10.2.08

O receio da verdade

Trecho final do artigo semanal de dom Jaime Luiz Coelho, hoje em O Diário:


O "receio da Verdade" ou a "ignorância" da Verdade é o que leva, a muitos, a ignorar o papel da Igreja no correr dos séculos. Estes, que querem criticar a Igreja e mandá-la a que se afaste do seu papel no mundo, que autoriade moral têm para quererem dar lições à Igreja? Como escreveu um colonista em jornal local, "só faltava aos Bispos do Paraná proibir a distribuição de camisinhas e anticoncepcionais nos dias de carnaval". Tem ele autoridade moral para querer dar lições aos Bispos do Paraná? Fala o Papa Bento XVI: "Não venho impor a Fé mas solicitar a coragem pela Verdade." E você, Leitor amigo, tem receio da Verdade?

[O colunista cuja autoridade moral o primeiro arcebispo questiona é Joel Cardoso, do Hoje Notícias]

16 pitacos:

Anônimo,  10:11  

AINDA BEM QUE EXISTE RELIGIÃO.

O papel da igreja sempre foi pregar e fazer o bem para a família.

Portanto, não há comentários nenhum do mundo que possam criticar a igreja ou religião.

Anônimo,  10:18  

Se o bispo quer falar em verdade, em autoridade, que autoridae tem uma instituição que mandou um monte de gente para a fogueira simplesmente por não comungarem da mesma fé? Que autoridade tem uma instituição que chancelou governos corruptos e plutocráticos, em detrimento dos pobres? Que autoridade tem uma instituição que tem por hábito acobertar os casos de pedofilia envolvendo seus membros?

Parece piada esta mania das igrejas em geral em avorcarem para si a excluvidade da verdade absoluta.

Anônimo,  10:45  

Apombinha, digo, o Estado e a Igreja são maninhos...he! he! he!he!

Anônimo,  11:29  

"Pedro, tu és pedra, e sobre estra pedra edificarei a minha Igreja"... Palavras de Jesus! Ninguém, nem mesmo um Joel Cardoso tem autoridade de prevalecer contra a verdade.

Anônimo,  11:32  

Que lindo, proibe-se contraceptivos mas não se consegue proibir o sexo, depois quem cuida dessas crianças, fruto do sexo sem proteção? A igreja? Claro que não, sobre para nós contribuintes, de novo, criar essas crianças.

Anônimo,  11:55  

A Igreja Católica errou muito,é verdade. Mas, não pode ser culpada para sempre, até pediu perdão como ensina o próprio Cristo...Até os criminosos cumprem pena e, depois não devem mais nada a justiça. Pedofilia, existe em todas as igrejas e em todas as classes sociais. E, as milhares de obras maravilhosas que a faz, não valem nada? A Igreja merece mais consideração do que um jornalista da imprensa marron.

Anônimo,  12:00  

Parabéns ao Arcebispo,
Pioneiro e Desbravador
Dom Jaime Luiz Coelho....

independentemente da história da igreja romana, ou de qualquer outra igreja na face da terra,

todos àqueles,
que tentam divulgar a Verdade Divina,
sem mácula, distorções,
ou interesses menores,
são benvindos e agradáveis
às narinas e ouvidos do
Único Senhor(=YHWH)do Universo, Deus Pai......

Parabéns Dom Jaime...

a bíblia diz assim:

..."saiba disto:
nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.
Os homens serão
egoístas,
avarentos,
presunçosos,
arrogantes,
blasfemos,
desobedientes aos pais,
ingratos
ímpios,
sem amor pela família,
irreconciliáveis,
caluniadores,
sem domínio próprio,
cruéis,
inimigos do bem,
traídores,
precipitados,
soberbos,
mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,
tendo aparência de piedade,
mas negando o seu poder.

Afastem-se desses também.

Como Janes e Jambres,
que se opuseram a Moisés

esses também resistem a
VERDADE(=ORDENS DE DEUS).

A mente deles é DEPRAVADA;
são REPROVADOS NA FÉ.

Não irão longe,
porém,
como no caso daqueles(=Janes e Jambres),
a sua insensatez se tornará
evidente a todos"............

..II Timóteo-cap.3 -
-verss.1 a 5 e 8 e 9.........

Valdir Rossi.

Anônimo,  13:21  

Angelo, na missa de quarta feira de cinzas aqui em Sarandi, o Pe. Reginaldo fazendo comentário com relação a distribuição de camisinhas e pipula do dia seguinte no carnaval, disse o seguinte o que varias conquistas das grandes cidades tiverão apoio da Igreja e dos Bispos aí ele citou o trabalho de Dom Jaime com relação a instalação da UEM Pe. Reginaldo disse ainda que poderia listar varias conquistas que teve a participação decisiva da Igreja, mas quando a Igreja toma uma decisão contra o sistema ela e criticada e alguns setores da imprensa massacra as posições a favor da vida e esqueçe do trabalho em favor da de toda a população.

Anônimo,  14:19  

Concordo com as açoes e pensamentos da Igreja, ela quer que nossos jovens se baseiem em bons principios, não na vergonhosa escola que redes de televisão nos enfiam com seus BBB, onde fazem sucessos esses filhos de prostibulos. Que acham , porque seus pais eram imorais, eles não podem ter um comportamento digno. Parabens a Igreja, continue propalando o fortalecimento da familia, a instituição mais forte da sociedade.

Anônimo,  15:37  

Pros padres amenizare o negócio da pedofilia talvez fosse interessante pro papa aprovar casamento pra eles, e também permitir mulheres rezarem missa. Isso só pra começar, já que não podemos acabar com essa corja.

Depois eles não sabem porque perdem fiéis........

Unknown 16:06  

Aí fica fácil... Mata-se a pessoa na fogueira e depois se pede perdão.

E a apregoada infalibilidade papal?

Se há a infalibilidade, como houve erro quando condenaram inocentes à morte?

Tudo isto não passa do último bastião do império romano e o cristianismo só existe por causa da conversão de Justiniano (por causas políticas, não de fé).

Anônimo,  16:38  

Os que acusam a Igreja Católica sobre a inquisição deveriam estudar um pouco mais (talvez muito mais).
- Procurem saber o que acontecia na Genebra de Calvino.
- Como era a vida na área onde hoje estão os EUA nas proximidades de Salem.
- Como era a reação de Lutero perante o levante de camponeses.
- Procurem descobrir o que aconteceu para que Henrique VIII conseguisse 'converter' o povo inglês para o anglicanismo.

Anônimo,  16:55  

Só sei de uma coisa, é melhor dar uma camisinha, que é barata no carnaval a um INCONSEQUENTE agora que tratá-lo para o resto da vida com remédios e procedimentos caros de AIDS onerando o estado.
É melhor uma pílula distribuida agora do que uma criança sofrendo na rua e no orfanato depois.
Raciocionado dessa forma consigo refletir e aceitar que está acima das minhas crenças, o governo está certo.

Anônimo,  17:23  

O bispo não tem autoridade para mandar que pessoas que não sejam católicas se submetam aos seus desejos insanos. Ao lutar pela proibição, ele pretende impor que pessoas de outras religiões sejam impedidas de usar. Como disse o Arnaldo Jabor no comentário sobre Dom Jaime, logo após a excomunhão naquela episódio do feto anencéfalo: diretamente do Concílio de Trento para Maringá.

Anônimo,  01:05  

De receio da verdade não direi nada mas de ignorância da verdade sei que é a expressão mais exata
para a questão dos padres e bispos estudarem tanta teologia e ignorarem as verdades da bíblia, por exemplo, que não se deve ter imagens.
Que a idolatria é coisa abominável aos olhos de Deus.
Isso será receio da verdade ou ignorância da verdade ?

Anônimo,  13:57  

Autoridade moral se constrói com testemunho moral. E basta um deslize pra fazer ruir o castelo. Expulsar mulheres de calças compridas da igreja (os rapazes com jeans apertados, tudo bem), negar a comunhao à casais desquitados ou divorciados, proibir o acesso dos homossexuais aos sacramentos, obstruir o cumprimento da lei civil os clérigos acusados de pedofilia contra o direito dos inocentes abusados, ameaçar de excomunhao os que usam camisinha, etc., etc., isto so pra falar de sexualidade. Mas tem mais discriminaçoes de ordem racial, social, de genero, de idade, praticadas pela santa madrasta igreja catolica, na pessoas dos seus bispos, padres, freitras, freis, e leigos. Qual é a autoridade moral da discriminaçao, da exclusao, do protecionismo, do corporativismo, da hipocrisia?
Assumam vossos erros, peçam perdao sincero e tentem repará-los eficientemente, como vocês mesmo prescrevem no catecismo! Até la, senhor bispo, com todo o respeito, vá as favas!!!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima