25.3.08

Cinemas

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
De cima para baixo: o antigo Cine Horizonte, na avenida Brasil; o Horizonte na sede mais conhecida, na avenida Riachuelo; o Cine Maringá, na Getúlio Vargas; e o Cine Paraná, na avenida Brasil. Acredito que ficaram faltando apenas o Cine Primor e o Cine Plaza, além das fachadas do Cine Ouro Preto e do Peduti, sucedâneos do Paraná.

(Fotos Serviço do Patrimônio Histórico de Maringá)

9 pitacos:

Anônimo,  20:25  

Rigon,
Em breve terei as fotos inéditas das fachadas do Cine Primor(1948) e Cine Ryan (1952) - ambos no Maringá Velho.

Anônimo,  20:30  

O Horizonte na Riachuelo e o Maringá são inconfundíveis. Já o Paraná... onde ficava mesmo?

Anônimo,  20:31  

tem que tombar o pre'dio da caixa, que fica ao lado do cine maringá. Olha o design para a época.

Anônimo,  21:05  

Rigon,
Não havia também um cinema na Vila Santo Antonio? Próximo à Igreja Católica?
Faz tempo de mudei daquela vila, acho que os proprietários eram a família Demori ou De Mori.

Anônimo,  22:18  

Legal este seu trabalho de divulgar imagens da cidade. Aos mais jovens é bastante interessante, pois não conheceram a cidade e seus percalços, conquistas. Não viveram, por exemplo, este tempo dos grandes cinemas de rua em que o lazer era vivido de uma forma totalmente diferente.

Acho que seria bom preservar ao menos um desses cinema. Aliás, acho que o único que resta algo é o Maringá, não é?




aSSINADO:Branca

Anônimo,  22:32  

Nesse Cine Horizonte da av. Brasil, eu assisti o seriado completo do Batman and Robin.
Era todos os domingos as 15:00 horas.
Lembro que a plateia vibrava com os filmes batendo os pes no chao quando o mocinho vinha salvar.
Quem nao tinha dinheiro para entrar no cinema do Sr. Del Grossi, engraxava sapatos para fazer uma graninha ou vendia gibis velhos.
Diogenes

Anônimo,  09:36  

Entre 1973 e 1975 freq"uentava os cinemas de Maringá: Cine Maringá, Ouro Preto, Plaza e Horizontão. O Ouro Preto depois se tornou Peduti. Alguns filmes que me lembro de ter assistido:
- Betão Ronca Ferro, do Mazzaroppi, no Cine Maringá.
- Vários faroestes no Horizontão e também Fuga Alucinada (Peter FOnda).
- No Plaza assisti umas quatro vezes Assassinato no Orient Express. Lembro que também passou Emanuelle, que causou muito comentário na cidade pelas cenas ousadas de sexo. Este não consegui assistir pois era proibido para menores de dezoito anos.
- No Ouro Preto assisti: O Grande Xerife do Mazzaroppi.
Meu cinema preferido era o Ouro Preto. Ele tinha uma decoração toda em estilo colonial.
Estes cienmas fazem parte da minha vida e nunca vou esquecer dele. Há uns 25 anos não vou a Maringá.
Alguém teria uma foto da fachado do Cine Plaza e Ouro Preto?
Luis

Anônimo,  09:38  

Olá. Alguém teria fotos antigas do Colégio Gastão Vidigal e do Instituto Estadual de Educação? Estudei nestas duas escolas nos anos setenta e À noite sempre pegava um cineminha.

Anônimo,  12:17  

No Cine Ouro Preto vendia coca-cola dentro do cinema, enquanto que nos outros (Horizontão, Plaza e Maringá) só vendiam doces e chicletes. Eu aproveitava. No dia mais frio do ano de 1974, quando caiu a famosa geada que destruiu os cafezais, fui no Cine Maringá e assisti à sessão dupla: Cassino Royale, com David Niven e Digby, o Maior Cão do Mundo. Do lado do cinema, virando a rua tinha o local onde eram pintados os cartazes. O dono do Cine Maringá era o Álvaro, um sujeito barbudo e muito simpático. De vez em quando ele deixava entrar em filmes proibidos para menores de dezoito anos. Foi assim que eu pude ver: "Exorcismo num Fio de Navalha", um filme italiano que até hoje me dá arrepios. Bons tempos aqueles. Um abraço.
Luis

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima