ATI no MT
Foi inaugurada ontem em São José do Rio Claro, a 320 quilômetros de Cuiabá, a primeira Academia da Terceira Idade do Mato Grosso.
Foi inaugurada ontem em São José do Rio Claro, a 320 quilômetros de Cuiabá, a primeira Academia da Terceira Idade do Mato Grosso.
© Blogger templates 2008
Para cima
6 pitacos:
O que não podemos nos esquecer que praticar exercicios sem acompanhamento médico pode causar varias lesões. no caso de Maringá não há ninguem acompanhando o pessoal da terceira idade.É claro que agora proximo as eleições vai ser um ponto de encontro dos cargos comicionados da prefeitura para fazer politica. A idéia da ATI é muito boa que pena que não tem o acompanhamento de profissionais da área de saúde ou de educação fisica, o que pode causar graves prejuizo a saude das pessoas. A ATI pode colocar gente na UTI se não tiver acompanhamento médico. Douglas
Exercício físico sem exame médico traz risco à saúde
Especialista avisa que esporte sem supervisão pode desencadear doenças
Luís Fernando Wiltemburg
Da Agência BOM DIA
Apesar de ser premissa para melhor qualidade de vida, a prática de exercícios físicos pode trazer mais danos que benefícios se praticados sem acompanhamento médico. O alerta é do cardiologista e médico do esporte Nabil Ghorayeb, que cuida da saúde de atletas há 36 anos.
Ghorayeb vem a Rio Preto hoje e amanhã, onde participa da 5ª Jornada de Ergometria, Ergoespirometria e Cardiologia do Exercício do IMC (Instituto Médico do Coração) de Rio Preto. Ele faz palestras sobre exercícios físicos na terceira idade e o risco de morte súbita durante a prática de esporte.
Segundo o médico, a atividade física deve ser moderada e praticada em dias alternados, para não sobrecarregar o corpo. Mas, para que tenha qualidade, é preciso passar por exame médico para avaliar a condição de saúde do praticante.
“Isso evita problemas cardíacos e ortopédicos. No Rio de Janeiro, em uma mesma academia, uma aluna morreu e outra teve parada cardíaca fazendo exercícios”, exemplifica o médico.
Os exames detectam problemas de saúde que podem ser desencadeados pela prática errônea. “Ninguém morre de praticar exercícios físicos, mas pode ser o gatilho para alguma doença que a pessoa tenha.”
O acompanhamento médico o torna responsável pela saúde do praticante de exercícios físicos, mas nem sempre é levado a sério. “Um levantamento mostrou que, de 1.000 pessoas no Parque do Ibirapuera, 60% tinham atestado médico inútil ou pirata. Desta maioria, 30% tinham alguma doença”, revela o Ghorayeb.
Para os idosos, os exercícios físicos aeróbicos, como caminhar, dançar e até subir escadas rendem melhor qualidade de vida. “Precisamos acabar com a imagem do velho que fica em frente à televisão, que não ouve nem enxerga”, dispara.
Os benefícios, nestes casos, são claros. “Estudo no Havaí mostrou que a prática esportiva aumenta longevidade em 50%”, diz.
Oscar
Cuiabá..rs..esta cada vez mais perto de Manaus....rs..
E o Nagahama ganhando royalts???
Será???
Perguntar não ofende. Então pergunto:
Será que lá é a Unimned que está fazendo as ATIs? Se for, estaria a cooperativa médica sendo beneficiada por uma generosidade fiscal, de redução de dívida com o Município?
É o frutuoso trabalho da Administração SILVIO BARROS atravessando fronteiras!
E é por isso que folgo em reiterar:
COM A FORÇA DO POVO É SILVIO DE NOVO!
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.