27.2.08

Os textos dos projetos do PAC

Confira o texto do projeto de requalificação urbana e social, o ZEIS - Santa Felicidade. Como apareceram dois projetos, coloquei de forma a se perceber a diferença entre o primeiro, anunciado pelo secretário de Estado do Planejamento, Enio Verri, no início de fevereiro, portanto, uma cópia do governo do Estado, parceiro no PAC, e o segundo, entregue na segunda-feira pela administração municipal ao Legislativo, mais de um mês depois de levantada a polêmica por causa da suspeita de fraude.
O município apresenta dados escabrosos sobre o Santa Felicidade e região, chegando a citar em determinado trecho que os lotes sobrepostos no local caracterizam sim "um aspecto de favela" ao bairro. O texto informa o governo federal que a população do bairro resiste a "aderir a trabalhos formais", que sete de oito empresas que se instalaram na região faliram por causa de roubos e assaltos, que 25% daquela população convive com violência familiar e agressões físicas e que 30% dos moradores contam apenas com a Bolsa Família ou o Peti. Outros dados são de que a região do Santa Felicidade apresenta índice de 15% de população detida em unidade penal e com ficha carcerária, que 85% de seus adolescentes cumprem medidas sócio-educativas por causa de furto, agressão e tráfico e que 56,80% dos moradores entre 15 e 39 anos são dependentes químicos.
"O discurso do resgate da auto-estima não serve para a população do bairro Santa Felicidade, pois ali a auto-estima não foi construída, portanto, não pode ser resgatada", diz o texto feito pela prefeitura.
Aqui.

[Pela importância dada ao projeto, ele deveria estar no site da prefeitura ou disponível à comunidade desde que foi montado, no ano passado. No entanto, foi necessário que um blogueiro redigitasse todo o material para que a população tivesse acesso ao documento, que deveria ser público]

9 pitacos:

Anônimo,  07:55  

Caro Rigon

Parabéns pela iniciativa de tornar públicos os projetos que envolvem o PAC do Santa Felicidade
Entendo que o bairro necessita de intervenções públicas para a melhoria da qualidade da infra-estrutura e das moradias, já que é uma realidade que os terrenos estão adensados, normalmente com mais de uma família morando no mesmo lote.
Não se aceita, no entanto, o enfoque presente no documento de apontar aqueles moradores como “ classes perigosas” . Parece que a principal preocupação é profilática, no sentido de eliminar o eventual perigo que aquela região representa para a cidade.
O central de toda a discussão está em envolver a comunidade no processo de tomada de decisões quanto ao destino final dos vultosos recursos

Anônimo,  08:15  

Realmente, pela importância do projeto, deveria não só estar disponível desde o in[icio para a população como deveria, desde o início, contar com a PARTICIPAÇÃO da população. É claro que eswte projeto não é para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Na minha opinião, o projeto quer mesmo retirá-los dali. Eles ainda têm a cara-de-pau de citar o Estatuto da Cidade. Amigos, o dito Estatuto prevê a construção participativa das intervenções na cidade. Obrigada Rigon.

Anônimo,  08:15  

BODE EXPIATÓRIO
Para refletir: Se aqui em Maringá que temos um prefeito probo acontece essas maracutaias, imaginem o que deve estar acontecendo no norte e nordeste brasileiro. Deve ser coisa de arrepiar defuntos.

Anônimo,  08:22  

1. TODOS os envolvidos nesta maracutaia sao da organizacao comandada pelo OME.

2. TODOS mentiram muitas vezes.

3. TODOS vao dizer que querem o melhor para Maringa.

4. TODOS jah se comunicaram e jah tem um plano para que se percam os aneis mas nao os dedos.

5. TODOS os envolvidos nesta maracutaia nao TEM CORAGEM DE PARTICIPAR DE UMA AUDIENCIA PUBLICA PARA TENTAR EXPLICAR O INEXPLICAVEL!!!!!
O QUE SE FARIA EM QUALQUER PAIS MINIMAMENTE SERIO!!!!!

Obs: o humilde Jao bobo Ivo estah saindo ileso desta estoria, nao deveria ele tem muito o que explicar tambem!!!
Afinal ele nao eh o chefia da Regiao Metropolitana? Outros municipios, desta mesma regiao, mais carentes do que Maringa, pelo que parece ficaram sem recursos, por que?

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo,  08:30  

Nesses dados escabrosos será que constam os dois assaltos a ônibus circular onde levaram R$ 25,00 e R$ 30,00? Isso comprovaria a baixa auto-estima dos delinquentes do bairro... E o caso do cara que matou a ex-esposa a facadas, foi lá no Santa Felicidade que aconteceu? Problemas de dependência química é só lá que existe? Será que é lá que tem alguém que enxuga um litro de uísque numa centada só?
Não foi lá que implantaram uma das tais escolas cooperativas? Esses índices sociais não refletem o padrão ético de seus idealizadores?
Enfim, são tantas as perguntas e apenas uma certeza. Xunxaram o projeto.
Ass Tamfou

Anônimo,  08:49  

Tenho um pequeno imóvel residencial ao lado do bairro, já foi reconstruído 05 vezes por ter ficado desocupado por período de um a dois meses, roubaram tudo, portas, fechadura, fiação e toda parte eletrica, torneiras, e conteúdo do banheiro.
Voces vão falar que não tem problema social grave! aquilo tem mais de 20 anos e o ambiente sócio moral continua degradado, precisam de resgate sim senhores.

Anônimo,  10:20  

O narcotráfico, drogas e os traficantes, estão com os dias contados, pois o "ZEIS" o PAC que está sendo proposto em Maringá (cidade sem favelas, graças, principalmente à administração do Dr. João Paulino Vieira Filho), - VAI ACABAR DEFINITIVAMENTE COM OS PROBLEMAS DECORRENTES DAS DROGAS.

- Santa INfelicidade de quem propôs o texto e,principalmente, de quem assina o pedido do PAC - já desqualificado por alterações absurdas, maquiavélicas e incomsequentes e onde se priveligia o tal "Jardim ARPOADOR", ou, o "Residêncial Tarumã".

Anônimo,  11:30  

Vozes sensatas da nossa organizacao, tanto "do lado" dos nobres, como "do lado" do probo e belo jah vem com discurso afinado:

"O unico probleminha eh como usar este vultoso recurso, conseguido de forma tao honesta por elementos da nossa organizacao, temos ai apenas um problema "filosofico" em nao se marginalizar quem esta marginal a sociedade ou nao"

Ora!!!!
Serah que tem gente que pensa que todo mundo eh imbecil que nem o OME e a Maria Louca?!?!?!

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo,  12:22  

Meu colega, estou reformando um barracão na rua são joão, do lado da colombo, quase no centro... roubaram as telhas, fumam maconha e consomem craque no interior, arrebentaram a parede, roubaram alguns materiais que estava no interior e casgaram pra todo lado... e ninguém quer desfavelar a zona 07, ou jardim alvorada... conta outra vai...

Aqui em Maringá é assim ó... bobeou, dançou, eu dancei e você também...

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima