21.3.08

Jornalista registra boletim de ocorrência contra advogado

Depois de ser acusado de extorsão e de mandar matar o advogado e ex-prefeito de Farol, Gilmar Cardoso, o jornalista curitibano Dirceu Portugal registrou ontem um boletim de ocorrência na delegacia de Campo Mourão. “A atitude em fazer um boletim na delegacia foi para me prevenir de possíveis acusações graves, infundadas e sórdidas vindas do advogado. Não sei o que mais ele pode inventar ou fantasiar a meu respeito”, diz Portugal.
Segundo ele, durante a semana passada quando seguia para Engenheiro Beltrão para cumprir uma pauta de esportes, encontrou o advogado na saída da cidade de Campo Mourão. “Fiz a ultrapassagem normal, sem exceder a velocidade, e continuei o percurso”, lembra. Conforme ele, por causa de investigações que está fazendo, próximo ao trevo de Engenheiro Beltrão, estacionou o seu veículo em um local seguro, fora da rodovia, esperou por cerca de 30 minutos e fez fotos do veículo dirigido por Gilmar Cardoso. “Faço de forma ética e honesta o meu trabalho de jornalista. É um trabalho que muitos cidadãos gostariam de fazer, que é de investigar e denunciar supostas irregularidades”. O jornalista contou que dois dias após fotografar o veículo do advogado, foi acusado de extorsão e tentativa de homicídio. “São denúncias gravíssimas, infundadas e sórdidas para tentar desqualificar o meu trabalho investigativo. As acusações não me abalaram, vou continuar investigando não somente o município de Farol, mas todos aqueles que tiverem denúncias”. Para o jornalista, as acusações incentivaram ainda mais a dar continuidade no trabalho investigativo, ético e honesto. Portugal contou ainda que nos próximos dias deve entrar com uma ação contra o advogado por conta das acusações. “Não é a primeira vez que ele tenta denegrir a minha imagem. Todas as vezes que fiz matérias polêmicas de Farol tive problemas com o advogado. Não posso continuar sendo atacado por fazer um trabalho de investigação. Tive de tomar essa atitude drástica para evitar a Lei da Mordaça”, explicou o jornalista.
Portugal lembra que não é do seu caráter extorquir ou ameaçar alguém. “Já recebi diversas ameaças e tentativas de suborno e sempre as denunciei”.
Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, há oito anos, Portugal começou a ter destaque profissional mesmo antes da formatura. Em 1999 ganhou um prêmio do Sindicato dos Jornalistas Paranaenses, durante o Concurso Sangue Novo, com a reportagem para televisão ‘Terra Minha’. Depois de formado venceu com o primeiro lugar, o VII Concurso de Fotografia de Campo Mourão. Nos anos seguintes, recebeu várias menções honrosas do Ministério da Educação por matérias publicadas no jornal Gazeta do Povo, para qual trabalha.
Em 2006 e 2007 o jornalista teve destaque internacional ao ter fotos publicadas em mais de 80 veículos de comunicação espalhados pelo mundo, entre eles a brasileira Agência Estado (AE), Agência Européia de Fotografia (EPA), as americanas Associated Press (AP) e WordPictureNews (WPN). Os jornais americanos The New York Times, Beaufort Gazette, Kansas City, South Coast Today, Washingtonpost, The Seattle Times, Latimes, US News, Herald Tribune, TryCityHerald, e os tablóides alemão DWT, o Londrino Metro e dois japoneses publicaram a foto de autoria do jornalista. O site americano ‘20 minutos’ escolheu uma fotografia de autoria do jornalista como uma das melhores do mundo. Na Europa e na América Latina, a foto foi destaque em vários veículos de comunicação. No Brasil, o jornalista teve fotos publicadas no Jornal do Brasil, Folha de São Paulo e em revistas de grande circulação do país, como a Veja, Isto É e Carta Capital.
Em 2007, o site americano Aol Pictures selecionou as melhores 20 imagens mundiais e uma foto feita pelo jornalista ficou em quarto lugar na escolha do público. No mesmo ano, Portugal teve uma outra imagem publicada no maior site de informações brasileiro UOL, além de ter as mesmas imagens expostas por três dias no teatro da Faculdade Positivo na I exposição da Agência Americana Word Press. Durante 2007, Portugal ainda foi destaque no Jornal da Associação Brasileira de Imprensa, no portal de comunicação Comunique-se, na revista Época, além de ter uma foto escolhida pela emissora de televisão americana NBC, como uma das melhores imagens do mundo em 2007. “Ainda estou aprendendo. Os prêmios são resultados da dedicação ao meu trabalho”, finaliza Portugal.

11 pitacos:

Anônimo,  09:08  

novamente surge a palavra denegrir.

Anônimo,  09:20  

Deve ser mais um EL Calunista, afim de faturar uns reais

Anônimo,  09:44  

Ô, Portugal, não use esse "português chulo", não.
Esse é um sentido muito discriminatório.
Apague o DENEGRIR.
Vamos combinar: a partir de hoje use só DEPRECIAR, certo?
Abraços e continue seu trabalho que, creio, seja sério!!!!

Anônimo,  10:50  

Não é a primeira, nem será a última vez que farão de tudo para destruir jornalistas que incomodam. Mas não cola. No fim, tudo cairá por terra. O pior de tudo, é que existem pessoas imbecis, como o anônimo das 9h20, que apóiam esse tipo de traste. Deve fazer parte da laia que gosta de armar esse tipo de emboscada.

Anônimo,  10:59  

Conheço o Portugal desde a época de UEPG. Essas acusações são realmente sórdidas e inescrupulosas. O Portuga faz um trabalho sério, ético e de muito profissionalismo. É lamentável que o "coronelismo" ainda impere em algumas províncias.

Anônimo,  11:41  

Manoel de lisboa

Será que ele é de PORTUGAL, pois pois, meu gajo, e melhor tu ficares na bicha, aguardando o safardana deste bota fora, para denucia-los aos oficiales.

Anônimo,  12:30  

Eu, na medida do possível, tento ler as matérias sem ser "partidário", mas, o que que tem o cara ser advogado? ... Deu a entender que o fato de ser "advogado" é que deixa o safado ex-prefeito e espertalhão mais bandido? ... se fosse administrador, contabilista, médico, engenheiro, o título seria o mesmo? ... Ex: "jornalista registra boletim de ocorrência contra contabilista" ??? ... Ou daí seria utilizado o "ex-prefeito"... Pergunta: Porque o portuga está fazendo matérias a respeito do cara? Por ser advogado ou ex-prefeito? ... A profissão do cara não o faz mais ou menos bandido. Tem pastor bandido, padre bandido, jornalista bandido, engenheiro prefeito e bandido, contador bandido e, até, analfabetos bandidos... portanto, não é o fato de ser advogado, mas, como colocam as situações nesses comentários...

No meu caso, sou contabilista e futuro advogado... sou bandido? ... se for, nem pego a OAB e rasgo o CRC...

O portuga ainda tem que contratar um advogado, no caso outro bandido, para o defender contra acusações do primeiro bandido advogado, estranho isso...

Anônimo,  13:31  

Anonimo das 10,50 hrs, temos que respeitar jornalistas investigativos, que existem poucos. Agora jornalistas que querem achacar, esses tem ue acabar mesmo.

Anônimo,  15:40  

Tem advogado que se acha juiz e ja quer por todo mundo que é contra ele no banco dos réus. No minimo sao formados em faculdades particulares, ou em cursos à base de colaboraçao espontânea como o da UEM. Eita merda.

Anônimo,  20:24  

Não entendi o tonto das 15,40 hrs, fazer referencia a UEM. Deve ser professor ou funcionario no cesumar ou no Nobel

Anônimo,  21:04  

"... cursos à base de colaboraçao espontânea como o da UEM." - 15:40

Gostaria que esse sujeito explicasse o que são CURSOS DE COLABORAÇÃO EXPONTÂNEA...

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima