo das 21:56 Hs, Deve ser um destes canalhas que já foi preso ou pelo menos foi multado fazendo racha numa avenida, furando o sinal ou quem sabe seduzindo crianças como a que foi morta pelo bufalo, este imbecil no minimo deve ser parente de um destes canalhas que integrão o chamado comando vermelho, se a situação da segurança já esta caótica, por conta dos desleixos dos nossos governantes,este imbecil deve fazer parte do PMDB do governador Reiquião, que só soube achatar a categoria policial com suas chacotas, e imbecis como este anonimo, achavam graça isto a cerca de 6 anos passados, é claro que este tipo de pensamento so poderá vir de um acefalo, que nunca teve seus parentes atemorizados na mira de bandidos, o mais engraçado que inerguminos deste calibre acham que ações como o do secretario de segurança e do governador são bonitas nos discurssos de acabar com a banda podre da policia, 90 % dos policiais Civis e Militares concordavam com esta ação, na epoca parecia algo serio a ser feito por um governante serio, ocorre que varias persseguições politicas foram feitas, contra policiais das duas categorias, e também foram excluidos muitos marginais das corporações, mas depois de vfeito tudo isso, as categorias aguardavam pelo menos o reconhecimento pelos bons serviços prestados, mas canalhas como voce impedem sempre de alguma forma que se instale um estado justo e harmonioso.
Tomara que voce reinvidique a diminuição em 50% dos salarios dos policiais e que seu governador Reiquião o atenda, e peço a Deus que seja bondoso para com a humanidade e que somente depois deste corte salárial, voce e a sua familia sejam vitimas de monstros como estes da especie bufalo, sejam vitimas de monstro como o que mataram o filho da secretaria, como os que mataram o frentista do posto de gasolina, como os que mataram a empresaria no sinaleiro, entre muitos e muitos outros, que se formos enumerar demorariamos uma eternidade.
Voce de tão canalha que deve ser e daqueles que quando a policia prendeu o Bufalo autor da morte da menina Marcia, provavelmente deve ter dita aos colegas de trabalho que a policia tinha que matar o monstro, mas pasmem todos, se a policia assim tivesse agido na que dia, e este canalha das 21:56 tivesse filmado aquela pretendida execução, ele seria o primeiro a mandar a fita para a rede globo e para o blog do Rigon, não para aplacar sua ira pelo brutal crime, mas para se vangloriar de ter feita as imagens da policia executando o monstro que ele mesmo havia condenado a morte...
HIPOCRITA fica aqui o desagravo de uma sociedade que já esta, sofrendo so com a interferencia do poder publico.
DALLAI LLAMA
Ao anônimo das 22:52hs
É verdade concordo q foi reduntante, mas a intenção era escrachar o lógico.
De passar a idéia que os números são favoráveis à polícia.
Essa é nossa dura e redundante realidade!
Brasileiro sofre!!!
Puta Merda o Anonimo das 21:56 poderia ter dormido sem esta.
Eu concordo com o Dallai lama, e as vezes me pergunto, sei que muitas vezes a policia não atende e deixa a desejar, nunca precisei e espero não precisar, mas tive a oportunidade de conversar com um policial da ROTA de São Paulo, e ele me disse que num momento em que eles recebem um pedido de socorro, no mesmo horário e mesmo minuto, o centro de comunicação deles recebe 185 ligações na São Paulo e Grande São Paulo, então é dificil julgar, mas dai achatar o salário de umaa categoria que já esta sofrida, É obvio que o povo sofrer.
Contador
Caro, "ipsis litteris" tem dois t's.
Vou pedir para reduzir para 40% os salarios, uma parte para os funcionarios dos Correios, outra para os valorosos soldados dos bombeiros, e outra para os professores, para que ensinem o Dalai Lama a escrever melhor, e se sobrar para dar aumento, para os psicologos, que façam um bom preparo para os ..... Lamas, que andam armados.
Ass.; Comite Pro solidariedade a China Nacionalista.
Não colocou meu post por quê?
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.